217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Símbolos de microondas

27 Outubro 2021

Um aparelho muito comum que domina a cozinha hoje é o micro-ondas. Apesar dos inúmeros mitos generalizados sobre o aparelho, garante a praticidade e a agilidade para preparar as refeições e facilita a vida de muitas pessoas, especialmente aquelas que não têm muito tempo ou que não gostam tanto de cozinhar.

Do mais simples aos modelos mais completos, existem várias funções que lhe permitem descongelar uma refeição até mesmo preparar pratos completos. Portanto, muitas pessoas podem confundir-se com os símbolos do micro-ondas e como identificá-los.

A pensar nisso, nós da Reparação Segura preparámos este artigo para lhe ensinar a identificar os símbolos do seu micro-ondas e facilitar a sua utilização na cozinha. Continua a ler!

Significado dos símbolos de microondas

Ao contrário dos fornos convencionais e elétricos, que aquecem os alimentos de fora para dentro, o micro-ondas funciona de outra forma, aquecendo os alimentos de dentro para fora.

Isto é possível devido às ondas que dão o nome ao dispositivo. Estimulam moléculas de água na gordura dos alimentos e geram calor. É exatamente por isso que alguns alimentos aquecem melhor do que outros neste aparelho.

Portanto, mesmo antes de comprar deve analisar bem o quão útil seria no seu dia a dia. Um exemplo de quando o aparelho pode ser bastante útil quando é necessário que seja comido à noite ou descongele os alimentos durante o dia.

Para fazer um bom uso do seu aparelho é preciso conhecer todas as funções que lhe oferece. Cada uma pode ser facilmente identificada através do significado símbolos do microondas.

O símbolo de descongestionamento microondas é um dos mais comuns porque permite ajustar a quantidade e a energia que pretende utilizar para descongelar um alimento. Alguns modelos, especialmente os mais recentes, já vêm mesmo com o símbolo do tipo de carne (frango, peixe, porco, etc.) para facilitar o processo. Pode ser muito útil no dia-a-dia para quando nos esquecemos de tirar a carne do congelador com antecedência antes de nos prepararmos ou mesmo quando precisamos de preparar uma refeição rápida e prática.

Alguns microondas também vêm com o símbolo da grelha ou gratinado. Esta função substitui praticamente a função do forno elétrico ou a gás.

Os micro-ondas mais novos também podem ter muitas outras funções mais tecnológicas. São os chamados Smarts ou micro-ondas inteligentes. Você pode conectá-los à internet ou a outros dispositivos. Dessa forma, você consegue dar os comandos por voz mesmo à distância, programar o seu funcionamento e ainda monitorizá-los pelo celular, por exemplo.

Outras funções comuns a todos os aparelhos são:

  • Ajuste de tempo: permite-te ajustar o tempo que ele funcionará para preparar o alimento. Após o tempo programado, ele desliga-se automaticamente.
  • Ajuste de potência: permite-te ajustar a potência com que o micro-ondas trabalhará de acordo com a necessidade. Varia entre baixa, média e alta.
  • Programas definidos: são programas prontos para preparar determinados tipos de alimentos. Geralmente são: carne, arroz, peixe, pipoca e brigadeiro.

Também pode haver funções extra no seu dispositivo. Estes são mais comuns entre os modelos mais recentes e até facilitam o uso de micro-ondas no seu dia-a-dia. Por exemplo, muitos dispositivos assobiam quando a função atual termina. Também é comum haver um botão de bloqueio de segurança, que não o deixa abrir quando está a funcionar, e um botão que bloqueia as teclas enquanto está a aquecer alguma coisa. Este último é muito útil quando se tem filhos em casa, porque evita acidentes e problemas de preparação.

O símbolo de descongestionamento microondas

A função de descongelação do micro-ondas, como anteriormente indicado, pode ser bastante útil e prática para usar nos dias em que se está com pressa ou quando nos esquecemos de colocar o que quer que seja para descongelar antes da preparação.

Portanto, a grande maioria dos micro-ondas tem um botão específico para executar esta função. O símbolo do descongelar do micro-ondas é geralmente indicado por um ícone de floco de neve.

Basta colocar os alimentos no interior do aparelho, indicar a quantidade e a hora e premir o botão. No entanto, neste processo, deverá ter um pouco mais de atenção. Isto porque se os alimentos começarem a descongelar muito rápido, também pode começar a cozinhar, o que pode dificultar a sua preparação correta.

Se notar algo estranho a acontecer durante este processo ou com qualquer outro símbolo do seu micro-ondas, não hesite em contactar-nos. Nós da Reparação Segura somos especialistas em reparação de micro-ondas e servimos em todo o país, sempre com peças originais e com o melhor custo-benefício.

O micro-ondas é realmente um dispositivo que torna a nossa vida muito mais fácil. Por conseguinte, não há razão para cultivar quaisquer problemas nele, porque isso também pode ser perigoso e colocar a sua segurança em risco. Marque já a sua marcação clicando no banner abaixo!