217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Símbolos lavagem: guia prático para o significado

8 Abril 2022

Uma máquina de lavar hoje em dia é mesmo um adianto para quem está sempre a correr contra o tempo. Além da facilidade para limpar as suas roupas, muitas máquinas hoje contam com funções que podem otimizar o seu dia a dia, ajudando também a limpar tapetes, edredões, roupas com sujeira pesada, roupas delicadas, roupas de bebé e muito mais.

Entretanto, com todas as funcionalidades oferecidas, é possível que surjam dúvidas na hora de usar a sua máquina de lavar. Se você quer entender mais sobre símbolo de lavagem de roupa e qual o símbolo da máquina de secar roupa continue lendo esse artigo que nós da Reparação Segura preparamos para si.

Todos os símbolos da lavagem

É quase impossível não ficar no caminho de tentar entender todos os símbolos da máquina de lavar e da roupa. São desenhos de todos os tipos e cores e que nem sempre fazem sentido à primeira vista. No aparelho, cada símbolo representa uma funcionalidade ou informação importante. Nas etiquetas de roupa, podem instruir sobre o cuidado no momento da lavagem, quais os produtos que podem ou não ser usados e como secar.

Embora pareçam complicados, saber interpretar estes símbolos da roupa é muito importante, porque a maioria deles tem um significado universal. Por isso, criámos um guia com todos os símbolos da lavagem para que não restem mais dúvidas. Vamos, vamos.

Quando os símbolos da máquina de lavar se referem aos tipos de roupa?

Em primeiro lugar, é importante analisar quais os símbolos que aparecem na sua máquina de lavar. Podem indicar os tipos de tecido que podem ser lavados, os modos de lavagem de acordo com cada tecido, a temperatura que deve ser utilizada e muito mais. Por exemplo, que símbolo da secadora ou máquina de lavar significa algo: quando há um símbolo de vestido pode referir-se a tecidos delicados, um par de calças refere-se a tecidos de ganga, uma flor a tecidos de algodão, um espeto refere-se a roupas de lã, uma camisa branca para roupas brancas, uma camisa preta para roupas pretas. Na roupa, deve prestar atenção aos símbolos de lavagem. São:

  • Balde meio cheio – indica que a roupa deve ser lavada à mão ou na máquina;
  • Balde meio cheio com um número – indica a temperatura máxima da água que deve ser usada na roupa;
  • Balde meio cheio com risco embaixo – a centrifugação deve ser reduzida;
  • Balde com uma mão – a peça deve ser lavada somente à mão;
  • Balde com um X – significa que é proibido lavar à água.

simbolos lavagem

Com roupas que devem ser lavadas a seco é necessário ter cuidado extra com símbolos na etiqueta de lavagem:

  • A – é permitido usar todos os solventes;
  • P – é permitido usar hidrocarboneto ou percloroetileno;
  • F – é permitido usar hidrocarboneto;
  • Círculo em branco – Restrição ao uso de água, temperatura e/ou centrifugação;
  • Círculo em branco com um X – Não lavar a seco.

simbolos lavagem

Lavagens à máquina: sempre olhe para os rótulos

Existem muitos tipos de sabonete de máquina de lavar roupa, seja em pó, líquido, concentrado, específico para roupas coloridas, pretas ou brancas, para roupas delicadas e roupas de bebé e a escolha correta varia de acordo com a sua necessidade. No entanto, quando falamos de lixívia, é preciso prestar atenção. Há poucos tecidos que podem entrar em contacto com este químico sem correr o risco de ficar manchado. Para evitar acidentes, preste muita atenção a estes símbolos:

  • Triângulo com X – Não utilize lixívia à base de cloro;
  • Triângulo com CL – Permitiu o uso de cloro.

simbolos lavagem

Ao utilizar a máquina de secadora, deve também ser tomado o cuidado e seguir as instruções. Deve-se observar bem o tipo de tecido e quais as indicações que constam na etiqueta, pois, em contato com o calor, alguns tecidos podem diminuir e outros podem ser até danificados. Os símbolos que indicam estes pontos são:

  • Quadrado com círculo e um ponto – deve ser usada a temperatura mínima;
  • Quadrado com um círculo e dois pontos – pode ser usado na temperatura máxima;
  • Quadrado com um círculo e um X – não deve ser utilizado na secadora;
  • Quadrado com uma linha de roupa – deve ser pendurado seco;
  • Quadrado com três linhas verticais – deve ser pendurado seco sem torcer;
  • Quadrado com uma linha horizontal – seque horizontalmente sem torcer.

simbolos lavagem

Como ler os símbolos nas etiquetas?

Seguindo as instruções que apresentamos neste artigo, é fácil saber ler os rótulos da roupa e garantir sempre a melhor lavagem para as suas peças, além de uma maior durabilidade e menos problemas com o seu dispositivo.

Lembre-se de que sempre que notar algum ruído ou problema no funcionamento da sua máquina de lavar roupa pode contar com a nossa equipa para o ajudar. Dispomos de uma equipa de especialistas em reparação de máquinas de lavar roupa que atendem todo o país, sempre com peças originais. Resolveremos o seu problema dentro de 48 horas! Clique no banner abaixo e faça uma marcação preenchendo o formulário ou pelo telefone.