217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Micro-ondas: mitos e verdades!

3 Setembro 2021

Que um bom forno de micro-ondas é capaz de agilizar e muito a nossa vida não é novidade para ninguém! Desde que este dispositivo revolucionário surgiu, muitas receitas foram reinventadas e adaptadas para ele.

No entanto, esperava-se que tal praticidade e facilidade também causassem dúvidas sobre o seu funcionamento. Com isto surgiram inúmeros mitos sobre este aparelho. Definimos aqui um especial sobre forno micro-ondas: verdade ou mentira? Vamos descobrir!

Que rumores há sobre o forno de micro-ondas?

Um dos mitos mais famosos sobre fornos de micro-ondas é que a radiação pode causar cancro. Felizmente, isto é apenas um mito! Isto porque são ondas eletromagnéticas não ionizantes e, portanto, não podem danificar os tecidos orgânicos ao ponto de causar problemas e mutações.

Outro mito bastante comum é que os alimentos perdem as suas propriedades nutricionais quando expostos a micro-ondas. Esta não é uma característica única do aparelho, afinal, todos os alimentos aquecidos perdem parte das suas propriedades naturais. Algumas vitaminas e uma grande parte das proteínas, por exemplo, são divididas quando aquecidas, independentemente do método usado. Ou seja: o problema não é o micro-ondas, mas o facto de aquecer os alimentos.

Também deve ter ouvido a história de que as micro-ondas correm o risco de explodir. Tal como todos os aparelhos, também está sujeito a problemas no seu funcionamento, no entanto, há muito poucos relatos em que o micro-ondas explode por si só. O que realmente acontece é que alguns alimentos e utensílios podem explodir se forem colocados dentro do micro-ondas. Portanto, é necessário um cuidado extra no que diz respeito aos materiais e alimentos que serão colocados no seu interior. Então fizemos uma lista aqui para ajudá-lo a usá-lo com segurança. Confira alguns alimentos que devem ser evitados ao utilizar o micro-ondas:

Batatas: se precisar de colocar batatas no micro-ondas Não se esqueça de fazer pequenos furos na casca com um garfo, porque se isso não for feito, o vapor interno não poderá sair e podem explodir devido à pressão interna.

Ovos: ovos inteiros com casca não devem ser colocados no micro-ondas pela mesma razão que as batatas. Se precisar colocar ovos no micro-ondas, coloque-os em casca.

Alimentos líquidos e pastosos: papas de aveia para molhos de feijão as sopas podem produzir bolhas de vapor e explodir salpicos em todos os lados do seu aparelho. Hoje em dia existem algumas capas próprias para evitar fazer sujidade ao aquecer estes elementos dentro do micro-ondas.

Alimentos como uvas, passas, frutas desidratadas e pimentos podem pegar fogo quando aquecidos no micro-ondas, por isso evitem-no.

E por último, mas não menos importante, nunca coloque utensílios metálicos como garfos, facas, colheres, panelas, tampas metálicas e formas metálicas no micro-ondas.

O forno de micro-ondas melhora a vida: verdade ou mentira

Ainda tem dúvidas de que um bom forno de micro-ondas melhora a sua vida? Vamos mostrar-lhe alguns pontos que mostram que isto é verdade.

Com ele, você pode aquecer alimentos instantâneos ou aquele prato de comida que resta do almoço na hora do jantar, descongelar carnes e outros alimentos rapidamente, e até mesmo fazer pipocas sem usar gordura.

Para donas de casa e mães, o dispositivo permite ainda mais agilidade para executar as tarefas do dia-a-dia. Pode até aquecer o leite para as crianças utilizando este aparelho. Também é fácil de limpar e até ajuda a gastar menos louça, afinal, o mesmo recipiente usado pode ser usado para comer ou levado para a mesa para servir.

O forno micro-ondas é a melhor maneira para derreter o chocolate: verdade ou mentira?

A verdade! Derreter o chocolate no micro-ondas é muito mais fácil e rápido do que o método tradicional do banho de água. Os passos são muito mais simples e rápidos do que a técnica tradicional, mas é preciso atenção para que tudo corra como planeado.

Você precisa cortar o chocolate bem picado e colocar numa tigela que pode ir para o micro-ondas. Corte o chocolate em pequenos pedaços facilita o processo de fusão e diminui o risco de queimaduras. Sabendo isto, escolha a potência mínima e coloque o chocolate por 30 segundos. Retire, mexa bem e coloque-o por mais 30 segundos.

Dificilmente todo o chocolate vai derreter na primeira onda, por isso é importante mexer bem e manter um olho no processo! E lembre-se: sempre que mexer, limpe o chocolate que estava nas laterais, porque pode queimar facilmente.

Usar o micro-ondas muitas vezes é importante até para ter certeza de que está tudo a correr bem. Se notar algum problema de funcionamento, ruídos estranhos, se os alimentos não aquecerem bem ou tal situação, não se preocupe. Pode sempre contar conosco para a reparação de micro-ondas.

A ReparaçãoSegura tem uma equipa especializada, que serve em todo o país e ainda resolve o seu problema dentro de 48h! Trabalhamos apenas com peças originais, garantindo segurança e conforto para a sua casa. Se precisar de alguma coisa, basta aceder ao formulário e pedir uma consulta!