217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O seu microondas não aquece a comida? Descubra de seguida a causa dessa avaria

10 Agosto 2020

Hoje em dia o micro-ondas é um aparelho encontrado em praticamente em qualquer cozinha. Desde o aquecimento desse pedaço de pizza na noite anterior até fazer receitas básicas em questão de minutos, o micro-ondas acaba por ser usado várias vezes ao dia para aquecer e preparar as mais diversas refeições.

Esta maravilha do mundo moderno caiu no gosto popular pelas suas vantagens e praticidade, como o menor gasto energético do que outros fornos (como o elétrico) e também para reduzir o risco de queimaduras, por exemplo.

Mas imagina que só queres fazer pipocas sem sujar demais, pôr o tempo necessário, ele liga e… nada acontece. Se estiver a passar pelo problema do micro-ondas trabalhar mas não aquecer, não se preocupe, normalmente a causa é fácil de detetar.

Separamos aqui algumas razões comuns pelas quais o micro-ondas não esquenta e como identificar o problema com o seu equipamento.

O meu micro-ondas trabalha mas não aquece, e agora?

Primeiro, não se desespere. Na grande maioria dos casos, o aparelho não funciona corretamente devido a problemas que são fáceis de resolver. Eventualmente, pode haver uma falha técnica que requer assistência especializada. Existem duas falhas bastante comuns no micro-ondas: no magnetron e no sensor da porta. Mas o que quer dizer?

Magnetron danificado

Dentro de todos os fornos de micro-ondas, há uma válvula termiônica, chamada magnésio, capaz de transformar energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Quando este dispositivo é aquecido, emite elétrons que são desviados pelo campo magnético de dois ímanes. O movimento rotacional dos elétrons é controlado de modo a que sejam emitidas ondas eletromagnéticas de 2450 MHz.

Após a sua geração, as ondas eletromagnéticas que saem do magnetron são refletidas por uma ventoinha metálica que as direciona para o interior do forno, que é metálico no interior, e é, portanto, capaz de proteger a passagem destes micro-ondas para o ambiente externo.

Quando as ondas eletromagnéticas formadas dentro do forno micro-ondas são absorvidas pelos alimentos deixados no interior, as moléculas de água ressoam com as ondas incidentes, aumentando a temperatura dos alimentos aproximadamente uniformemente, do lado de fora para dentro.

Com esta explicação, é possível compreender que esta não faz parte do aparelho. É essencial no funcionamento do seu aparelho. Se o seu micro-ondas trabalha mas não aquece os alimentos, pode ser um problema com esta parte. No entanto, o seu manuseamento requer cuidados extremos, uma vez que as ondas por ela emitidas são muito altas e perigosas e em contacto com a pele, podem queimar ou mesmo levar ao cancro.

Sensor da porta

Como explicamos, o magnetron do seu micro-ondas emite ondas radioativas. Por isso, dispõe de um sistema de segurança que impede o aquecimento enquanto a porta não está completamente fechada. Ou seja, pode ser que o problema do seu equipamento esteja bem ali.

O primeiro passo é verificar se o micro-ondas está a fechar corretamente. Identifica algum obstáculo que impeça a porta? Talvez a placa depositada seja muito grande? Ou a fechadura da porta não está a funcionar corretamente?

Se não encontrar problemas visíveis, uma hipótese é que há um defeito no sensor que deteta o fecho da porta. Sem receber sinal deste sensor, o motor não funciona e o micro-ondas não esquenta.

Além destes dois pontos, podem também ocorrer outros defeitos, tais como:

  • Aberturas de ar bloqueadas para que o micro-ondas funcione corretamente, é super importante que as suas saídas de ar estejam livres. São aquelas pequenas aberturas nas laterais da plataforma, sabes? Se tiver um objeto a cobrir ou a obstruir as tomadas, o vapor pode acumular-se no interior do aparelho e comprometer o aquecimento dos alimentos. Geralmente, o espaço necessário à volta do aparelho é indicado no manual de instruções. A maioria recomenda pelo menos 10 cm de distância.
  • Potência errada – assim como a tensão, a potência do micro-ondas deve ser adequada. Certos tipos de alimentos e porções mais volumosas precisam de mais foco de calor para aquecer. A dica é ajustar o nível de potência do equipamento, como mostram as instruções do manual, e verificar se o aquecimento acontece corretamente. Outro detalhe que pode dar a impressão de que o micro-ondas não aquece é o modo de programação — a opção “descongelar”, por exemplo, aquece muito mais lentamente do que os modos normais.

E agora, como reparar meu micro-ondas que não funciona?

Ao longo deste texto, citamos algumas causas possíveis para o seu micro-ondas não estar aquecendo alimentos. É importante lembrar que estamos a falar de um aparelho perigoso que, se não for utilizado e manuseado corretamente, pode causar graves danos à saúde da pessoa.

Por isso, ao lidar com este aparelho em particular, recomendamos que não tente reparar as falhas por si mesmo. A ReparaçãoSegura tem técnicos certificados, especializados em reparação de micro-ondas. Eles estão preparados para lidar com estes dispositivos com a máxima segurança para si e para a sua família.

Se tiver um problema com aparelhos, a nossa equipa pode ajudá-lo dentro de 48h. Somos especialistas na reparação de vários dispositivos e estamos em todo o país, prontos para ajudá-lo!

Não cultive problemas e riscos em sua casa! Clique no banner aqui embaixo e nos ligue. Teremos o prazer de ajudá-lo!