217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O que é centrifugação na maquina de lavar roupa

6 Dezembro 2022

Aqui no blog da Reparação Segura estamos sempre a falar da importância de conhecer bem todas as funções da sua máquina de lavar roupa. Não basta saber como ligar máquina de lavar roupa, porque muitas vezes estes aparelhos vêm com várias funções que podem realmente facilitar e agilizar o seu dia a dia.

A maioria dos modelos de máquinas hoje em dia vêm com três funções básicas que são lavar, enxaguar e centrifugar. A primeira função permite que as suas roupas sejam higienizadas com sabão, lixívia e amaciador. A segunda função garante que a sua roupa não se torna resíduos de sabão e enxaguadas com água limpa ou água amolecida. A terceira função serve para remover o excesso de água, para que não tenha de torcer a roupa à mão e assim facilitar o processo de secagem.

Algumas máquinas também podem vir com a função de secadora, produzindo ar quente no interior após centrifugação e secando assim todas as roupas. A máquina de lavar que também funciona como secadora é excelente para quem não tem espaço para estender a roupa em casa. A máquina de lavar e centrifugar apenas remove o excesso de água para que possa estender as peças na linha de roupa sem que elas fiquem a pingar e levem o dobro do tempo para secar.

Neste artigo vamos explicar o que significa centrifugação na máquina de lavar roupa e os programas de lavagem mais comuns. Continua a ler!

Centrifugação de lavagem: todos os modos

Geralmente, não é necessário preocupar-se com a velocidade centrifugação máquina lavar. Os processos de centrifugação serão realizados de acordo com os programas máquina lavar roupa. Embora cada configuração de lavagem tenha uma pré-indicação da velocidade da centrifugação e da temperatura da água. Você pode mudá-las se achar necessário, desde que siga algumas regras.

A utilização de água quente é ideal para a maioria dos lençóis, roupa de cama e lençóis brancos. Para roupas muito sujas, também é adequado, pois ajuda a remover a sujidade pesada. A água fria, por outro lado, é a escolha certa para roupas do dia a dia, coloridas e não tão sujas, porque a água fria pode limpar sem desvanecer as cores. Para roupas delicadas, a água também deve estar fria para evitar danos.

A escolha da velocidade de centrifugação da máquina de lavar depende do tipo de tecido que está a ser lavado. Tecidos como a lã precisam de uma centrifugação mais lenta, enquanto os sintéticos devem ser centrifugados a uma velocidade média. O tecido que precisa da maior velocidade é algodão.

Conheça funções específicas que facilitam a lavagem

As atuais máquinas de lavar vêm com vários programas que facilitam a lavagem de acordo com o tipo de tecido e outras características. Definimos as mais comuns aqui para que saiba:

Função adiar lavagem

Esta função permite-lhe agendar uma lavagem para um horário que lhe seja mais conveniente. Por exemplo: você vai sair para o trabalho, mas não pode ficar lavando roupa na máquina e não quer que a roupa fique molhada no tambor até você chegar. Nesse caso, agende o programa de lavagem para um horário em que você esteja quase voltando para casa, para que assim, quando você chegar já possa estender as roupas.

Lavagem com esterilização

Se tiveres bebés em casa, este será certamente o programa mais utilizado por ti. Lavar com esterilização remove microorganismos e sujidade nos tecidos algumas máquinas já vêm com esta função e tem uma tecnologia que usa partículas de prata para remover bactérias da roupa. O programa delicado lavadora também pode ser indicado para roupas de bebé e outros tecidos que exigem cuidados.

Função tira manchas

Com a função de remover manchas pode remover aquelas sujidades que até não funcionam nada como nas algemas da blusa, no colarinho das camisas, nas barras das calças… Além disso, também pode ser usado para lavar roupas brancas que estejam manchadas enquanto forem lavadas.

Lava rápido

Se não te sujas muito com a roupa e estás sempre com pressa, esta função é a certa para ti. Com ele, pode programar um modo de lavagem que dura cerca de 30 minutos. Pode adicionar um passo de pré-lavagem, um enxágue extra e alterar a velocidade da centrifugadora, o que pode fazer com que o ciclo dure alguns minutos. Vale a pena recordar que, se as suas roupas estiverem muito sujas, este modo não é indicado, uma vez que não as limpará o suficiente.

Função passa-fácil

Muito comum em máquinas que também são secadoras, esta função faz com que as roupas saiam do ciclo de lavagem menos amassadas do que as comuns, o que facilita na hora engomar.

Lavagem por tipo de sujeira

Algumas máquinas também permitem programar e lavar o ciclo de lavagem de acordo com o nível de sujidade da roupa. Com ele, pode adicionar outros produtos para molhar as suas roupas, programar lavagens mais longas e até usar água quente para facilitar a remoção de sujidade pesada.

Agora que sabe como funciona o processo de centrifugação da máquina de lavar roupa e como escolher o programa de lavagem adequado para a sua necessidade, saiba que o tempo de utilização e a forma como utilizamos os nossos aparelhos podem fazer toda a diferença na qualidade de funcionamento.

Quando a máquina de lavar não solta água, quando a máquina de lavar começa a encher e para ou quando sua máquina de lavar não faz o ciclo completo, é hora de chamar um técnico para verificar o que está a acontecer. Neste caso, saiba que pode sempre contar connosco da Reparação Segura. Dispomos de uma equipa de especialistas em reparação de máquinas de lavar roupa que podem resolver o seu problema dentro de 48 horas, independentemente da parte do país em que se encontre. Clique no banner abaixo e marque a sua consulta!