217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como testar termostato de forno elétrico

28 Novembro 2021

Como dizemos aqui, o forno elétrico é um dispositivo que agiliza e torna a vida moderna muito mais fácil. Hoje em dia existem inúmeros tipos e modelos, com funções que facilitam a vida a qualquer pessoa na cozinha, desde a pessoa que usa o aparelho apenas para aquecer refeições até mesmo aqueles que gostam de correr riscos e preparar pratos na cozinha.

Precisamente por ser um dispositivo tão prático então utilizado no dia a dia, imagine que dar problemas já pode ser uma causa de estresse para muitas pessoas. Muitas vezes não temos noção técnica para resolver o problema sozinhos e nem sabemos onde começar a analisar e pedir ajuda quando o mau funcionamento aparece.

Um dos problemas mais comuns surge quando o termóstato do forno deixa de funcionar ou não funciona corretamente. Embora esta seja uma palavra comum, muitas pessoas não fazem ideia do que significa porque também está associada a vários outros dispositivos e pode gerar confusão. Basicamente, a função do termóstato é controlar o calor. Saber isto é fácil de entender porque qualquer avaria nesta peça pode causar uma enorme dor de cabeça.

Por isso, neste artigo vamos explicar-lhe como funciona o termóstato do forno elétrico e como testar o termóstato do forno elétrico para que nestes casos não fique de fora sem saber como resolver.

Qual é o termostato do forno elétrico?

Apesar de ser uma palavra conhecida, poucas pessoas realmente entendem o que é um termostato. Isto porque esta peça está ligada à parte mais técnica da compreensão sobre os aparelhos e, portanto, só recebe a devida atenção quando algo de mau acontece.

A sua função varia de acordo com o aparelho. Está presente em frigoríficos, fornos de aquecimento, congeladores e outros aparelhos e atua de formas diferentes, mas sempre com o mesmo objetivo: controlar o aquecimento dos aparelhos.

O termóstato do forno elétrico está normalmente localizado na parte de trás do forno elétrico e quando não está a funcionar corretamente, podem ocorrer vários problemas. No caso dos fornos elétricos, um termóstato defeituoso pode desregulamentar todo o funcionamento do forno e evitar que o forno atinja a temperatura correta, queimando alimentos ou nem mesmo aquecendo.

Em todo o caso, não recomendamos que tente trocar, remover ou configurar o termóstato por si mesmo. Além do risco de lesão, existe ainda a possibilidade de não resolver o problema! Então não se arrisque!

Como funciona o termostato de forno elétrico

Os termostatos de forno elétrico são compostos por duas partes principais: os sensores, que identificam a variação térmica, e os reguladores, que corrigem os desvios de temperatura fazendo com que ela seja estável.

Podem estar presentes tanto em sistemas de aquecimento, como no caso de fornos e aquecedores, bem como em sistemas de arrefecimento como o frigorífico e a arca congeladora.

Os termostatos estão planeados e programados para controlar a temperatura do forno de forma automática. Portanto, sem que funcione corretamente, corre-se o risco de:

  • O forno não liga;
  • O forno não funciona corretamente;
  • O forno não aquece;
  • O forno aquece mais do que deveria.

Agora que sabe exatamente como funciona o termóstato do forno, vamos descobrir como avaliar se está avariado.

Como saber se o termostato do forno elétrico está quebrado

Se o termóstato do seu forno elétrico estiver a sofrer algum defeito ou problema de funcionamento, certamente notará. Pode ocorrer do forno para não regular corretamente a temperatura, não estabilizar a temperatura e nem sequer aquecer.

Se quiser saber como testar o termóstato do forno elétrico, saiba que esta é uma tarefa que pode requerer algum conhecimento técnico. Se não se sentir seguro para isso, o melhor é usar a ajuda de um técnico, afinal, trabalhar com eletricidade e calor pode sempre ser perigoso não só para si mas para sua morada!

Se o termóstato do forno estiver em apuros, o mais comum é que o forno não aqueça. Em alguns casos, pode não acender nem acender indicadores de calor.

Seja como for, é sempre bom poder contar com um técnico da sua confiança tanto para realizar uma manutenção preventiva de forma a evitar problemas como este ou outras partes do dispositivo, bem como para ajudá-lo a resolver quando um problema acontece.

Aqui na Reparação Segura tem o seu problema resolvido dentro de 48 horas, independentemente da parte do país em que se encontre. Nossa equipe técnica é certificada e especializada em reparação de fornos elétricos e trabalha sempre com peças originais. Basta clicar no banner abaixo e fazer a sua marcação!