217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Que avarias podem ter as arcas congeladoras?

28 Julho 2021

As arcas congeladoras são extremamente úteis em casa, pois permitem uma congelação rápida e uma melhor conservação dos alimentos. Assim, podem armazenar os alimentos por mais tempo, garantindo a sua qualidade.

São essenciais para as famílias numerosas e, sobretudo, para aqueles que não têm tempo para fazer compras constantes. Portanto, um electrodoméstico destes danificado até traz alguns problemas, uma vez que pode estragar uma enorme quantidade de alimentos e ainda aumentar o valor da sua fatura de energia.

Há arcas congeladoras de todos os tipos que se pode imaginar: verticais e horizontais (a forma como funcionam é a mesma, só a estrutura externa que não), de diferentes capacidades (normalmente quando estão acima de 350 litros são horizontais), com várias tecnologias e instalações.

Também existem arcas congeladoras com diferentes classificações energéticas. Muitas vezes, comprar uma arca mais eficiente em termos energéticos pode sair mais cara no momento, mas a longo prazo, pode fazer uma enorme diferença na sua fatura de energia.

Estes aparelhos estão a tornar-se cada vez mais comuns, uma vez que são comercializados por várias marcas. Mas, como qualquer aparelho, estão sujeitos a problemas. Portanto, se quiser evitar complicações e já estiver seguro, saiba aqui que avarias podem ter as arcas congeladoras.

Quais são as principais avarias das arcas congeladoras?

Tal como no caso dos frigoríficos, a maioria dos problemas nas arcas congeladoras tem a ver com problemas de temperatura. Por isso, se estás a perguntar “que avaria tem as arcas congeladoras quando para de congelar?”, não te preocupes. Vamos apresentar aqui as principais avarias:

  • a arca congeladora não congela o suficiente,
  • a arca congeladora está congelando demasiado,
  • a arca congeladora está a criar gelo em excesso.

Estes aparelhos costumam ter um pequeno visor que mostra qual a temperatura do seu interior. Isto nunca pode ser inferior a 18º ou aumentará excessivamente o consumo de energia e uma surpresa pode esperar por si na fatura da energia.

Este visor pode deixar de funcionar e por isso não podemos ver que a temperatura não está correta e não podemos corrigi-la. Além disso, o consumo excessivo e inesperado de energia pode significar que algum problema está a acontecer com o seu dispositivo.

Ruídos mais altos, diferentes do comum ou que ocorrem com mais frequência, são sinais de que algo pode não estar certo. Antes de se preocupar com estas avarias, lembre-se de que está tudo bem para que a arca funcione como deve ser, verificando tomadas, fios e mesmo que não estejam encostados à parede ou a outros aparelhos.

Porque uma arca congeladora de repente deixa de congelar?

Se sua arca congeladora já não estiver a congelar, alguns sinais podem ajudá-lo a descobrir o porquê. Fique atento: há uma poça de água perto do aparelho? Se assim for, pode não estar frio como devia e fazer um degelo sem que saibas. É claro que a fuga de água da arca congeladora pode ser por outras razões, por isso este é um dos sinais mais importantes a ser analisado. Se mesmo após as disposições tomadas o problema continuar, pode ser a hora de contar uma reparação técnica. Selecionamos as causas mais comuns para que possa identificar porque é que a sua arca não está a congelar.

  1. Muitos alimentos dentro das arcas congeladoras – parece simples, mas pode ser que o seu congelador esteja sobrelotado. Na grande maioria dos casos, ela pode congelar tudo o que pões lá dentro. No entanto, devemos lembrar que a medição do espaço interno é feita por litros e, portanto, há um limite para a quantidade de alimentos que podem ser colocados no interior. Ultrapassá-lo pode comprometer o funcionamento do seu produto. Podes testar se isto está a acontecer esvaziando um pouco a tua arca.
  2. Circulação de ar – outro problema comum é que a circulação de ar no interior das arcas congeladoras está a ocorrer como deveria. Existem várias razões que levam a isso: itens de vedação da saída de ar, problemas na ventoinha, excesso de gelo a perturbar a circulação, entre outros. Pode verificar se há algo bloqueando a saída de ar.
  3. Temperatura da arca congeladora – especialmente nos primeiros dias com o seu novo aparelho, este problema pode acontecer com frequência. Mas não se preocupe: pode ser que a temperatura esteja mal selecionada. Verifique se o indicador está bem posicionado e correto, se necessário.

Analisando estas coisas que aqui mencionamos, é possível que possa corrigir o problema do seu dispositivo. No entanto, se vir que o problema é mais grave e técnico, não pense duas vezes em contactar uma assistência técnica autorizada!

Que fazer com uma arca congeladora avariada?

Reparar uma arca congeladora pode ser um caso muito urgente, especialmente se estiver cheia até ao limite da sua capacidade. Afinal, se demorar muito tempo a procurar ajuda na reparação, a probabilidade de a comida se estragar é maior.

Portanto, especialmente quando falamos de agilidade e segurança, é certo que pode contar connosco com a ReparaçãoSegura. Servimos por todo o país e resolvemos o seu problema dentro de 48 horas! Isto é possível porque temos uma rede de técnicos que são especialistas na reparação de arcas congeladoras, que só trabalham com a substituição de peças originais.

Então não há necessidade de criar problemas na sua casa, não é? Basta contactar-nos por telefone ou marcar a sua marcação através do site para resolver o mau funcionamento do seu aparelho.