217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como limpar a máquina de lavar roupa?

24 Novembro 2020

Se reparou que as suas roupas são um pouco estranhas depois de sair da lavagem, com os pontos pretos, talvez a sua máquina de lavar esteja a precisar de ser limpa.

Com o tempo, pedaços de fios e tecidos, restos de sujidade e resíduos de produtos como detergente em pó e amaciador acumulam-se no interior da máquina de lavar roupa e podem danificar a sua máquina de lavar roupa, estragando assim a sua roupa. A sujidade também se acumula em locais que não são visíveis, como entre o depósito e o cesto e em tubos de entrada e drenagem.

A acumulação de sujidade na máquina de lavar roupa pode comprometer o funcionamento e a durabilidade do aparelho. Além disso, os resíduos acabam por sujar a roupa durante a lavagem e até comprometer a qualidade dos tecidos. Para não o fazer, é essencial a higiene correta e frequente das máquinas.

Sabe como limpar a máquina de lavar roupa corretamente? Esta atividade pode determinar a qualidade da limpeza da sua roupa, garantir uma maior durabilidade para o seu aparelho e também poupar recursos.

Uma vez que esta tarefa requer algum cuidado especial para não acumular várias sujidades, tais como resíduos de sabão, forro e lodo, nós da ReparaçãoSegura ajudar-lhe-emos neste artigo a fazer a limpeza da máquina de lavar roupa e a lavar e secar.

Porque limpar a máquina de lavar?

A limpeza da máquina de lavar roupa deve ser feita periodicamente para que a sua roupa não saia da lavagem com manchas brancas de sabão acumulado ou cheia de pelos indesejado antes de colocar a linha de roupa para roupa. Veja abaixo passo a passo a limpeza da máquina de lavar roupa e certifique-se de que as suas roupas estão sempre limpas e cheirosas.

Métodos naturais de limpar a máquina de lavar roupa

Por ser um aparelho que tem contacto frequente com sabão e outros produtos de limpeza, podemos pensar que nunca estará sujo. No entanto, isto não é inteiramente verdade. A falta de higiene do aparelho pode trazer mau cheiro, bactérias e bolor. Felizmente, existem métodos naturais para limpar a sua máquina de lavar roupa, seja a parte superior ou a abertura dianteira. Estes métodos são bastante eficientes e usam vinagre e também bicarbonato. Ao utilizar estes métodos, para além de ajudar a preservar o ambiente, certifique-se de que a sua máquina está totalmente limpa para lavar a sua roupa de forma mais eficiente! Ah, também vamos ensinar como limpar de maneira adequada a borracha da máquina de lavar roupa conforme vamos ensinar!

Como fazer a limpeza de máquina de lavar roupa usando vinagre

1. Coloque água quente no cesto da máquina até ao limite permitido.
2. Adicione um litro de lixívia ou outros produtos de limpeza;
3. Sacuda a máquina de lavar roupa durante 1 minuto;
4. Deixe a mistura da água ficar com lixívia durante uma hora;
5. Em seguida, continue o ciclo normal de lavagem e centrifugação;
6. Quando a máquina deixar de funcionar na lavagem, encha a máquina com água quente;
7. Adicione 1 litro de vinagre e repita todo o processo novamente;
8. Com esta mesma mistura de vinagre e água, limpe toda a superfície exterior da máquina de lavar roupa, incluindo as áreas mais difíceis.

Como limpar a máquina de lavar roupa com bicarbonato de sódio

1. Pressione o botão da máquina de lavar roupa para o nível elevado da água;
2. Escolha o longo ciclo;
3. Deixe a sua máquina de lavar roupa encher completamente;
4. Quando a máquina começar a funcionar, deite 1 litro de vinagre de álcool;
5. Deixe o electro funcionar durante alguns minutos e pressione o botão “pausa” durante 30 minutos;
6. Após este período, adicione uma xícara de chá de bicarbonato de sódio e deixe o composto funcionar durante meia hora;
7. Faça uma pasta com duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de bicarbonato para limpar a máquina do exterior, especialmente nos cantos mais difíceis com a ajuda de utensílios de lavanderia;
8. Volte a ligar a máquina de lavar roupa e termine o ciclo.

Como limpar de maneira adequada a borracha da máquina de lavar roupa?

1. Utilize um pano macio para secar todo o interior do aparelho.
2. Prepare uma solução com uma chávena de chá de lixívia para 1 litro de água morna. Utilize esta solução com um pano ou esponja para limpar toda a borracha da abertura.
3. Puxe a borracha e limpe de modo a não deixar resíduos nas fissuras.
4. Depois de limpar, deixe esta parte da máquina húmida com esta solução durante cerca de cinco minutos.
5. Pegue um pano macio para terminar secando a borracha.

Manutenção preventiva e limpeza regular: segredos para sua máquina de lavar funcionar bem sempre!

Aqui em Portugal, a água conhecida como água “dura” (com elevada presença de calcário), torna necessário verificar tubos regulares e utilizar pellets anti-calcário, se necessário, para manter os oleodutos livres de depósitos minerais.

A manutenção da máquina deve ser feita com uma limpeza interna que vise aceder ao filtro de anilha, além de lavar os recantos que acumulam sujidade, lodo e calcário.

Dependendo do volume de roupa que lava semanalmente, a frequência necessária de uma limpeza de manutenção será diferente. Se bater em duas máquinas por semana, deve fazer o procedimento uma vez por mês. Mas se fizer poucas lavagens, faça limpeza interna uma vez a cada dois meses.

Para isso, você pode sempre contar com nossa equipa. Nós da ReparaçãoSegura somos especialistas na reparação da sua máquina de lavar roupa. Resolvemos seu problema em apenas 48h. Além disso, nossos técnicos são especializados em reparações das maiores marcas mundiais e mais do que nunca, a reparação te ajuda a poupar e preservar o ambiente em que vivemos.

Em nosso blog, estamos sempre abordando problemas que você pode ter com seus eletrodomésticos e você pode conferir mais clicando aqui. Nosso serviço está disponível em todo o território nacional, basta entrar em contato conosco clicando no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!