217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Porque a minha máquina de lavar loiça não se liga?

14 Dezembro 2020

Definitivamente, lavar a loiça é um trabalho que poucas pessoas apreciam. É comum ouvir piadas sobre como louças se multiplicam magicamente, especialmente quando há crianças em casa ou estamos cansados, não é?

Mas com uma máquina de lavar louça esta tarefa pode ser menos dolorosa. Além de favorecer a poupança de água, a máquina aquece a água e torna os pratos mais limpos.

As máquinas de lavar louça são aparelhos incrivelmente duráveis construídos para suportar anos de uso diário. Mas é claro que isso não significa que nunca terás problemas com eles. Quando as máquinas de lavar louça param de funcionar, é sempre muito estressante. Quando você precisa mais para e toda aquela montanha de pratos tem que ser lavada na mão.

Uma das queixas mais frequentes sobre problemas com este aparelho é que a máquina de lavar louça liga mas não funciona. No final do processo, os pratos continuam com resíduos de sujidade, ou até mesmo sabão nos utensílios.

Então vamos falar um pouco sobre as razões pelas quais a sua máquina de lavar louça não liga e como resolver!

Minha lava loiça não liga!

Se o seu aparelho nem sequer se ligar, é bom verificar se a rede elétrica em que está ligada ou mesmo se a ficha da máquina não está em apuros, tudo está certo, as hipóteses de o problema estar no temporizador/placa de alimentação ou na placa de interface são muito grandes, dado que juntos controlam toda a máquina, desde os programas de lavagem até à passagem de energia para peças elétricas.

Minha lava loiça não enche de água!

Se a sua máquina de lavar loiça estiver a ligar, mas não começar a encher-se de água, bem como quando não se liga, vale a pena verificar alguns fatores externos, tais como se a torneira está a libertar água ou se a mangueira não vaza ou entupiu.

Como a torneira está sempre aberta, o que controla a entrada de água é uma peça chamada válvula de entrada de água, que quando energizada liberta a água. Se estiver defeituosa, terá de a mudar.

O sensor de pressão/nível pode ser a causa do problema. Estas peças são as que controlam a quantidade de água que entra, se estiverem curtas a sua máquina de lavar louça pode mesmo apresentar outros problemas, tais como não parar de encher ou encher de forma inadequada em relação aos níveis de cada ciclo.

Finalmente, o que controla todas estas peças são as placas, que, quando cortam ou apresentam algum defeito num dos seus componentes, não as ativaram e/ou ativam incorretamente.

Minha máquina de lavar loiça não lava!

Este é um problema cuja solução dificilmente virá por um fator externo, onde algumas partes diferentes podem trazê-lo, são:

  • Bomba de circulação: Esta é uma das partes principais do sistema de lavagem, mas é uma parte que normalmente não apresenta defeito. Faz circular água por toda a máquina, o que quando queimado torna a lavagem impossível.
  • Espargidores: Estas peças são hélices que estão por cima e por baixo da máquina de lavar louça, não há nenhum motor que as faça girar, é apenas o seu design aliado à pressão da água que as faz mover-se. Se estiverem partidos ou vazados, vão causar este problema.
  • Resistência defeituosa: Se o seu prato estiver a ficar sujo da máquina, pode ser porque a resistência está queimada e não está a aquecer corretamente a água, o que diminuirá consideravelmente a qualidade de lavagem da máquina.
  • Placas electrónicas: Tal como quando a máquina apresenta outros problemas, os controlos eletrónicos podem ser as causas de não lavagem ou má lavagem, porque eles comandam ciclos e ativam peças elétricas.

Minha lava loiça não drena água!

A causa mais comum deste problema é a bomba de drenagem em si, que é de curto prazo, o que torna impossível drenar a água. A parte responsável pela ativação é a placa de alimentação que, se danificada, também resultará no problema de drenagem. Além disso, a placa elétrica é a que avisa a placa elétrica da hora para alimentar a bomba é a placa e a interface, que se estiver danificada, não fará com que a água saia da máquina de lavar loiça.

Um problema independente de parte danificada pode ser a razão para o não fluxo, que é o facto de a mangueira através da qual a água sai ser demasiado alta, ao ponto de a bomba não poder “empurrá-la” para fora da máquina, fazendo com que a drenagem não aconteça. A mangueira pode estar entupida, o que pode causar a mesma consequência.

Em todos os casos que mencionamos neste artigo, é essencial ter apoio técnico especializado e certificado. Um pequeno problema pode tornar-se um grande problema se não for resolvido por aqueles que o entendem. Agora que sabe o que pode estar causando inconvenientes na sua cozinha, saiba como podemos resolvê-lo!

Como consertar uma máquina de loiça que não liga?

Se apesar de todos os seus esforços sua máquina de loiça continua com avarias, é hora de pedir ajuda para uma assistência técnica especializada. A Reparação Segura opera em todo o país e resolve o seu problema em apenas 48 horas. Dispomos de vários técnicos especializados em todo o tipo de eletrodomésticos.

Não continue a cultivar problemas em sua casa. O serviço de reparação de aparelhos de confiança é conosco. Somos especialistas na reparação de máquinas de lavar loiça.
Para entrar em contato conosco, basta clicar no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!