217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

As razões pelas quais a máquina de lavar roupa faz barulho quando centrifuga!

18 Dezembro 2020

A máquina de lavar roupa é um dos aparelhos que mais facilitam o nosso dia a dia. Para usá-la da melhor forma possível, aproveitando todas as suas funções e otimizando a sua utilização para que tenha alta durabilidade, é importante saber tudo sobre ele até mesmo para saber o que fazer em caso de avarias.

A máquina de lavar automática funciona tremendo. A máquina abana as roupas que estão dentro do cesto interno de um lado para o outro e assim limpa as peças. A centrifugação segue a mesma lógica. No entanto, com a utilização, os ruídos nesta fase podem intensificar-se e causar preocupação.

Existem alguns ruídos que não são normais e que podem indicar que há algo de errado com o produto ou com a instalação da máquina de lavar roupa. Por outro lado, há ruídos comuns que não significam que a sua máquina de lavar está em apuros. Para acabar com estas perguntas, estabelecemos algumas dicas que o ajudarão a descobrir se é hora de chamar um técnico especializado. Vamos lá!

Falha no rolamento do tambor

Ao ouvir ruídos no momento da centrifugação da roupa, é necessário verificar se o rolamento do tambor não está defeituoso. Desta forma, uma forma mais fácil de testar em casa é, com a máquina desligada, tentar rodar o tambor manualmente.

Se houver ruídos neste momento e a sua constatação é que a máquina de lavar está a fazer barulho no rolamento, a melhor opção é chamar um técnico e substituir o rolamento para a sua máquina de lavar roupa, porque possivelmente esta parte está demasiado gasta. Ainda assim: é possível que o tambor esteja rachado se ouvir ruídos altos ao rodá-lo.

O segundo passo para testar se o problema está no tambor é tentar levantá-lo (também com a máquina desligada e vazia) a partir de cima, atrás da porta da máquina. Se este movimento acontecer sem qualquer resistência, é possível que os rolamentos não estejam a funcionar corretamente. Nesse caso, terá de chamar alguém da assistência técnica para o procedimento.

Instalação incorreta

Se a sua máquina de lavar roupa estiver a fazer ruídos estranhos ao encher com água, a primeira ação a tomar é verificar se os pés estão alinhados corretamente de acordo com o piso em que está instalado.

Além disso, no momento da instalação, é necessário preocupar-se com a distância: recomenda-se que deixe sempre a sua máquina a cerca de 10 cm da parede para que, eventualmente, não saia do local e danifique tanto a parte de trás da máquina como a sua parede.

Se necessário, para aqueles que têm o piso mais escorregadio, por exemplo, coloque o antiderrapante debaixo dos pés do aparelho, para evitar que a máquina se mova.

Estar atento aos desnivelados pode resolver alguns dos problemas de ruído em vários momentos do ciclo de lavagem. Outra coisa a fazer é verificar se a borracha da porta da máquina está em ordem e também o filtro de pelos, que pode ter capturado pequenos objetos.

Volume de roupa acima da capacidade

Se o problema é que a máquina de lavar roupa faz barulho na lavagem, saiba que a causa pode ser o volume de roupa acima da capacidade. Lembre-se que se tiver uma máquina de lavar roupa na qual 11kg podem ser lavados, deve considerar este peso com roupas molhadas.

Verifique se o tambor gira normalmente no momento seguinte quando terminar de encher com água e iniciar o ciclo de lavagem. Se o tambor não se mover corretamente, o excesso de roupa é provado. Tente não colocar muitas peças ou mesmo cobertores grandes e outros itens que ocupam todo o espaço.

Se persistirem problemas, não se esqueça de solicitar assistência técnica. É melhor resolver o que pode ser um pequeno problema no início do que esperar que outras partes da sua máquina de lavar sejam danificadas.

E agora, o que faço com minha máquina de lavar roupa fazendo barulho para centrifugar?

Às vezes, para descobrir por que uma máquina de lavar faz barulho quando centrifuga, é necessário desmontar metade desta máquina e fazer uma busca meticulosa e metódica do que está a causar mau funcionamento. Certamente, não são todos os que dominam esta área e não são treinados e treinados para intervir e resolver o problema, por isso, se não está confiante nas suas competências, procure ajuda de um profissional.

Não deixe resolver o problema apenas quando a sua máquina avariar. Fazer manutenção periódica ou estar muito atento a qualquer ruído ou comportamento estranho fará com que a sua máquina de lavar roupa funcione mais tempo e nós, na Reparação Segura, somos especialistas em reparação de máquinas de lavar roupa.

Resolvemos seu problema em apenas 48h. Além disso, nossos técnicos são especializados em reparações das maiores marcas mundiais. Em nosso blog, estamos sempre abordando problemas que você pode ter com seus eletrodomésticos e você pode conferir mais clicando aqui. Nosso serviço está disponível em todo o território nacional, basta entrar em contato conosco clicando no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!