217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Ajuda! A minha máquina de lavar roupa não mete a água!

1 Fevereiro 2021

É indiscutível: a máquina de lavar tornou-se um aparelho indispensável na vida da maioria das famílias que valorizam a praticidade e/ou não têm muito tempo para lavar peça à mão.

Com isso em mente, existem atualmente numerosas opções de máquinas de lavar no mercado — das mais simples às mais completas (como as que além de lavar também secam as peças). O objetivo é atender às diferentes necessidades de cada família.

Quando os aparelhos começam a causar problemas, o stress é preciso! No entanto, um dos problemas mais comuns — e que nos levam mais a sério — é precisamente quando a máquina de lavar roupa não se enche.

Ao lavar roupa, é essencial que tudo funcione bem, porque é um procedimento essencial na rotina de qualquer um. É verdade que as implicações em torno das anilhas podem ser causadas por diferentes razões.

No entanto, se notar que a máquina de lavar não está a encher, impedindo o aparelho de desempenhar funções simples como lavar e lavar roupa, é muito provável que o problema seja fácil de resolver.

Por que a sua máquina de lavar não enche?

Pode acontecer que a sua máquina de lavar roupa mude quando está programada para começar a lavar. É comum ligá-lo e desligá-lo, mas não tem nenhuma ação para realizar a lavagem.

Normalmente, ao encontrar esta falha, os utilizadores atribuem automaticamente o problema a defeitos do cartão. Este tipo de defeito tornaria certamente a manutenção mais cara e complicada.

No entanto, em muitos casos, o erro está na válvula de entrada de água. Mas como identificar esta falha? Vamos ver abaixo!

Erro na válvula de entrada de água: identificando o problema

Antes de definir se os erros estão vindo da válvula de entrada de água ou da placa de cozinhar, terá de fazer alguns testes externos. A primeira é verificar se há água na torneira que esteja ligada à máquina.

Isto pode parecer um passo insignificante, mas devido à falta de atenção, às vezes estes detalhes passam despercebidos. Ao certificar-se de que há água na torneira, é importante avaliar o fluxo.

É possível que haja fluxo, mas que é insuficiente para abastecer a máquina. Por fim, retire a mangueira de entrada de água e verifique se há resíduos no local. Se o fizer, limpe a mangueira.

Estes são os fatores externos capazes de interferir no funcionamento da válvula. Se isto não resolver a situação, provavelmente o problema estará na própria válvula.

Para confirmar esta possibilidade, basta ativar o aparelho na função de enxaguamento, se a água entrar significa que o problema está mesmo na válvula. Também pode ser que a placa eletrónica que aciona a válvula seja o defeito, mas as hipóteses são pequenas.

Como realizar a manutenção numa máquina de lavar que não mete água?

Geralmente, os problemas da válvula ocorrem numa das três válvulas que compõem o sistema de entrada de água. São: a válvula principal, a válvula de enxaguamento e a válvula de lixívia.

Estamos a referir-nos às válvulas mais comuns, com uma entrada e três saídas. Também encontramos máquinas com válvulas de uma, duas e até três saídas. Depende da marca, tipo e tamanho da máquina de lavar.

É necessário retirar esta válvula, alterá-la corretamente e, depois de terminar estes passos, voltar a ligar o aparelho e verificar se está a funcionar normalmente.

Caso depois de todos estes processos, a sua máquina de lavar continua a não funcionar, é hora de chamar um especialista! Afinal, a causa pode envolver a placa eletrónica do aparelho, os interruptores de pressão, o nível da mangueira, entre outros.

E agora, como consertar minha máquina de lavar?

Às vezes, para descobrir por que uma máquina de roupa não mete a água, é necessário desmontar metade desta máquina.

Uma busca meticulosa e metódica do que está a causar mau funcionamento. Certamente, não são todos os que dominam esta área e não são treinados e treinados para intervir e resolver o problema, por isso, se não está confiante nas suas competências, procure ajuda de um profissional.

Não deixe resolver o problema apenas quando a sua máquina avariar. Resolvemos seu problema em apenas 48h. Além disso, nossos técnicos são especializados em reparações das maiores marcas mundiais.

Fazer manutenção periódica ou estar muito atento a qualquer ruído ou comportamento estranho fará com que a sua máquina de lavar roupa funcione mais tempo e nós, na Reparação Segura, somos especialistas em reparação de máquinas de lavar roupa. Resolvemos seu problema em apenas 48h. Além disso, nossos técnicos são especializados em reparações das maiores marcas mundiais.

Em nosso blog, estamos sempre abordando problemas que você pode ter com seus eletrodomésticos e você pode conferir mais clicando aqui. Nosso serviço está disponível em todo o território nacional, basta entrar em contato conosco clicando no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!