217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Símbolos forno elétrico: guia prático para o significado

31 Maio 2022

Dificilmente o forno elétrico deixará de ser o eletrodoméstico preferido das pessoas que adoram preparar jantares e se arriscar na cozinha. Versátil, ele permite que você prepare os mais variados pratos doces e salgados, que vão desde tortas e sobremesas até assados e grelhados para o jantar e o que mais a imaginação mandar.

Hoje em dia, é comum que surjam dúvidas acerca do funcionamento de um forno elétrico, pois junto com a tecnologia eles também evoluíram bastante e têm diversas funções.

Neste artigo, reunimos os principais símbolos que aparecem nos fornos para te ajudar em como utilizar forno elétrico. Continue a ler!

Os símbolos de forno mais comuns

Se também se tem questionado sobre o que significam os símbolos do forno e qual a melhor forma de assar ou grelhar os seus pratos, saiba que a maioria das funções do forno e dos seus símbolos são universais.

Isto significa que a maioria dos símbolos segue um desenho padrão que facilita a identificação. Estes símbolos estarão no painel de controlo central do seu forno.

Marcas como Whirlpool, Indesit e Hotpoint Ariston podem apresentar alguns símbolos diferentes, pois podem ter funções que a maioria dos fornos comuns não têm.

Em todo o caso, é fundamental que compreenda o que cada um representa para cozinhar de forma mais económica e adequada, de acordo com o tipo de prato preparado. Conheça os principais símbolos do forno:

Os símbolos do forno Whirlpool

Os fornos elétricos Whirlpool utilizam símbolos universais para cada função. Os símbolos mais comuns que serão mais utilizados são aqueles que se relacionam com a preparação específica de um prato, como a função gratinado ou assar lentamente um prato, tais como:

Traço inferior com ventilador: a linha no símbolo significa onde o calor será produzido e a ventoinha significa que a ventoinha será ligada durante o funcionamento. Esta opção é excelente para não secar a parte superior e manter a cozedura da base para a parte superior. É uma ótima opção para preparar quiches, tortas, bolos, pizzas crocantes e muito mais.

simbolos forno eletrico

Traço inferior e superior com ventilador: o seu significado é o mesmo que o símbolo falado anteriormente. No entanto, nesta opção, o calor também vem de cima, sendo ideal para gratinamento e tostado.

Ventilador: se você também já perguntou para que serve o ventilador do forno, saiba que sempre que vir este símbolo sozinho ou acompanhado por outros indicadores, significa que a ventoinha do forno estará acesa. Sua função é excelente para preparar pratos que requerem um assado uniforme e para acelerar a cozedura dos pratos, uma vez que faz o calor circular melhor no interior.

simbolos forno eletrico

Os símbolos do forno Hotpoint Ariston

Os fornos elétricos Hotpoint-Ariston também seguem o padrão universal de símbolos e também são fáceis de interpretar e usar. Por exemplo:

Lâmpada: um dos símbolos mais comuns e que pode ser encontrado na maioria dos fornos é a lâmpada. Muitos fornos ligam automaticamente a iluminação interna quando prepara um prato. No entanto, nem todos têm esta função e por isso pode ser necessário ligar a lâmpada à peça através do botão com o símbolo de uma lâmpada. Noutros botões que a lâmpada aparece ao lado de outros símbolos, pode ser ligada a outras funções.

simbolos forno eletrico

Degelo: geralmente representado por um floco de neve, esta não é uma função, pois é tudo fornos, porque hoje pode ser substituído por micro-ondas. O que esta função permite é ligar a ventoinha para dentro sem gerar calor. Desta forma, a comida assa lentamente e uniformemente.

Os símbolos do forno Indesit

Além dos símbolos que já aqui exibimos, os símbolos do forno elétrico Indesit também podem aparecer em diferentes contextos devido a funções únicas, por exemplo. Alguns símbolos comuns são:

Grill completo: quando houver duas linhas ziguezagues no símbolo do forno, saiba que se refere ao funcionamento completo da grelha. Noutros casos, o símbolo pode ter apenas uma linha ziguezague, indicando que apenas uma parte da grelha está acesa. Esta função é ótima para quando você precisa grelhar bifes e alimentos chatos, como lasanha e tortas.

Vale lembrar que todos os símbolos que foram citados aqui podem aparecer ligados uns aos outros representando outras funções. Sempre que houver dúvidas, consulte também o manual do fabricante do seu aparelho, pois há uma sessão dedicada a explicar corretamente como se utiliza cada um dos símbolos do forno elétrico.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre os símbolos do forno elétrico ou se tiver problemas com o seu aparelho em casa, contacte-nos e agende uma visita. A nossa equipa tem técnicos especializados em reparação de fornos e resolve o seu problema dentro de 48 horas, independentemente de onde esteja. Clique no banner abaixo e saiba mais!