217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Porque a minha máquina de lavar a loiça não aquece a água?

1 Fevereiro 2021

Com a pressa do dia a dia, e os horários apertados para cuidar do trabalho, parceiro, família, amigos e crianças, perder tempo a lavar pratos tornou-se obsoleto. As famílias têm procurado e investido cada vez mais em equipamentos que facilitam a rotina e, consequentemente, trazem mais tempo e qualidade de vida. É o caso da máquina de lavar loiça.

Além de ser prático, a máquina de lavar loiça é fácil de usar e poupa muito tempo na cozinha. Basta colocar os pratos dentro dele, escolher o ciclo de lavagem, colocar a quantidade indicada de detergente e pronto! Em pouco tempo, todos os pratos estarão limpos e prontos para serem novamente utilizados.

Uma das grandes vantagens da máquina de lavar loiça é que lava com água quente, a uma temperatura que se usarmos manualmente queimaremos as suas mãos. A água quente facilita a remoção da sujidade porque suaviza os famosos pedaços de comida que se agarram aos utensílios de cozinha. Assim, o processo torna-se menos cansativo e irá otimizar o seu tempo. A água quente também tem a vantagem de higienizar todos os pratos.

Mas, como muitos dos aparelhos, o uso constante pode trazer alguns pequenos problemas ao longo do tempo. Uma das mais comuns é precisamente que a máquina de lavar loiça deixa de aquecer a água. Por isso, listamos abaixo algumas razões que podem fazer com que isso ocorra.

Porque minha lava loiças não aquece a água?

A máquina de lavar loiça utiliza calor, água e detergente para limpar e esterilizar os seus pratos. Estes aparelhos têm diferentes ciclos de lavagem e secagem para os ajudar neste processo.

A máquina aquecerá a água interna e o ar tanto para o ciclo de limpeza como para a lavagem. Se a sua máquina de lavar loiça não estiver a aquecer corretamente, verifique o problema, que pode ser resolvido por si mesmo, poupando taxas de serviço.

Para responder a esta pergunta, é necessário abordar a solução do problema de forma sistemática, ou seja, considerar a relação de todas as unidades e sensores na máquina de lavar loiça e decidir o que pode (pelo menos indiretamente) estar a afetar o funcionamento do aquecimento.

As principais razões pelas quais a água na “máquina de lavar loiça” permanece fria podem ser a de que o elemento de aquecimento está defeituoso; o termóstato defeituoso e os problemas na entrada de água. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

Entrada de água

A maioria dos fabricantes recomenda que a água que entra no aparelho seja de pelo menos 38 graus Celsius. Se estiver muito frio, os seus pratos não serão limpos corretamente, ou a máquina de lavar loiça pode demorar mais tempo a aquecer. Para atingir a temperatura ideal, deixe-a escorrendo pela torneira durante cerca de dois minutos ou até ficar muito quente. Utilize um termómetro impermeável e, se estiver frio, aumente a temperatura do seu aquecedor.

Termóstato

O termóstato é responsável pela regulação da temperatura da água e do ciclo de secagem. Se não estivesse a funcionar, o componente de aquecimento na base da máquina de lavar loiça pode não arrancar. Para testá-lo, selecione a temperatura mais alta, deixe-a em funcionamento por alguns minutos e abra-a. Se a água não estiver quente ou o ciclo de secagem não estiver a arrancar, encomende um novo termóstato a um fornecedor, uma vez que este componente é difícil de reparar.

Componente de aquecimento/ventoinha de secagem

O componente de aquecimento aquece a água e o ar. Para chegar lá, retire a prateleira inferior (parece uma vara preta comprida).

Se alguma parte desta peça estiver partida ou corroída, deve encomendar uma nova, pois normalmente não a consegue reparar. A ventoinha de secagem está localizada no compartimento principal da máquina de lavar loiça e sopra o ar à volta dos pratos para secá-la.

Verifique esta peça desligando o aparelho e abrindo o seu compartimento. Examine-o e verifique se há sujidade ou detritos que o impeçam de rodar. Limpe-o. Se não se mover de forma alguma ou se o motor estiver queimado, é hora de chamar um técnico para corrigir o problema, pois é difícil consertá-lo.

Se a sua máquina de lavar loiça não estiver a secar corretamente, veja se selecionou um ciclo de secagem quente; o ciclo de ar não seca completamente os pratos. Nunca sobrecarregue o aparelho, pois evita que o calor circule por ele, dificultando a secagem. O plástico e o teflon geralmente não secam completamente, deve-se fazer isto manualmente.

Em todos os casos, é essencial ter um apoio técnico especializado e certificado.

Agora que sabe o que pode estar causando inconvenientes na sua cozinha, saiba como podemos resolvê-lo!

Como consertar uma máquina de loiça que não aquece a água?

A Reparação Segura opera em todo o país e resolve o seu problema em apenas 48 horas. Dispomos de vários técnicos especializados em todo o tipo de eletrodomésticos.

Se apesar de todos os seus esforços sua lava loiças continua a não aquecer a água, é hora de pedir ajuda para uma assistência técnica especializada.

Não continue a cultivar problemas em sua casa. O serviço de reparação de aparelhos de confiança é conosco. Somos especialistas na reparação de máquinas de lavar loiça. Para entrar em contato conosco, basta clicar no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!