217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Preciso de conselhos sobre como limpar o forno!

17 Fevereiro 2021

Para quem gosta de cozinhar, ter um forno em casa é essencial. O aparelho ajuda, e muito, na preparação de deliciosas receitas e é um verdadeiro substituto para versões assadas de iguarias que normalmente são fritas. Os modelos no mercado são numerosos e hoje em dia são facilmente encontrados opções de forno interno.

Em geral, seja elétrico ou a gás, ter um forno em casa pode ser uma grande vantagem; no entanto, por estar em constante contacto com a gordura num espaço com pouca ventilação, geralmente requer trabalho no momento da limpeza. A acumulação de resíduos, ao longo do tempo, tende a prejudicar o bom funcionamento e até a durabilidade do aparelho.

Com isso em mente, fizemos passo a passo com dicas que podem ajudar muito na tarefa. Descubra abaixo como limpar o forno sem dramas.

Aprenda a limpar o forno de forma eficaz

Antes de começar, proteja o chão debaixo do fogão com um pano ou jornal. Se estiver muito quente, aguarde até que possa tocar a mão com segurança e retire as prateleiras para mais espaço para limpá-la. Dito isto, vamos!

Remoção de sujidade

Aqueça ligeiramente o forno, desligue e retire o excesso de gordura e detritos com um pano húmido ou uma esponja embebida em água com detergente ou sabão suave. Enxague a esponja, limpe novamente e limpe um pano húmido.

Nunca raspe o fogão com esponjas de aço, facas ou materiais afiados e nunca utilize abrasivos, sprays e qualquer outro produto que contenha refrigerante cáustico para limpar o interior do forno. Estas substâncias são tóxicas e deixam resíduos nocivos para a saúde.

Se o seu fogão tiver uma camada mais grossa de gordura, use removedores de gordura específicos ou prepare uma solução de bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa (sopa) para cada litro de água).

Aplique o produto por todo o interior do forno, deixe agir com o forno ligado durante uma hora, desligue e, quando estiver quente, limpe um pano húmido para remover a sujidade.

Para lavar o vidro interno do forno, utilize uma esponja com detergente. Enxague com água quente e limpe um pano seco. No vidro exterior, limpe um pano húmido com um limpador de vidro e seque com papel absorvente.

As grades

Para as grelhas do forno, pulverize vinagre branco e deixe agir durante pelo menos 30 minutos. Para remover os resíduos queimados, utilize uma esponja com detergente. Em seguida, enxague em água corrente e seque com um pano ou deixe secar ao sol. Para iluminar as grelhas, com o fogão desligado, limpe um pano húmido com álcool e deixe-o evaporar completamente antes de ligar o forno.

Pode preparar uma mistura com 50cl de água quente, um pouco de bicarbonato de sódio, 1/2 chávena de vinagre branco e gotas de limão e depois de deixar os bicos, grelhadores e queimadores em contacto e encharcar-se com a mistura durante 5 minutos. Esfregue-os com palha de aço e seque com toalha de papel.

Mau cheiro

Se tiver derramado algo durante a cozedura e estiver a cheirar queimado, espalhe um pouco de sal e, depois de frio, limpe normalmente. Outra opção é passar um pano húmido com um pouco de vinagre ou sumo de limão nas grelhas e laterais do forno.

Forno auto-limpante

Eis um mistério: certifique-se apenas de que está fechado e seguro pelo bloqueio de segurança e desencadeie a função de autolimpeza. É muito importante que não seja aberto antes do tempo pré-determinado, por isso certifique-se de que ninguém precisará de o utilizar nesse período — pode chegar às 6 horas!

Quando terminar a limpeza do forno, retire as cinzas que caíram no fundo do aparelho e passe um pano húmido para remover a pequena esquerda que não saiu. Simples, não é?

Como manter o forno limpo e higienizado?

Agora que sabe como limpar o forno do fogão e como limpar o forno elétrico sem dor de cabeça, que tal preservar esse brilho agradável e cheirar por mais tempo? Para isso, basta higienizá-lo sempre que terminar de preparar as suas refeições. Basta esperar que o aparelho arrefeça e siga as dicas anteriores.

Pensando que, ao contrário do fogão, a parte de baixo é menos usada ao longo da semana, por isso é mais fácil mantê-lo. Além disso, manter o forno higienizado ajuda a preservar a sua durabilidade e também identificar se há algum problema no seu aparelho.

Mas se já está em apuros, não se preocupe. A maioria das reparações no forno são simples e rápidas de resolver. Se estiver disposto a descobrir a causa do mau funcionamento em casa e sozinho, tenha sempre muito cuidado ao manusear o seu forno.

O que para alguns é muito simples, para outros é um verdadeiro desafio. É por isso que a ReparaçãoSegura está sempre à sua disposição para ajudar a resolver quaisquer imprevistos em sua casa, incluindo fazer reparações no seu forno a gás ou elétrico.

Marque a sua marcação enviando-nos os seus dados ou ligando para o nosso call center. Estamos presentes em todo o Portugal, com técnicos especializados e certificados que só funcionam com peças originais e que podem resolver o seu problema em 48h. Clique no banner abaixo e solicite uma visita!