217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como higienizar a máquina de lavar loiça

15 Julho 2021

Já falamos algumas vezes aqui no blog da ReparaçãoSegura o quanto a máquina de lavar loiças pode te ajudar a poupar tempo e agilizar a sua rotina e facilitar as tarefas da casa.

A máquina de lavar loiça ajuda na lavagem de pratos, copos, talheres, panelas, recipientes, de forma mais eficiente, já que, normalmente, utiliza a água em altas temperaturas contribuindo para a esterilização dos itens.

Algumas pessoas acreditam que, por se tratar de um aparelho que é utilizado para limpeza, este estará sempre limpo.

Assim como outros eletrodomésticos, a máquina de lavar loiça geralmente pode acumular restos alimentares e, se não for limpa com uma certa frequência, pode acabar entupindo os tubos e dificultando o funcionamento das hélices.

Para ajudá-lo, preparamos um pequeno guia para te ajudar a limpar a máquina de lavar loiça corretamente!

Métodos para limpar a máquina de lavar loiça

Antes de começar a limpar a sua máquina de lavar loiça, você deve retirar de dentro dela todas as vasilhas que possam estar em seu interior e desligá-la da tomada.

Depois disso vi você para alguns materiais como panos secos e limpos, detergente neutro, água morna, vinagre e luvas. Vamos começar!

1. Retire todas as peças removíveis da máquina de lavar
Antes de mais nada, retire a grelha superior, o cesto inferior, o conjunto do filtro e todas as peças removíveis da sua máquina de lavar loiça e separe-as.

2. Deixe os filtros de molho desinfetar
Se os filtros da sua máquina estiverem muito sujos, deixe-os de molho numa solução de água com vinagre e detergente neutro durante 30 minutos. Uma boa dica é aproveitar esse prazo para limpar as outras partes da sua máquina. Depois disso, é só enxaguar os filtros em água corrente e, se for necessário, utilizar uma esponja macia para remover as sujidades que possam estar agarradas.

3. Lave as peças do interior da sua máquina de lavar loiças
Agora, lave as grelhas, o cesto, a hélice e outras peças soltas (como a porta dos talheres) da máquina de lavar loiça. Não há segredos: deixe-os debaixo de água corrente e esfregue com uma esponja e detergente.

Para te ajudar a limpar as partes mais difíceis (como os cantinhos das peças) você pode utilizar uma escova de dentes velha. Se ainda assim estiver complicado, mergulhe a peça em água com vinagre branco durante alguns minutos e repita o processo.

4. Limpe o interior
Antes de colocar de volta as peças da sua máquina, passe um pano umedecido com uma solução de água e vinagre por toda a parte de dentro. Se houver alguma mancha ou sujeira utilize uma esponja para removê-la. A solução de vinagre com água vai ajudar a desinfetar bem! Vamos, está quase pronto!

5. Programar um ciclo de auto-lavagem automático
Depois de todo esse processo, recoloque as peças e coloque um copo de vidro com vinagre branco na prateleira superior. Feche a máquina e agende um ciclo de lavagem normal. Dessa forma, você conseguirá eliminar fungos e bactérias presentes dentro da máquina de lavar. Pronto, pronto! O interior da máquina de lavar loiça será devidamente limpo e desinfetado!

6. Limpe o exterior com água + vinagre branco
Com a parte de dentro devidamente higienizada, vamos à parte de fora. Novamente iremos utilizar a solução de vinagre com água para esfregar as sujidades. Ela pode ser utilizada tanto na parte de aço inoxidável como no vidro. O resultado é excelente.

O ideal é repetir esse processo todo a cada 15 dias, mas também são necessários outros cuidados para preservar o seu eletrodoméstico. Por exemplo: quando for utilizá-la arrume bem os utensílios. As panelas podem ficar no cesto inferior, ligeiramente inclinadas, enquanto os copos e placas estão nas prateleiras superiores, nas divisões marcadas. Nada de colocar os itens de qualquer jeito, ok?

Vale lembrar também que o detergente utilizado na máquina de lavar loiça é diferente do detergente convencional. Ele pode ser encontrado em supermercados e garante não só a limpeza adequada mas também o bom funcionamento do seu aparelho. Com esses cuidados, é mais fácil mantê-lo em bom estado!

Por que desinfetar uma máquina de lavar loiça?

Diferente do que muita gente pensa, não é porque um eletrodoméstico cumpre a função de limpar que ele está limpo 100% do tempo.

Com todos os utensílios sujos que entram nele, a sua máquina pode começar a armazenar restos de comida, que podem grudar nas laterais e na porta da máquina. Isso pode levar a maus cheiros e causar problemas no processo de lavagem.

Além disso, a sujidade e a humidade contribuem para a proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem causar problemas de saúde. Por isso, a limpeza da sua máquina de lavar loiça é indispensável!

Os melhores produtos para desinfetar a máquina de lavar loiça

A parte boa é que todo este processo de limpeza pode ser realizado com produtos que provavelmente já tem em casa. Os melhores produtos para desinfetar a máquina de lavar loiça são vinagre, detergente neutro e uma esponja de limpeza que não é abrasiva. Existem alguns produtos de limpeza específicos no mercado, no entanto, com os materiais acima mencionados acima sua máquina estará limpa!

Se durante a limpeza não estiver aqui, algo não corre bem com a sua máquina de lavar loiça, não se preocupe. Nós da ReparaçãoSegura estamos sempre prontos para o ajudar com quaisquer problemas com eletrodomésticos que tenha!

Dispomos de uma equipa técnica certificada e especializada na reparação de máquinas de lavar loiça que podem resolver o seu problema dentro de 48 horas, em qualquer parte do país.

Se precisar de ajuda, não hesite em contactar-nos. Basta clicar no banner abaixo e fazer a sua marcação!