217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como limpar uma máquina de lavar e secar roupa?

21 Julho 2021

Ninguém gosta de lavar roupa à mão, certo? Embora hoje em dia a prática seja menos comum, é bom apreciar o aparelho, afinal, em algum momento a máquina de lavar e secar pode deixá-lo na mão, seja pela ação do tempo ou pelo desgaste causado pela sua utilização.

Mal poderíamos imaginar o nosso dia a dia sem a praticidade deste aparelho, não é?

Mas… Já reparaste naquelas sujidades que se acumulam na porta da tua máquina de lavar e secar ao longo do tempo? E os grãos de terra, areia e cabelo que se acumulam dentro do tambor da máquina?

É normal que, com a utilização, os restos de sujidade possam acumular-se dentro da sua lava e secar. No entanto, isto pode dificultar não só o desempenho da sua máquina, mas também a higiene das suas roupas. É aqui que entra frequentemente a necessidade de limpar a máquina de lavar roupa e a roupa seca.

Para saber a maneira correta de como limpar a máquina de lavar e secar, siga o passo a passo que preparamos para si. Oh, vamos lá!

Métodos para limpar a máquina de lavar e secar roupa

Antes de começar a limpar a lava e a secar, retire-a da tomada para evitar o risco de choques elétricos e acidentes. Existem alguns métodos que o ajudarão no processo de limpeza. Tem dúvidas do que usar (e o que não usar) para este processo? Temos feito parte de algumas maneiras de limpar isto! Você vai precisar de alguns materiais que provavelmente já tem em casa:

  • Alguns panos limpos;
  • Detergente neutro e vinagre;
  • Água quente;
  • Escova de dentes (caso seja necessário).

Limpeza da borracha de vedação da porta

A borracha de vedação da porta deve ser limpa logo que você terminar de utilizar o aparelho. É nesta parte do aparelho que se acumulam fios de roupa, restos de sabão, detritos de amaciador e sujidade em geral. Pode limpá-lo da seguinte forma:

  • Comece por passar um pano humedecido com água e detergente neutro;
  • Limpe todos os pormenores da borracha de vedação. Pode retirá-lo para verificar se há objetos presos e sujidade para os remover;
  • Se passou muito tempo sem limpeza e agora há muita sujidade acumulada na borracha da porta, misture partes iguais de água e vinagre branco de álcool, aplique esta solução em toda a borracha, deixe-a agir durante 15 minutos e depois passe um pano molhado. Se necessário, faça esse processo mais uma vez!
  • Utilize pano limpo e seco para terminar a limpeza.

Limpeza da gaveta de sabão e amaciante

Com o tempo, os restos de sabão e amaciador também se acumulam nos compartimentos que os dispensam, causando manchas, dificultando a limpeza da roupa e até mesmo o funcionamento do aparelho.

Comece retirando a gaveta da sua lava e seca lave os compartimentos debaixo de água corrente. Remova todos os resíduos do produto com uma escova de dentes. Se precisar, use vinagre branco de álcool ligeiramente quente. Limpe também a cavidade onde a gaveta está embutida na lava e seque. Se necessário, utilize uma escova de dentes para isto. Pronto, pronto! Agora basta secá-lo com um pano seco e limpo, secar a cavidade e gaveta, e colocá-lo de volta na máquina.

Limpeza do filtro

O filtro da sua máquina de lavar e secar roupa costuma estar dentro de uma área na parte inferior da frente. Deve limpá-lo a cada 2 meses, lavando-o debaixo de água corrente, removendo os pelos e os pelos que possam estar presos nele. No caso de precisar esfregá-lo, utilize uma escova macia. Aproveite para remover sujidade ou objetos que possam estar no compartimento onde está o filtro e, após este processo, volte a colocar o filtro no local correto.

Limpeza do tambor da lava e seca

O tambor da máquina deve ser lavado a cada 30 lavagens efetuadas para remover resíduos, pelos e restos de pó e amaciador que se acumulam. Para manter o tambor da máquina de lavar e secar limpo, com a máquina vazia, adicione 500ml de lixívia e selecione o programa de lavagem de água quente mais longo! É simples assim.

Porque desinfetar uma máquina de lavar e secar roupas?

Os aparelhos domésticos devem ser limpos no momento em que são utilizados para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Então habitue-se a não procrastinar a limpeza da máquina de lavar e secar (o mesmo se aplica a todos os aparelhos, ok?)

Os melhores produtos para desinfetar a máquina de lavar e secar roupa

É importante saber se nunca deve utilizar álcool, produtos abrasivos, panos e buchas ásperas, pois podem danificar a máquina. Por outro lado, os melhores produtos para desinfetar a máquina de lavar e secar são os bons velhos amigos da limpeza: vinagre de álcool, lixívia e detergente neutro. Já chega!

Para evitar que o bolor e os maus odores se formem no interior da lava e seca, deixe a porta da máquina aberta algumas horas depois de lavar para secar completamente o tambor e a porta de borracha.

Lendo estas dicas sobre como limpar a máquina de lavar e secar roupa, deveria ter percebido que é uma tarefa simples e importante, e que deve ser executada regularmente para manter o funcionamento adequado da sua máquina.

No entanto, se a sua máquina de lavar roupa e o secador já tiver uma avaria, seja no momento da utilização ou por outras razões, não se preocupe. Pode sempre contar connosco da ReparaçãoSegura para efetuar quaisquer reparações e resolver o seu problema dentro de 48 horas. Servimos em todo o país, sempre com uma rede de técnicos especializados e prontos para reparação de máquinas de lavar e secar e outros aparelhos. Basta clicar no banner abaixo e entrar em contato conosco!