217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Que fazer se a máquina de lavar loiça não mete água?

28 Abril 2021

Quando pensamos na máquina de lavar loiça, a primeira coisa de que nos lembramos é de poupar tempo e praticidade, afinal, deixar a pia limpa depois de um almoço em família está longe de ser a atividade preferida de qualquer um, não é? Muitas pessoas não sabem que a máquina de lavar loiça também pode representar uma grande poupança de água, e sem pesar tanto na fatura da eletricidade.

No entanto, tal como todos os aparelhos domésticos, também está sujeita a avarias inesperadas. Quando precisamos lavar as loiças, queremos que tudo funcione bem já que este é um procedimento rotineiro essencial (e que poucos gostam!).

Sabemos que poucas coisas são mais estressantes do que lidar com imprevistos com aparelhos avariados! Um dos mais comuns — e que mais nos deixa irritados, não é? — é precisamente quando a máquina de lavar loiça não se enche. O mais complicado é que as implicações em torno deste aparelho podem ser causadas por várias razões diferentes. Por isso, ao ver que a máquina de lavar loiça não mete água, é muito provável que precise de ajuda!

Porque minha máquina de lavar loiça não enche?

Normalmente, ao encontrar esta falha, os utilizadores atribuem automaticamente o problema a defeitos do painel, mas nem sempre é só isso. Nestas alturas, tentamos o que já sabemos, como ligar e desligar, desligar e esperar um pouco para ligar de novo, mas isso nem sempre é suficiente. Neste artigo, vamos citar algumas razões possíveis para a sua máquina de lavar loiça não colocar água.

Encanamento

Às vezes, o problema pode não estar exatamente no seu equipamento. Um bom exemplo disso é quando há uma canalização entupida, que pode leva água até a máquina e, como consequência, a mesma não se enche ou drena água.

Neste caso, se você desligar as mangueiras de entrada e/ou saída de água da sua lavadora de louças, poderá identificar se a água não está realmente a entrar ou a sair. Se for um problema de canalização, chame um canalizador para desentupir.

Em outros casos, sua máquina de lavar loiça pode estar com a bomba partida e, dessa forma, não funcionará, uma vez que a água não será bombeada.

Problemas no enchimento

Neste caso, o primeiro ponto a se analisar é se não há problemas de falta de água, isto é, se a água vem da rua. Depois, verifique se o registo da água está aberto. Certifique-se também de que não é um problema de canalização, como mencionado anteriormente.

Se você perceber que nada disto é a causa, é possível que seja um problema interno. Neste caso, será necessário reparar ou trocar a peça responsável pelo enchimento da máquina, devendo esta ser avaliada pelo técnico responsável.

Vazamentos

Os vazamentos são muito comuns em máquinas de lavar loiça. Verifique se a fuga de água vem de baixo, de trás ou da parte da frente da máquina. Com a máquina e o disjuntor desligados, verifique as mangueiras. Vale ressaltar que a máquina e os disjuntores têm mesmo de estar desligados para sua própria segurança, ok?

Podem ocorrer fugas devido a pequenas fissuras, que podem ser temporariamente resolvidas por si, para evitar qualquer desarrumação de água, até à chegada do técnico de manutenção. Se a fuga não estiver em nenhuma mangueira, pode estar em algum componente da máquina de lavar, e deve ser melhor investigada pelo técnico responsável.

O que controla todas estas peças são as placas, que, quando se racham ou têm algum defeito num dos seus componentes, não as ativaram e/ou ativam incorretamente.

Se mesmo depois de verificar estes aspetos, continua com máquina de lavar loiça Whirlpool que não mete água, o sensor de pressão/nível pode ser a causa do problema. Estas peças são responsáveis por controlar a quantidade de água que entra e, por isso, se elas estiverem avariadas, a sua máquina de lavar loiça pode até apresentar outros problemas, como encher indevidamente em relação aos níveis de cada ciclo ou até mesmo não parar de encher.. O mesmo vale para outras marcas, como Indesit e Ariston, por exemplo.

E agora, o que fazer quando a máquina de lavar loiça não mete água?

Muitas vezes, é difícil encontrarmos o problema exacto que interfere com o desempenho da máquina de lavar loiça, afinal, todas as peças trabalham em conjunto e às vezes a avaria se esconde em lugares que nem imaginamos.

Se nenhuma das dicas que apresentamos funcionar e sua máquina de loiça continuar sem meter água, não desespere e consulte um dos nossos especialistas para ajudá-lo a reparar a máquina de lavar loiça.

Em todos os casos, é fundamental que você conte com um apoio técnico especializado e certificado para que estes pequenos problemas não se tornem imensos.

Se precisa de reparação de aparelhos de confiança, conte conosco. Somos especialistas na reparação de máquinas de lavar loiça. Nós da Reparação Segura operamos em todo o país e resolvemos o seu problema em até 48 horas pois contamos com técnicos especializados em todo o tipo de eletrodomésticos e avarias. Não continue a cultivar problemas em sua casa!

Para entrar em contato conosco, basta clicar no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!