217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Porque a máquina de lavar roupa não arranca?

28 Maio 2021

Até ao outro dia, estavas a usar a tua máquina normalmente e de repente já não se liga. Este problema é mais comum do que pensa e pode apanhar qualquer um de surpresa, acabando com os planos para lavar a roupa.

Além de atrasar as tarefas domésticas, continua a existir uma preocupação: posso resolver este problema sozinho? Será que o conserta? Preciso comprar outra máquina? Há muitas questões que surgem neste momento. É muito chato ter de lidar com isto, não?

Este problema pode aparecer das seguintes formas:

  • Quando liga a máquina, nota-se que as luzes se acendem, mas a máquina não se enche e, portanto, também não começa a lavar roupa.
  • Também pode acontecer que a máquina de lavar está apenas a piscar os indicadores e nada acontece.
  • Finalmente, podes por acaso ligar a máquina e ela nem sequer dar um sinal de vida.

Se estás a passar por isto e a tua máquina de lavar não arranca, não te preocupes. Definimos aqui algumas das razões mais comuns para este tipo de problema e talvez este artigo o ajude. Continua a ler!

Máquina de lavar roupa não arranca: identificando o problema

Antes de começar a procurar a origem do seu problema com a máquina de lavar roupa, certifique-se de que a tomada está ligada, porque por mais simples que seja, muitas vezes esquecemos de verificar isto. Verifique se há problemas com os fios, o conector da máquina, a tomada e os interruptores relacionados. Procure fusíveis queimados ou até mesmo um curto-circuito no painel principal.

Verifique também os cabos que ligam a sua máquina de lavar roupa à alimentação, porque se for utilizada descuidadamente, o mesmo pode falhar, normalmente por desgaste. Se tudo estiver certo e a máquina de lavar ainda não estiver a funcionar, prima o botão para reiniciá-la (se a máquina tiver uma).

Então verifique se a eletricidade está disponível. Para isso, pode ligar qualquer aparelho elétrico e verificar se funciona normalmente. Se estiver a funcionar, a máquina de lavar roupa está então ligada à rede, mas ainda não arranca, por isso é hora de começar a procurar outros problemas que possam estar a causar esta dor de cabeça.

Tampa/porta mal fechada ou defeituosa

Em todas as máquinas de lavar roupa, existe uma peça que, mesmo sendo muito pequena, quando há problemas pode atrapalhar todo o funcionamento do aparelho, fazendo com que a máquina se ligue, acenda as luzes, mas não inicie o processo. Este é o interruptor da tampa. É um dispositivo de segurança que evita acidentes durante a centrifugação e outros passos de lavagem que podem ocorrer se a tampa da máquina de lavar estiver aberta. Este interruptor é a parte responsável por impedir que a máquina funcione sempre que abre a tampa da máquina de lavar. Na maioria das máquinas, o LED acende-se, normalmente piscando, mas não permite alterações nos programas de lavagem e não permite que a máquina inicie o processo de lavagem. Neste caso, o problema pode ser tanto o facto de a sua máquina não estar a fechar corretamente quanto de o interruptor estar defeituoso.

Haste da microchave torta ou quebrada

A haste microchave é uma parte metálica que, como diz o nome, aciona a microtecla. Esta parte é responsável por iniciar ou parar o funcionamento da sua máquina de lavar. Esta é uma das questões que só podem ser identificadas e resolvidas com a ajuda de apoio técnico.

Placas de interface e potência queimadas

Essenciais para o funcionamento da sua máquina de lavar, essas duas placas funcionam entre elas, ou seja, uma depende da outra e por isso, interagem entre si. A placa de interface é responsável por dar os comandos de funcionamento para a placa de alimentação. A placa de alimentação é responsável por executar esses mesmos comandos. Pode acontecer de uma delas apresentar defeitos ou as duas apresentarem ao mesmo tempo. Em qualquer um desses casos, um técnico especializado deve fazer o reparo.

Problemas no enchimento

Também é importante lembrar se as torneiras da sua casa estão a receber água e, assim, pode alimentar a máquina. É uma causa bastante comum para a máquina de lavar não arrancar. Também pode verificar se a entrada de água não está obstruída, uma vez que os filtros podem ser obstruídos facilmente. Lembre-se de ver se as mangueiras estão esticadas, sem curvas ou rachadas, pois esta dificulta o funcionamento.

Para testar, pode premir o botão de poupança de água (se a máquina o tiver). A água pode não circular pelo filtro se o cesto não estiver cheio e este botão for premido.

A temperatura incorreta da água também pode dificultar o funcionamento, uma vez que pode provocar um sobreaquecimento. Para tal, verifique se o botão relacionado com a temperatura está corretamente montado.

Verifiquei tudo e mesmo assim minha máquina de lavar roupas não arranca! E agora?

Se verificou todos os pontos que citamos neste artigo e ainda assim a sua máquina de lavar não arranca, talvez o problema possa ser mais sério do que se pensa. Então é hora de chamar um técnico especializado em reparação de máquinas de lavar.

Para isso, pode contar com a equipa técnica de ReparaçãoSegura. Servimos em todo o território nacional e resolvemos o seu problema até às 48h, sempre com peças originais. Os nossos técnicos estão certificados e prontos para ajudá-lo a não cultivar problemas em casa! Clique no banner abaixo e agende a sua visita!