217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Porque é que a máquina de secar roupa não seca?

14 Outubro 2020

A secadora de roupa não seca? Este é um problema considerado grave para o dispositivo, uma vez que esta é a sua principal função. Há uma série de coisas que podem estar a motivar este problema, como sobreposição ou roupas dobradas, filtro sujo e até mesmo excesso de água na lavandaria. 

Com isso em mente, a ReparaçãoSegura preparou uma lista de algumas das situações mais comuns que fazem com que a secadora de roupas não seque corretamente

Alguns problemas que a máquina de secar roupas apresenta são causados por falta de manutenção simples, como a limpeza do aparelho. Estes problemas mais comuns podem ser resolvidos facilmente em casa, mesmo sem chamar um técnico. Muitas vezes, mudar a forma como se usa a secadora já faz a diferença.

As dicas podem ser testadas em secadores de marcas como Whirlpool, Indesit, entre outras. Siga este artigo e veja o que pode estar deixando o seu secador defeituoso.

1. Falta de energia ou potência insuficiente para a secadora?

É claro que a secadora de roupa não seca se não receber energia suficiente, no entanto, isto pode passar despercebido no dia-a-dia, por isso vale a pena lembrar-se de verificar se o disjuntor está em apuros ou se a tensão da tomada onde a secadora estava ligado está correta. Verifique também se o cabo de alimentação não está partido ou dobrado em qualquer lugar da sua extensão. 

2. O filtro está sujo?

Todas as máquinas de secar roupas têm um filtro para recolher o pelo. Se estiver demasiado sujo ou entupido, a secadora também não seca. Lembre-se de manter o filtro limpo regularmente, conforme indicado no manual de secadores. Isto evita danos graves no seu aparelho e pode ser irreversível. 

3. A porta da secadora está aberta?

Para sua segurança, a porta da secadora deve estar fechada e trancada para iniciar o funcionamento. Identifica algum obstáculo que impeça a porta? Talvez a quantidade de roupa depositada seja muito grande? Ou a fechadura da porta não está a funcionar corretamente?

Se não encontrar problemas visíveis, uma hipótese é que há um defeito no sensor que deteta a fechadura da porta. Sem receber sinal deste sensor, o motor não funciona e a secadora Indesit não seca (o mesmo se aplica a outras marcas, claro).

Durante o funcionamento da secadora, a porta do aparelho não deve ser aberta de modo a não prejudicar o desempenho.

4. Sobreposição ou roupas dobradas

É importante prestar atenção à organização da roupa ao colocá-las na máquina de secar. Se as roupas estiverem demasiado cheias, a secadora de roupa pode não secar tudo corretamente. Se tiver muita roupa, também influenciará a forma como trabalha. Por isso, certifique-se de que as roupas estão bem distribuídas no tambor.

5. Há excesso de água na lavandaria? 

Recomenda-se a todos os fabricantes que as roupas sejam centrifugadas ou torcidas antes de as acomodar na máquina de secar. O objetivo é remover o excesso de água o máximo possível, tornando a secadora mais fácil de trabalhar – e poupando energia, claro. 

Nas máquinas de secar roupa existe uma parte chamada “tubo de escape”, que direciona o ar interno da secadora para fora durante o processo de secagem. Se isto estiver entupido, esta humidade pode voltar ao interior da secadora, e verá que a sua secadora Whirlpool não aquece nem seca. 

6. O seu secador está sobrecarregado ou inadequado no programa?

Alguns tecidos mais grossos (como edredons e colchas) requerem um programa de secagem mais forte, uma vez que são geralmente mais encharcados do que as roupas normais. Lembre-se de selecionar sempre o programa de secagem de acordo com o volume de roupas e o tipo de tecido que está a colocar no tambor. 

Alguns secadores de roupa têm uma régua na parte da frente da secadora para ajudar a definir o melhor programa de secagem. Por isso, um ciclo mais fraco dará a impressão de que a secadora de roupa não seca.

7. O condensador está bloqueado?

Alguns secadores, como os da Indesit e Whirlpool, têm um dispositivo chamado condensador, que funciona como uma espécie de filtro. Também deve ser limpo periodicamente, bem como o filtro que citamos no ponto 2. Se não estiver a funcionar corretamente, a secadora de roupa não seca

Não identifiquei nenhum destes problemas, e agora?

Se olhou para todos estes itens e ainda não identificou o que está a fazer com que a secadora de roupa não aqueça, pode ser que tenha um problema mais sério, no motor ou no sistema de aquecimento.

Vimos várias possibilidades que podem fazer a secadora não funcionar corretamente. Mas se nenhuma das dicas acima funciona, é hora de levar a secadora para ajuda profissional especializada. Evite abrir a secadora e tentar resolver o problema sozinho, a menos que saiba o que está a fazer e tenha o conhecimento de como fazê-lo, as ferramentas e o espaço adequado.

Um bom aparelho, confiado a um técnico competente, pode durar muito mais do que o esperado. A ReparaçãoSegura está presente em todo o Portugal e sempre pronta para garantir qualidade a longo prazo e transporta consigo várias peças de substituição. Além disso, a empresa é especializada em reparação de máquinas de secar e durante a reparação, a empresa também fornece todos os conselhos, instruções e suporte necessários para evitar problemas no futuro. Tudo isto para resolver o problema dentro de 48h. 

Pode contactar a ReparaçãoSegura para fazer qualquer pergunta e agendar a reparação de um aparelho agendando clicando no banner aqui embaixo ou por telefone.