217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

As avarias mais comuns dos microondas

26 Julho 2021

Seu microondas parou de aquecer? A luz ou o painel já não se acendem? As faíscas estão a sair? Calma, calma! Os problemas com este aparelho são bastante comuns — muito mais do que pensamos — e muitas vezes não sabemos o que fazer quando eles aparecem.

Conhecer quais são as mais comuns avarias em microondas que o mesmo pode apresentar ajuda-nos a identificá-los e a fazer a reparação mais indicada como o caso pode ser. Um exemplo disso é o facto de a luz do micro-ondas não se acender: pode ser apenas a lâmpada que está queimada.

Situações que aparentam ser mais graves, como alguns barulhos estranhos e altos durante o funcionamento ou luzes vermelhas piscando podem indicar defeitos internos no aparelho. Se não se sente seguro ao detetar esses sinais e não quer se arriscar para analisá-los (o que é recomendável), não se preocupe. O mais indicado é recorrer a uma assistência técnica e deixar que quem entende do assunto possa resolver, como nós da ReparaçãoSegura.

Hoje, separamos aqui algumas das avarias mais comuns em microondas para que você fique de olho e saiba bem o que fazer caso elas te peguem desprevenido!

Principais avarias dos fornos microondas

Uma das avarias mais comuns em microondas é o aparelho não ligar. Por se tratar de um produto elétrico, vale lembrar de verificar se a tomada em que está ligada está a funcionar, se o cabo do micro-ondas não está danificado ou se ele está mesmo ligado na tomada.

Outra justificativa para este problema pode ser o fusível do mesmo. Ele é responsável pela proteção das partes elétricas e eletrónicas do micro-ondas e, quando está queimado, faz com que o produto acabe por não se ligar.

Além disso, a membrana ou a placa de alimentação e controlo podem estar danificadas, o que também não permite que o aparelho se ligue! Você pode avaliar estes ponto, entretanto, não mexa em seu microondas sem ter pleno conhecimento e certeza do que está a fazer, pois é de altíssimo risco.

Outro problema muito comum é o seu microondas ligar mas não girar. Isso acontece porque o magnetrão do seu micro-ondas emite ondas radioativas e, por isso, dispõe de fechaduras de segurança para que a porta não esteja aberta durante o seu funcionamento e para que ele não funcione até que a porta esteja totalmente fechada. Se este recurso estiver danificado, a placa não rodará. Além disso, se ela estiver fora do lugar e/ou se as placas, membrana e/ou o motor do prato estiverem danificados, este problema também pode acontecer.

Se o seu microondas se liga, faz o processo selecionado e não aquece os alimentos, as hipóteses de ser uma das partes do circuito de alta tensão são bastante grandes. São: magnetrão, díodo alto, condensador e transformador. Dificilmente estas partes dão problemas ao mesmo tempo, geralmente são danificadas individualmente. Além deles, o termóstato do próprio magnetrão quando se é de curto prazo pode causar este problema, além da placa eletrónica responsável pela ativação de todas as partes elétricas do micro-ondas.

Estalos, barulhos estranhos e faíscas podem ser sinal de que há material metálico que tenha sido deixado dentro do aparelho. Evite limpar internamente com esponjas de aço, para que os fiapos soltos não causem esses problemas. Com isso, a placa mica (membrana protetora que cobre a conduta do magnetrão) que impede que as ondas regressem ao magnetrão pode ser carbonizada ou danificada. Além disso, a antena de magnetrão pode ser derretida.

Por último, se o seu microondas está soltando um excesso de vapor, não se preocupe. O vapor dentro do micro-ondas é normal, porque as moléculas de água quando abaladas pelas micro-ondas aquecem e evaporam, e para que este vapor não se acumule internamente, existem saídas de ar que quando bloqueadas impedem que o vapor saia. Além disso, se o local de instalação não for como indicado no manual da fábrica, também poderá gerar este problema.

O que fazer com um microondas avariado?

Ao longo deste artigo, você conheceu as avarias que aparecem com mais frequência em microondas e suas possíveis soluções. Se mesmo assim você continuar sem saber o que fazer com um microondas avariado, não se preocupe.

Aqui na ReparaçãoSegura contamos com especialistas em reparação de microondas que podem resolver seu problema em até 48h, independente de qual local do país você esteja.

Trabalhamos sempre com técnicos certificados, que utilizam peças de reposição originais quando é necessário e podem oferecer segurança e facilidade para sua casa.

Afinal, sabemos que um microondas é sim um aparelho perigoso e não nos convém cultivar problemas em nossa casa, não é? Para nos contactar, basta clicar no banner abaixo e fazer a sua marcação!