217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como higienizar máquina de lavar roupa?

11 Julho 2021

Os aparelhos fazem toda a diferença na nossa rotina e hoje pode ser considerado essencial para o bom funcionamento de uma casa! Uma das mais amadas é a máquina de lavar. Mas por mais que seja usado para lavar roupa, não significa que esteja sempre limpo!

Se colocar a roupa para lavar e, quando retirar da máquina de lavar, as roupas estão cheias de bolas, pelos e até cabelos, isto pode ser um sinal de que o aparelho está sujo e precisa de uma boa limpeza.

É comum algumas pessoas exagerarem no uso de detergente em pó acreditando que assim as roupas estarão mais limpas e até mesmo no uso do amaciador! Os restos destes produtos acumulam-se no tambor da porta de borracha vedante e noutras áreas da sua máquina de lavar roupa, criando crostas e sujando a roupa.

Para evitar este tipo de problema, deve desinfetar o seu aparelho pelo menos uma vez por mês. A pensar nisso, vamos ensinar-te a higienizar a máquina de lavar neste artigo! Verifique:

Métodos para limpar uma máquina de lavar roupas

Como dissemos anteriormente, é muito importante limpá-la uma vez a cada mês para evitar que ela suje a roupa durante a lavagem ou a apresentação de problemas futuros no seu funcionamento.

Para limpar eficazmente a sua máquina, é ideal utilizar uma lixívia. Algumas pessoas também gostam de usar vinagre devido às suas capacidades de limpeza e é menos abrasivo, por isso limpa o equipamento sem deixar manchas e cheiros.

Antes de começar a limpar a sua máquina, retire todas as peças soltas, tais como as gavetas que armazenam o sabão, o amaciador e a tampa. Estas peças podem ser com resíduos de sabão e outras sujidades. Por isso, é importante que sejam lavados com uma esponja macia, não abrasivo, e com a utilização de um detergente neutro. Por fim, basta aplicar um pano embebido em vinagre e depois secar com um pano macio.

Há também um filtro que serve para reter cabelos e outros resíduos. Também precisa de ser limpo, mas não precisa de utilizar quaisquer produtos. Basta enxaguar com água corrente. Utilize uma escova para remover as sujidades mais agarradas, caso seja necessário.

Limpando o exterior da sua máquina de lavar

Humidifique um pano macio com água morna e detergente ou até mesmo vinagre. Passe-o por todo o exterior da máquina de lavar roupa, sempre regando-o mais quando sentir que é necessário. Com outro pano humidificado apenas com água, limpe a região exterior da máquina de lavar roupa e pronto, já está!

Limpando a sua máquina de lavar por dentro

Com a máquina vazia, coloque 500ml de lixívia ou vinagre no tambor, escolha a opção de lavagem pesada/muito suja e deixe a máquina completar o ciclo de lavagem. Se preferir, no mercado encontrará um produto específico chamado limpador de máquinas e basta seguir as instruções de uso!

Porque desinfetar uma máquina de lavar roupas?

A limpeza da máquina de lavar roupa deve ser feita periodicamente para que a sua roupa não saia da lavagem com manchas brancas de sabão acumulado ou cheia de pelos e sujidades indesejadas antes de colocar a linha de roupa para roupa.

A desinfeção da sua máquina de lavar roupa também ajuda a preservar o seu aparelho, uma vez que evita a formação de calcário e reduz o risco de problemas no seu aparelho.

Além disso, em tempos de pandemia, a higiene nunca é demais, não é?

Os melhores produtos para desinfetar uma máquina de lavar roupa

Alguns produtos podem ajudá-lo muito nesta missão! E o melhor é que os melhores produtos para higienizar uma máquina de lavar você provavelmente já tem em casa.

O vinagre é um aliado e tanto na hora limpeza pois tem uma substância que pode remover a gordura, dar brilho, eliminar odores e desinfetar. Junto ao bicarbonato de sódio, os dois formam uma poderosa mistura de limpeza!

Já a lixívia é um dos produtos de limpeza mais eficientes. Isso porque ela elimina bactérias, desinfeta e acaba com odores desagradáveis. No entanto, deve ser usado com cuidado pois é um produto tóxico e altamente corrosivo. Portanto, nunca a use sem diluir.

Se mesmo seguindo tudo isto passo a passo como higienizar a máquina de lavar roupa, as suas roupas estão a sair da máquina com sujidade e manchas, talvez seja altura de procurar ajuda com um técnico especializado na reparação de máquinas de lavar!

Aqui na ReparaçãoSegura servimos em todo o país, sempre com uma rede de técnicos especializados e certificados que só funcionam com peças originais em caso de substituição, por exemplo. Além disso, resolvemos o seu problema em apenas 48 horas!

Por isso, não continues a cultivar problemas na tua casa! Basta clicar no banner abaixo e fazer a sua marcação!