217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Quanto consome uma máquina de lavar roupa?

22 Setembro 2021

Sempre que podemos falar aqui no blog da ReparaçãoSegura sobre a adoção de hábitos sustentáveis e que visam proteger e cuidar do meio ambiente, bem como a preservação dos recursos naturais, poupar água e energia, reduzir o lixo, etc. Além de cuidarmos do planeta em que vivemos, também nos ajuda a poupar as nossas poupanças.

Já parou para pensar no quanto determinados aparelhos consomem energia e quanto pesa no seu bolso? Um bom exemplo é a máquina de lavar. Aqueles que têm famílias mais numerosas ou usam o dispositivo muito podem sentir o peso no bolso quando a fatura chega! Por isso, neste artigo dar-lhe-emos algumas dicas práticas para otimizar o uso do seu aparelho e economizar o máximo possível!

Consumo de água máquina de lavar roupa

Tipicamente, a potência das máquinas de lavar roupa situa-se entre 400 e 800 watts. Assim, o consumo de um ciclo completo de lavagem é de cerca de 0,35 a 0,70 kWh (e último, em média, 1h10).

Agora que conhece o consumo de energia da máquina de lavar, vamos lidar com outro consumo tão importante como este: o da água. Afinal de contas, também tem um impacto não só nas nossas finanças, mas também no ambiente.

Aqui, vale a pena referir que a máquina de lavar roupa de consumo de água varia de máquina de lavar para lavar. Ver:

  • Lavadoras de até 10 kg: cerca de 82 a 135 litros de água por ciclo;
  • Lavadoras de 11 a 12 kg: média de 82 a 168 litros por ciclo;
  • Lavadoras até 17 kg: média de 98 a 197 litros.

Confira algumas dicas para reduzir o consumo de máquina de lavar:

  • Optar por água quente para o processo de lavagem aumenta o consumo do equipamento. Prefere usar água fria;
  • Não utilize mais sabão e amaciador do que o necessário. Utilize a dose adequada para que a máquina não tenha de se esforçar mais do que o necessário para enxaguar e ainda conservar as suas roupas de danos;
  • Sempre que possível, reuse a água de enxaguamento para lavar as zonas externas, por exemplo.

Consumo da máquina de lavar: quanto custa para você?

O consumo da máquina de lavar roupa e quase todos os aparelhos é medido em kilowatt-hora (kWh). Assim, o valor final do consumo dependerá do quanto o seu dispositivo consome por hora. Alguns aparelhos, como um liquidificador de micro-ondas ou secadores de cabelo, dificilmente estão ligados durante este período. Outros, como o frigorífico, por exemplo, acabam por ter de ficar ligados 24 horas por dia.

Se quiser calcular como isso influencia a sua fatura de energia, basta ver qual é o poder da sua máquina de lavar roupa. Em alguns modelos esta especificação já é revertida em valores. Calcule proporcionalmente este valor pelo tempo em horas por mês e compare com o valor do kilowatt. Este preço pode variar dependendo da região em que vive e da classificação energética da sua casa.

Máquina de lavar com economia de energia: aqui está o que você pode fazer

Uma das principais dicas e que faz uma enorme diferença na poupança de energia, é lavar sempre o máximo de peças de roupa possível (sempre mantendo um olho na borda da sua máquina de lavar). Em vez de recorrer à máquina com demasiada frequência, tente reunir uma grande quantidade de peças sujas (o suficiente para encher a máquina) para lavá-las juntas, está bem?

Lembre-se também de não utilizar ciclos demasiado longos sem necessidade. O segredo para evitar o desarmamento de energia e água é lavar todos os tipos de roupa da maneira certa. Algumas roupas realmente precisam de ciclos mais longos e uma lavagem mais intensa. Outros tipos de vestuário e tecidos são limpos com ciclos mais curtos e rápidos. Então, antes de começar o processo de lavagem, separe as roupas que são muito sujas daqueles que são menos sujos e lavá-los separadamente utilizando os ciclos corretos.

Sempre que possível, desista do modo de secagem da sua máquina de lavar roupa. Esta é uma excelente função que nos ajuda a poupar tempo especialmente em dias em que o sol não parece nos dar aquela mãozinha na roupa de secagem. No entanto, para poupar energia, é melhor dar prioridade aos métodos de secagem natural e utilizar o modo de secagem apenas quando é essencial.

Agora que sabe como manter um olho no consumo de energia e água da sua máquina de lavar roupa, também pode notar quando algo não está a funcionar como deveria. Nestes casos, pode sempre contar com a ReparaçãoSegura. Resolvemos o seu problema (sempre com peças originais) até 48h, porque temos uma equipa certificada especializada na reparação de máquinas de lavar roupa que podem salvá-lo de problemas em qualquer parte do país. Basta ir para o formulário e marcar a sua consulta agora.