217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como usar o microondas: guia prático

8 Agosto 2022

O microondas é um aparelho que ganhou muito espaço nas cozinhas portuguesas nos últimos anos. Prático e rápido, é capaz de aquecer alimentos, descongelar, preparar pipocas rápidas, aquecer o jantar para crianças e muito mais.

O seu nome já revelou: funciona a partir de pequenas ondas que são capazes de aquecer de dentro para fora, diferentes do forno ou do fogão, por exemplo. O seu interior é revestido com um material metálico que reflete estas ondas homogeneamente e a sua estrutura é transformada num material que impede que as ondas que foram emitidas no interior vazem para o exterior.

Neste artigo, preparamos um guia prático que ensina o uso do microondas e as características mais importantes a analisar. Continua a ler!

Como usar o forno microondas: os botões

Hoje em dia, os fornos de microondas podem ter várias funções e botões específicos de cada um deles. Separamos os botões microondas mais comuns aqui e explicamos como usar o forno microondas:

Funções de segurança: hoje em dia, a maioria dos modelos de microondas têm funções que aumentam a segurança ao usá-lo. Esta função é geralmente representada pelo símbolo de um cadeado e é muito útil para quem tem filhos em casa, pois permite-lhe bloquear o teclado e ativar o bloqueio de segurança da porta.

Programação de tempo e potência: no painel de microondas existem vários botões com funções personalizadas de acordo com o prato que pretende. Eles já vêm com poder e tempo pré-programados, mas também podem ser personalizados às suas preferências. São úteis para preparar rapidamente um prato ao que já está habituado e são indicados por símbolos alimentares como arroz, pipocas, brigadeiro, legumes e carnes.

Descongelar: o símbolo do floco de neve no painel do seu microondas indica a função de descongelação, uma das mais utilizadas por quem tem um microondas em casa. Com ele, é possível aquecer os alimentos a uma potência baixa, para que eles apenas descongelem e não cozinhem.

30 segundos: representado pelo número 30 ou +30, esse botão é como um atalho para adicionar 30 segundos no aquecimento de um prato ou uma programação por apenas 30 segundos.

Grill: sabia que hoje em dia é possível grelhar e gratinar os seus pratos favoritos no microondas? Tal como a grelha do forno, o microondas também cria calor na parte de cima dos alimentos e, por isso, funciona como ele.

Como funciona os microondas: as características

Se você também já se perguntou como funcionam os microondas, saiba que, apesar de serem muitos modelos diferentes no mercado, seu sistema de funcionamento é o mesmo. Ao contrário do forno elétrico comum, o microondas aquece os alimentos de dentro para fora. As ondas de rádio que são geradas no funcionamento do microondas estimulam as moléculas de água e gordura dos alimentos e geram calor. Desta forma, é mais eficiente para funções de degelo e aquecimento de alimentos. Antes de decidir qual o modelo que pretende, é preciso ter atenção à dois pontos principais:

Capacidade: pense em quantas pessoas irão usar o dispositivo. microondas de 18 a 25 litros são bons para quem vai usar sozinho ou como um casal. Acima disso, até 35 litros são ideais para casais com crianças e casas com até 4 pessoas. Para casas onde mais de 4 pessoas precisarão de usar o microondas, o melhor é escolher um modelo com mais de 36 litros.

Potência: a escolha do poder do seu microondas também não deve ser ignorada. Quanto mais alto for, menos tempo o seu microondas demorará a preparar os alimentos. A potência mais baixa é geralmente de 700W, o que é suficiente para aqueles que usam funções como descongelação e aquecimento de pratos pequenos. No entanto, alguns modelos podem atingir 1.500W de potência, o que é excelente para quem procura agilidade ou vai preparar pratos maiores.

Todos os tipos de microondas

Basicamente, existem dois tipos de microondas: o comum, que vemos nas bancadas da cozinha, e o de encastrar, comum em cozinhas com móveis planeados. Os modelos mais recentes possuem várias programações e funcionam com mais precisão, evitando erros ao preparar os alimentos.

Quanto mais moderno for o modelo do seu microondas, mais opções de pratos predefinidos terá. Os modelos mais recentes têm ainda um menu infantil, com funções para preparar receitas para crianças de uma forma prática. Alguns também têm um menu gourmet para preparar pratos especiais, e podem armazenar até mais de 50 receitas em sua memória. Além disso, os modelos mais recentes também podem ter acabamentos especiais em partes de um microondas.

Agora que sabe usar o microondas e como escolher o modelo certo para si, confira o nosso blog e conte conosco para o que precisa. Na Reparação Segura temos uma equipa de técnicos especializados em reparação de microondas e servimos em todo o país, sempre com a substituição de peças originais e com o melhor custo-benefício. Se precisar de ajuda, basta contactar-nos clicando no banner abaixo ou através do formulário no site.