217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Consumo do forno elétrico: tudo que você precisa saber

24 Setembro 2021

Aqui no Blog da Reparação Segura falamos sempre sobre a importância de poupar tanto os recursos naturais como as nossas finanças. Por isso, é sempre importante pesquisar muito antes de comprar um novo aparelho para que não se torne mais um vilão na fatura da energia.

Especialmente nas nossas cozinhas, há uma infinidade de aparelhos grandes e pequenos que podem fazer toda a diferença no final do mês.

Hoje vamos falar sobre um deles: o forno elétrico. Independentemente de já ter um modelo mais antigo que queira trocar por um modelo mais recente devido ao consumo ou se ainda não o tem e quer comprar um forno elétrico, é importante saber como isso irá afetar as suas contas no final do mês.

Para responder a esta questão, reunimos algumas informações valiosas para avaliar o consumo do forno elétrico e qual é o melhor forno elétrico para comprar. Siga este artigo.

Todos os tipos de forno elétrico

O forno elétrico é um aparelho cada vez mais amado por todos os que gostam de cozinhar e preparar refeições para a família e amigos. Isto porque permite a preparação de inúmeros tipos de refeições, é pequena, ocupa pouco espaço e é fácil de manter e limpar.

O seu trabalho é desenvolvido através do sistema de resistência elétrica. Alguns trabalham apenas com uma resistência e outros trabalham com mais, o que permite que os alimentos sejam preparados de forma mais uniforme.

Normalmente é difícil encontrar alguém que prefira o forno a gás. Apesar do argumento de que o forno a gás melhora o sabor dos alimentos, na prática, o forno elétrico pode ser muito mais confortável e funcional. Existem modelos de encastrar e modelos que podem ficar em cima de uma bancada, que também são chamados fornos de mesa.

Antes de comprar o ideal, pesquisa todas as opções disponíveis, analise bem o espaço onde será colocado, as suas preferências de utilização e o que pretende preparar para poder escolher o modelo que é económico e satisfaz as suas necessidades.

Como também deve saber, há aqueles fornos que já se juntam do fogão. Tem uma enorme vantagem em custo-benefício, uma vez que é como um dispositivo 2 em 1 e ocupa apenas um espaço. A grande diferença destes modelos para os elétricos é que o forno, nestes casos, também é gás.

É raro ver nas casas, mas também há fornos industriais, que podem ser elétricos ou a gás. É ideal para quem utiliza este aparelho com grande frequência ou para preparar pratos em grandes quantidades. Pode ser usado em casa sem o menor problema, mesmo que seja muito apreciado por quem gosta de correr riscos de fazer massas, pizzas, pães, etc.

Existe uma grande variedade de fornos elétricos no mercado, com vários tamanhos e características, pelo que é fundamental que analise todas as opções bem antes de investir num modelo.

Economia de energia do forno: o que fazer?

Agora que conhece todos os modelos de forno elétrico disponíveis, é hora de saber como economizar com este aparelho. Aqui ficam algumas dicas que separámos com segurança para que possa otimizar o uso do seu forno:

  • Pré-aqueça o forno: mas tenha cuidado para que os tempos recomendados sejam geralmente mais longos do que o necessário. Se o tempo de pastelaria for superior a uma hora, não vale a pena pré-aquecer o equipamento.
  • Favorecer recipientes cerâmicos ou de vidro: esta escolha reduzirá a temperatura necessária para a confeção de alimentos em cerca de 25%.
  • Otimize o seu forno: se vai ligar o forno para preparar alguns alimentos, desfrute dos espaços e do calor para preparar mais do que um prato ao mesmo tempo. Lembre-se de deixar espaço entre os recipientes para o ar circular.
  • Evite abrir a porta do forno: sempre que abrir a porta, o equipamento perde 25% do calor, o que significa um consumo de energia mais elevado para atingir novamente a temperatura inicial. Verifique também se a porta está devidamente ajustada para evitar a perda de calor.
  • Desligue o forno 5 a 10 minutos antes do tempo indicado: desta forma pode desfrutar do resto do calor enquanto o forno arrefece. Então a sua comida acaba de cozinhar e poupa energia.

Fornos de baixo consumo: alguns modelos recomendados

Tal como dissemos, no momento da escolha de um forno deve ter vários e vários critérios em mente: alguns deles são: o tipo de forno, a sua capacidade e tamanho, o tamanho que tem disponíveis em casa, a voltagem e também a forma como será instalado. Se é um daqueles que cozinha com uma certa frequência e gosta de testar diferentes receitas, pode querer investir num forno que tenha mais funcionalidades. Se não for esse o caso, um forno mais simples pode satisfazer as suas necessidades.

Alguns fornos também estão equipados com isolamento térmico, o que ajuda a economizar muita energia! Isto porque usam um tipo de manta térmica que não deixa o calor sair e, além de ajudar a poupar, ainda mantém a temperatura constante.

No caso dos fornos elétricos, uma das situações mais comuns é a queima de resistência e, embora muitas pessoas definam como a melhor ideia para a compra de um novo aparelho, é possível fazer uma grande poupança com a troca desta peça.

Vale a pena dizer que esta não é uma operação fácil e, por ser um aparelho elétrico, é essencial ter cuidado com o seu manuseamento, garantindo que está devidamente desligada da tomada.

Neste caso, pode sempre contar com a equipa da ReparaçãoSegura. Servimos por todo o país e resolvemos problemas dentro de 48 horas. Isto só é possível porque dispomos de uma equipa técnica especializada e certificada na reparação de fornos. Precisando de uma ajudinha? Basta ir ao formulário e marcar uma visita.