217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Aquecer água no microondas: costumes e tradições

27 Setembro 2021

Um bom microondas tem diversas funções que podem facilitar a sua vida, desde descongelar a carne e esquentar o jantar rapidamente até esquentar mamadeiras para bebés. Esse aparelho veio e conquistou os lares de muitos portugueses devido à sua praticidade e economia de tempo para preparar refeições.

Hoje, são poucas as pessoas que optam por não ter um. Muito disso se deve aos mitos que surgiram acerca deste eletrodoméstico, como já abordamos por aqui. Nem tudo deve ou pode ir para o microondas e isso é algo que precisa ser respeitado para evitar acidentes.

Aquecer certos alimentos e utilizar os vasilhames errados pode prejudicar a sua saúde. Como já dissemos em outra oportunidade aqui no blog da ReparaçãoSegura, é sim um mito que aquecer alimentos no microondas causa cancro. Entretanto, é verdade que há recipientes cujo plástico contém um grupo de compostos químicos, chamados de ftalatos, que podem causar cancro.

Por isso, criámos aqui a informação principal sobre como aquecer a água no micro-ondas e como ferver água no micro-ondas da maneira correta!

Como ferver água no microondas sem causar nenhum dano

Muitos se perguntam se é perigoso aquecer água no microondas, assim como são muitos os mitos e especulações sobre ferver água no microondas. Isso porque, ao utilizar o eletrodoméstico para ferver água e outros líquidos pode causar um fenómeno chamado erupção a ferver atrasada. Mas o que significa isto?

Bem, diferente da forma que acontece quando fervemos água no fogão, ao ferver a água usando o forno micro-ondas a água se aquece por igual e não forma as bolhas características da fervura.

E é neste ponto que precisamos ter cuidado redobrado. Mesmo sem as bolhas água está assim a uma temperatura de ebulição e quando entrar com a temperatura de fora do micro-ondas pode respingar. Por isso, você deve ter muito cuidado ao manusear pois pode causar acidentes graves e danificar o seu aparelho.

Se possível, não utilize recipientes estreitos como jarros e garrafas e deixe a água repousar por 30 segundos antes de retirá-la de dentro do aparelho. Para evitar queimaduras, aqueça por um curto período de tempo ou em pequenos ciclos.

Aquecer água no microondas é ruim para você?

De acordo com a OMS, usar o micro-ondas para aquecer água no microondas ou quaisquer outros alimentos não representa nenhum risco para a saúde, nem mesmo para as mulheres que estão grávidas, já que a radiação só fica contida no interior e não se espalha.

Além disso, a radiação não fica ali, presa aos alimentos, pois os alimentos se aquecem pela movimentação das partículas de água e não pela absorção dos raios emitidos pelo microondas. Por isso, independente se é uma carne a descongelar ou a mamadeira do bebé, eles podem ser aquecidos no micro-ondas sem riscos para a saúde.

Entretanto, com o tempo o material do micro-ondas pode ir se desgastando. Dessa forma para evitar que o micro-ondas prejudique minimamente sua saúde siga estes cuidados:

  • Garanta que a porta do mesmo está-se fechando corretamente;
  • Análise se aquela rede da porta não está com riscos sinais de degradação ou até mesmo ferrugem;
  • Não procrastine o concerto de quaisquer danos internos ou externos do seu micro-ondas. Fale com um técnico ou com o fabricante caso ainda esteja na garantia;
  • Mantenha o seu aparelho sempre limpo, sem restos de comida. Atenção especial à porta do mesmo;
  • Sempre utilize vasilhas próprias para o micro-ondas.

Como ferver água no microondas

Para ferver água no micro-ondas em segurança, alguns cuidados extra são necessários. Ao invés de aquecer a água por períodos longos, divida em pequenos ciclos para que não aconteça um sobreaquecimento.

O ideal é que você interrompa o processo algumas vezes para agitar a água para facilitar o processo de ebulição e diminuir as chances de um eventual sobreaquecimento.

O intervalo entre esses ciclos podem variar de acordo com a potência que será utilizada no seu micro-ondas. Por isso, para maximizar a segurança do processo, comece aquecendo a água por um minuto ou um pouco menos, pause, verifique a temperatura e ajuste o tempo para mais ou menos conforme o necessário.

Seguindo esses passos, é possível ferver a água no micro-ondas sem problemas. Também é importante conferir se o micro-ondas está funcionando da melhor maneira para evitar problemas.

Mantenha as manutenções preventivas em dia, siga todas as recomendações de uso do fabricante e se notar qualquer problema, pode sempre contar conosco da ReparaçãoSegura para a reparação de microondas. Atendemos em todo o país, sempre com peças originais e resolvemos seu problema em até 48h.

Não há motivos para cultivares problemas em sua casa! Afinal, se houver qualquer dúvida ou precisar de um orçamento sem compromisso, basta aceder ao formulário e clicar no banner abaixo que entraremos em contato consigo.