217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O seu forno elétrico desliga-se sozinho?

10 Agosto 2020

O fogão e o forno são itens essenciais numa cozinha, garantindo a preparação de deliciosas receitas todos os dias. No entanto, na vida doméstica, às vezes somos surpreendidos por imprevistos com estes dispositivos que nos ajudam tanto todos os dias.

Existem muitas razões pelas quais um forno a gás pode não acender, o forno elétrico desliga sozinho ou eles não funcionam corretamente. Muitos deles são facilmente identificáveis, mas alguns podem precisar de ajuda profissional para resolver.

Neste artigo vamos ajudá-lo a encontrar o possível foco do problema e também como resolvê-lo!

O meu forno a gás não acende, o que pode ser?

A primeira coisa a verificar quando o forno a gás deixa de funcionar deve ser o termóstato. A possibilidade mais comum é que é muito baixo. Ou pode não estar a funcionar corretamente e transmitir ao forno a temperatura errada. Um termóstato sujo também pode levar a informações imprecisas, uma vez que impede que a ventoinha seja ativada.

Um problema de sobreaquecimento pode ser causado pelo termóstato principal do forno ou por um termóstato de segurança defeituoso, uma vez que são utilizados para evitar que o forno sobreaqueça e se desligue.

Para reparar um forno a gás deve entender como funciona. É através do queimador que o gás flui. Os pequenos furos nos seus lados permitem que o gás quando inflamado permaneça em lume brando durante muito tempo. Quando o dispositivo de ignição está fraco (mesmo que fique vermelho não pode aquecer o suficiente), ou é queimado – o gás não pode fluir para o queimador e com isso, o forno a gás não acende.

Outra razão possível para o forno a gás não acender pode ser queimadores entupidos. Muitas vezes, limpamos superficialmente e com o tempo, os resíduos acumulam-se nos buracos e, com isso, entopem. Evitar a acumulação de sujidade é o primeiro passo para manter o forno sempre em ordem. Após cada utilização, verifique se há salpicos dentro da peça e limpe-os o mais rapidamente possível. Isto evita a deterioração da peça e facilita o processo durante a limpeza subsequente.

Durante a limpeza, nunca utilize produtos abrasivos, esponjas ásperas ou misturas “milagrosas”, que possam danificar o material. Prefere sempre o lado amarelo das buchas, que não causam arranhões na peça e removam a sujidade com segurança. Não utilize facas, espátulas metálicas ou objetos afiados para remover detritos. E lembre-se: nunca tente remover os queimadores por si mesmo, pois isso pode definitivamente danificar o mecanismo do forno e ainda colocar a segurança dos residentes em risco.

A melhor coisa é sempre contactar um serviço de reparação de fornos.

O meu forno a gás não aquece, o que fazer?

A maioria das reparações tem a ver com a substituição de algumas peças – ou seja, uma questão de remover a peça que deixou de funcionar e substituí-la por uma nova que funciona corretamente. A maioria dos problemas nos fornos são falhas no sistema de aquecimento.

É possível que as bobinas de aquecimento no interior do forno não estejam a aquecer.

Quando isto ocorrer, tanto o forno como a ventoinha funcionarão, mas o ar frio e não quente será soprado. Para verificar esta possibilidade, coloque as mãos à frente da abertura do forno, se sentir ar frio, as bobinas de aquecimento provavelmente estão inoperantes e claro, com isso, o forno a gás não esquenta.

Outra razão possível, para não funcionar, é que o motor do ventilador não está a funcionar corretamente. Muitas vezes estas ventoinhas têm uma alimentação separada do forno, por isso mesmo que o forno tenha energia não implica que a ventoinha esteja a receber energia ou mesmo que os seus fusíveis sejam inteiros. Para verificar o seu funcionamento, ajuste o termóstato para o forno ligado e certifique-se de que está ativo. Se o motor estiver a funcionar, pode estar entupido. Neste caso, tanto o forno como o soprador podem funcionar, mas não haverá circulação de ar quente.

E agora, como reparo o meu forno a gás?

A maioria das reparações no forno a gás são simples e rápidas de resolver. Se estiver disposto a descobrir a causa do mau funcionamento em casa e sozinho, tenha sempre muito cuidado ao manusear o seu forno. Use uma lanterna para ver bem o que está a fazer e preste muita atenção, uma vez que certos componentes do forno a gás têm arestas afiadas.

Se suspeitar que parte do forno está perigosamente quente, desligue-a imediatamente. Faça o mesmo se sentir o cheiro de algum gás forte. Sua vida pode estar em perigo!

O que para alguns é muito simples, para outros é um verdadeiro desafio. É por isso que a ReparaçãoSegura está sempre à sua disposição para ajudar a resolver quaisquer imprevistos em sua casa, incluindo fazer reparações no seu forno a gás.

Estamos presentes em todo o Portugal, com técnicos especializados e certificados que só funcionam com peças originais e que podem resolver o seu problema em 48h.

Marque a sua marcação enviando-nos os seus dados ou ligando para o nosso call center. Clique no banner abaixo e solicite uma visita!