217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Exaustor de cozinha não puxa o ar?

14 Outubro 2020

O exaustor é uma peça importante na cozinha. Embora o associemos à remoção do fumo, o dispositivo também funciona para eliminar maus odores e reduzir a gordura dos alimentos e também a humidade. Quando estiver a cozinhar, todos os vapores e vapores estão a “aterrar” nas superfícies e a deixá-los sujos e gordurosos. Um exaustor impede que isso aconteça, e torna a atividade culinária em si mais agradável.

Os exaustores podem incorporar dois tipos de sistemas de sucção: sistemas de evacuação e recirculação. O sistema de evacuação transporta ar da cozinha para o exterior depois de passar por um filtro que o purifica. O sistema de recirculação devolve, como o seu nome indica, o ar limpo para a cozinha sem o expulsar para o exterior.

Por isso, é muito importante que estejamos cientes de quaisquer problemas que esta importante componente da nossa cozinha possa apresentar. Siga este artigo e aprenda o que pode fazer o seu exaustor não puxar o ar!

Quais são as razões mais comuns que mostram que o exaustor está avariado?

Quando um aparelho estraga em nossa casa, perguntamo-nos sempre se foi de repente ou se já deu pistas de que acabamos por não nos apercebermos no dia-a-dia. Com isso em mente, separamos alguns defeitos comuns que estes dispositivos podem apresentar para que saiba identificar e pedir ajuda se for preciso!

Filtros do exaustor obstruídos 

Os filtros do exaustor devem ser lavados regularmente para que possam desempenhar a sua função. Muitas vezes a fonte de problemas e também mau cheiro vem daí. É nesta peça que fica preso toda a gordura que o mesmo puxa da cozinha. E certamente, se estiverem entupidos, o exaustor não puxará o ar!

Os exaustores têm 2 filtros: um metálico e um de carbono ativado. O filtro metálico pode ser higienizado em casa, basta lavar diretamente a fricção com sabão de barras e bicarbonato.

Se os filtros estiverem demasiado sujos com gorduras, mergulhe-os numa pequena tigela com água quente juntamente com um pouco de detergente para a louça e meio copo de vinagre. Mergulhe durante 30 minutos e lave.

O filtro de carvão não deve ser lavado, mas sim alterado. Se utilizar o exaustor no modo de esfregar, para além de limpar o filtro metálico, deve mudar o filtro de carvão a cada três ou seis meses para um melhor desempenho do aparelho. Desta vez dependerá do seu produto, por isso, em dúvida, confira o manual. Neste caso, se suspeitar que este é o problema, recomendamos que procure ajuda com assistência técnica especializada! 

Graxa acumulada dentro do exaustor

Como mencionamos anteriormente, a gordura acumulada pode ser um grande inimigo, se não o principal, das superfícies da cozinha. Instala-se em vários locais, incluindo aqueles que são de difícil acesso, e na maior parte do tempo só reparamos quando há um problema causado por ele. Quanto mais se acumula, mais a funcionalidade se deteriora. 

Para funcionar corretamente e cumprir a sua função, um exaustor necessita de todas as peças que entrem em contacto com gordura e pó. Por isso, é importante que não deixar de ler as instruções de utilização. É necessário prestar atenção às peças que são removíveis e como manusear as peças. 

Sem este conhecimento, pode danificar irreversivelmente o dispositivo. Depois de todas as manipulações, a sua função principal deve ser restaurada: capturar gordura e purificação de ar.

Por isso, se suspeitar que há gordura acumulada em qualquer parte do seu exaustor a que não tenha acesso e não possa remover sozinho, procure assistência técnica especializada e não coloque a vida útil do seu dispositivo em risco!

Motor do exaustor quebrado 

Se olhaste para todos os detalhes que mencionamos aqui e mesmo assim o teu exaustor não puxa o ar, algo mais sério pode estar a acontecer. O motor pode estar quebrado, fazendo com que a exaustor avariado exija cuidados específicos. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é conseguir ajuda. 

O meu exaustor está mesmo avariado! O que vem a seguir? 

Se estiver disposto a descobrir a causa do mau funcionamento em casa e sozinho, tenha cuidado ao manusear o seu exaustor. Use uma lanterna para ver bem o que está a fazer e preste muita atenção!

Para quem não tem experiência no assunto, resolver estes problemas com aparelhos pode ser um verdadeiro desafio. É por isso que a ReparaçãoSegura está sempre à sua disposição para ajudar a resolver quaisquer circunstâncias imprevistas em sua casa, incluindo fazer reparações de exaustor de cozinha

Estamos presentes em todo o Portugal, com técnicos especializados e certificados que só funcionam com peças originais e que podem resolver o seu problema em 48h. 

Marque a sua marcação enviando-nos os seus dados ou ligando para o nosso call center. Clique no banner abaixo e solicite uma visita!