217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como limpar a máquina de secar roupa

8 Setembro 2021

Para manter o bom funcionamento dos nossos aparelhos, não basta seguir apenas as recomendações de conservação descritas no manual. Precisamos de uma creche para aumentar a durabilidade e a vida dos nossos dispositivos.

É muito importante manter a manutenção preventiva em mente, uma vez que garantem que o secador de roupa funciona em perfeitas condições mesmo com o tempo. No entanto, algumas tarefas devem ser feitas após cada utilização, como a limpeza.

Algumas pessoas acreditam que, por ser um aparelho que usamos apenas para secar, não se suja e por isso procrastinam a limpeza (ou nem sequer o fazem). No entanto, este é um mito e vamos explicar ao longo deste artigo porquê!

Vamos ensinar hoje como limpar a máquina de secar roupa da maneira certa. Vale a pena recordar que mesmo para limpar corretamente é necessário conhecer o manual de instruções do seu dispositivo, pois pode trazer informações valiosas que o ajudarão no momento da limpeza. Vamos lá.

Porque limpar a máquina de secar roupa?

Muitas pessoas acreditam que, porque só usamos peças limpas dentro do secador, não se suja. Mas não é verdade. As roupas podem deixar cair cabelo, forro e ainda pode haver objetos que passaram despercebidos nos bolsos, por exemplo, entre outras sujidades, como pó e bolor. Tudo isto acumula-se com o tempo no filtro e dentro da máquina.

Com o tempo, estas sujidades acumuladas podem gerar fungos, bactérias e outros microrganismos dentro da sua máquina e contaminar até mesmo as suas roupas, comprometendo até mesmo a qualidade dos tecidos.

Além disso, a limpeza regular do seu secador reduz consideravelmente as hipóteses de ocorrência de qualquer problema.

Como limpar o filtro da máquina de secar?

Agora que sabe a importância de manter a máquina de secar roupa limpa, vamos pôr a mão na massa. Primeiro vamos ver como limpar o filtro do secador.

Idealmente, deve limpar o filtro em cada extremidade do ciclo para evitar a acumulação de pelos e sujidade. Abra a porta, puxe o filtro para cima e abra. Limpe todo o filtro com a ajuda de um pano húmido ou até mesmo do aspirador, se o considerar necessário. Se o filtro estiver demasiado sujo ou com a acumulação de calcário, deve lavá-lo com água corrente.

Não se esqueça de secar o filtro antes de o voltar a colocar no lugar. Se quiser verificar se está bem limpo, tente ver através do filtro contra a luz. Se não der certo, é hora de mudar.

Se o filtro do seu aparelho não for removível, a melhor maneira de limpá-lo é preparar uma lavagem rápida para isto. Deve agendar uma lavagem de manutenção com a máquina completamente vazia. Existem alguns produtos vendidos em supermercados que são adequados para isso, mas se você não tem em mãos, você pode usar produtos comuns que não são corrosivos. Esta lavagem de manutenção irá ajudá-lo a remover os detritos que podem estar ligados ao filtro, ao tambor e também à borracha da porta.

Métodos naturais para limpar a máquina de secar roupa

Como o secador só recebe roupas limpas, podemos pensar que nunca se suja. No entanto, isto não é verdade. Como dissemos anteriormente, a falta de limpezas frequentes pode trazer mau cheiro, microrganismos e até mesmo bolor.

Hoje em dia, existem alguns métodos naturais que o ajudarão a limpar a sua máquina de forma eficiente. Para colocá-los em prática, você precisará de vinagre, limão e bicarbonato de sódio. Além de ajudar a preservar o ambiente, a sua máquina também estará limpa o suficiente para secar as suas roupas de forma mais eficiente!

Faça uma mistura com água quente, vinagre, limão e bicarbonato para limpar toda a máquina. Com a ajuda de um spray, espalhe a mistura por toda a máquina (incluindo as partes interiores, a borracha de vedação, etc). Aguarde alguns minutos e limpe tudo com a ajuda de um pano seco. Se necessário, repita o processo até que tudo esteja limpo.

Aqui em Portugal, temos água conhecida como água “dura” (aquela que tem altos níveis de calcário) e, por isso, é necessário verificar tubos com mais frequência para os manter livres de sujidade. Esta verificação deve ser acompanhada de uma limpeza interna que também remova lodo e calcário dos cantos. A frequência pode variar dependendo do quanto você utiliza a sua máquina.

Aproveite este momento para observar se está tudo como deve ser na sua máquina de secar. Há ruídos estranhos, partes soltas ou algo fora do lugar? Se notar algo estranho, não hesite em contactar-nos. Nós da ReparaçãoSegura trabalhamos com uma equipa certificada, especializada na reparação de máquinas de secar roupa e que resolve o seu problema em apenas 48h. Se precisar de ajuda, basta aceder ao formulário e solicitar uma visita!