217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Forno ventilado: as vantagens

30 Novembro 2021

Seja para quem gosta de cozinhar e arriscar novas receitas ou para aqueles que são mais práticos e preferem cozinhar apenas o básico para si mesmo, o forno é bastante um aliado na cozinha. Permite a preparação dos mais variados pratos, independentemente do tamanho e complexidade dos mesmos.

Por esta razão, escolher o forno ideal para si pode não ser a tarefa mais fácil mesmo que entenda que é o sujeito. Hoje em dia existem muitos tamanhos de modelos e características oferecidas em fornos.

No artigo de hoje falaremos de um modelo que conquistou cada vez mais pessoas devido à sua praticidade e ao seu sistema que permite a cozedura dos alimentos de uma forma mais uniforme e até profissional: o forno eléctrico ventilado.

Preparámos este artigo para que possa compreender como funciona e poder decidir ao comprar um forno se ele satisfaz todas as suas necessidades. Continua a ler!

Como funciona o forno ventilado

Antes de decidir comprar um forno ventilado, é importante que compreenda em pormenor como este aparelho funciona. A principal vantagem deste forno em comparação com outros modelos é que ele pode cozinhar os alimentos uniformemente graças ao seu sistema de ventilação. Se você já se perguntou para que serve o ventilador do forno, aqui temos a explicação: ao contrário dos modelos estáticos que distribuem calor nas laterais ou verticalmente, este modelo tem um fluxo de ar que espalha calor dentro do forno.

Embora pareça tola, esta diferença influencia diretamente a forma como os alimentos são cozinhados. O forno ventilado cozinha os alimentos de forma mais rápida e homogénea, o que garante que permanecem húmidos no interior, enquanto o forno estático cozinha os alimentos mais devagar e os torna mais secos e bem gastos.

Além disso, o forno ventilado pode ser uma excelente opção para você que normalmente cozinha mais do que um prato de cada vez, já que devido ao seu sistema de ventilação o calor é distribuído igualmente em todo o forno. Isto é: você pode preparar uma lasanha e um frango assado, assar um bacalhau e algumas batatas ao mesmo tempo e qualquer outra coisa que lhe interesse! Isto ajuda a poupar tempo e eletricidade. O forno ventilado é perfeito para alimentos que são crocantes por fora e macios por dentro.

Portanto, uma pequena diferença de temperatura também pode ocorrer. À medida que o calor se espalha melhor dentro do programa do forno, programe-o pelo menos 20°C acima do indicado na preparação dos alimentos.

Os tipos de forno ventilado

Agora que sabe como funciona um forno ventilado, é hora de conhecer os tipos existentes e quais os critérios que devem ser tidos em conta na escolha do melhor dispositivo para si.

Como qualquer outro aparelho, é necessário que antes da compra saiba quanto espaço tem para o instalar e qual a tensão da rede elétrica da sua residência para que escolha a capacidade e o modelo que melhor lhe convém.

Se tem o hábito de cozinhar diariamente e gosta de preparar diferentes pratos na cozinha, pode ser interessante investir num modelo com mais funções e programas que possam facilitar o seu dia a dia e permitir a preparação de pratos mais complexos. Escolha também um forno com maior capacidade, pois permitir-lhe-á preparar mais do que um prato ao mesmo tempo sem ter de gastar mais tempo e eletricidade para ele. Se você não fizer tal ponto de cozedura em casa e raramente precisar de usar um forno, um modelo menor e simples pode se adequar bem a você.

O forno ventilado tem várias vantagens e é perfeito para você que procura preparar bolos e grelhar carnes e legumes. Devido ao seu sistema de ventilação, os alimentos permanecem húmidos e macios por dentro e crocantes por fora. Escolha um modelo que te permita usar tambem a grelha de ventilação no forno, pois, dessa forma, consegues preparar uma variedade ainda maior de alimentos. O mais importante é fazer uma boa escolha: um dispositivo que atenda às suas necessidades, não lhe traz grandes despesas com gás ou energia e não o deixa na mão quando mais precisa.

Mas se isto já está a acontecer com o teu dispositivo atual, não te preocupes. Estas coisas acontecem muitas vezes e não significam necessariamente que o dispositivo é mau. Pode ser apenas uma manutenção preventiva que não tenha sido realizada ou alguma peça dentro dela que não esteja a funcionar como deveria.

Nestes momentos, pode sempre contar conosco da Reparação Segura. Dispomos de uma equipa de técnicos certificados, treinados e especialistas em reparação de fornos para resolver o seu problema dentro de 48 horas, independentemente de onde esteja. Atendemos em todo o país! Basta clicar no banner abaixo e fazer a sua marcação!