217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como funciona uma máquina de secar roupa?

30 Abril 2021

Uma secadora de roupas pode ser uma verdadeira ajuda para qualquer pessoa que tenha uma rotina corrida. Ela ocupa bem menos espaço do que aquele estendedor de roupas comum que colocamos dentro de nossa casa e, por isso, é muito útil, principalmente para as pessoas que vivem em apartamentos e não têm uma área de serviço ou quintal em casa. Além disso, ela também facilita muito o processo de secagem, o tornando mais rápido e eficaz.

Para ajudá-lo a lidar com isso e entender como funciona a secadora, decidimos preparar um guia definitivo sobre como usar a secadora de roupas e responder às principais questões que normalmente surgem durante o processo. Dá-lhe uma vista de olhos!

Máquina de secar roupa: como funciona?

Primeiro, vamos analisar sua rotina. Quer viva em lugares mais frios e húmidos ou se realmente leva horas e horas a secar na sua área de serviço, sabe o quão complicado pode ser o simples ato de secar roupa. Em geral, é necessário apelar aos aparelhos que possam efetuar a secagem das peças e a secadora de roupas será o seu maior aliado.

As secadoras são compostas, basicamente, por um tambor giratório no qual as roupas são colocadas; um aquecedor (que pode funcionar por eletricidade ou a gás) e é responsável por aquecer o ar, dessa forma, aquece tanto as roupas como a água e também por uma ventoinha que extrai o ar da secadora (e assim a água sai da máquina em forma de vapor).

A combinação destes processos é o que permite que a roupa saia seca num curto espaço de tempo.

Opções de secadoras de roupas

Existem vários modelos diferentes de secadoras disponíveis que podem usar ar quente ou frio para secar roupa. O tempo gasto para realizar a secagem dependerá de vários fatores, desde a marca da secadora escolhida até aos tipos de roupa. Afinal, é evidente que secar algumas peças de um tecido fino e delicado será mais rápido do que secar um edredão.

O tempo de secagem pode variar entre 30 minutos e 3 horas — de acordo com os programas de secagem que o aparelho oferece. Na hora de escolher a melhor máquina de secar roupas, vale a pena ficar de olho nesta informação: algumas secadoras de roupa trabalham com um tipo de sistema de vaporização. Com isso, o tecido não forma rugas e ao final do processo, você nem sequer precisará fazer uso de ferro de passar. Bem prático, não é?

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, há uma boa variedade de marcas que oferecem características como esta e muitas outras. Também pode escolher entre dois tipos: secadora de roupas de chão ou de parede (o que acaba por ser uma ótima opção para quem tem menos espaço na área de serviço).

A vantagem dos modelos de secador de chão é que tem mais ciclos, mais opções de secagem e mais opções de amaciadores de roupa do que outros modelos de secadora. E no secador de tambores também serve mais roupas: até 10 kg, enquanto o outro tipo normalmente suporta 6 kg no máximo.

Na hora de escolher, é importante analisar a quantidade de peças de roupa de toda a família e qual a secadora que mais se adapta às necessidades. Se você tem alguma dúvida no momento da escolha, não se preocupe. Em nosso blog, temos um artigo que pode te ajudar a escolher a melhor máquina de secar roupas.

O que eu devo saber antes de usar uma secadora de roupas?

Existem alguns cuidados que são fundamentais para que você utilize a máquina de secar roupas da maneira certa. Primeiramente, é preciso ter atenção aos símbolos de lavagem para saber se a peça pode ir à secadora. Confira agora uma pequena lista com dicas básicas essenciais para o bom funcionamento da máquina que você sempre deve checar. Dá uma vista de olhos:

  1. Após a lavagem, centrifugue as roupas. Peças que estejam encharcadas podem não secar corretamente.
  2. Separe as roupas por cor e tecido antes de colocar a roupa na secadora.
  3. Verifique os bolsos antes e recolha moedas, papéis ou outros objetos que tenham passado despercebidos.
  4. Em caso de dúvidas, leia o manual do electrodoméstico. Nele estão todas as informações importantes que deve conhecer, como o limite de capacidade da sua secadora e também a frequência de limpeza do filtro, por exemplo.

E o que fazer se minha máquina de secar roupas apresentar problemas?

Ao longo deste texto, explicamos como funciona uma máquina de secar roupa e as vantagens de se ter uma. É importante lembrar que estamos a falar de um aparelho eletrodoméstico que, assim como qualquer outro, pode apresentar avarias, seja por mau uso ou pela ação do tempo.

Se já está a passar por este incómodo, não se preocupe. Nós da ReparaçãoSegura estamos em todo o país oferecendo reparação de electrodomésticos de forma rápida (e ainda resolvemos seu problema dentro de 48 horas) e preço justo.

Um bom aparelho, confiado a um bom técnico especializado, pode durar muito mais do que o esperado. Somos especialistas em reparação de máquinas de secar e podemos te ajudar a maximizar a vida útil do seu eletrodoméstico.

No site da ReparaçãoSegura  pode solicitar uma marcação enviando os seus dados ou ligando para o centro de atendimento da empresa.