217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como escolher a melhor máquina de lavar roupa?

26 Maio 2021

Não há argumentos: a máquina de lavar roupa é hoje um dos aparelhos mais indispensáveis na casa das famílias portuguesas que procuram ter mais tempo e mais praticidade. Lavar roupa à mão hoje em dia é quase impensável, afinal, é preciso um trabalho enorme e leva muito tempo.

Existem várias e várias opções de máquinas de lavar no mercado, desde a mais simples à mais completa (como a lava e seca, por exemplo). Esta enorme variedade de modelos e tecnologias procura satisfazer as necessidades de cada pessoa, independentemente do seu estilo de vida.

Precisamente devido à imensa quantidade de opções, escolher a melhor máquina de lavar roupa para a sua casa pode não ser uma tarefa fácil, uma vez que deve pensar em cada detalhe do aparelho de acordo com as particularidades da sua família, a quantidade que quer gastar, o espaço que tem em casa, entre outros detalhes.

Nós da ReparaçãoSegura estabelecemos aqui algumas diretrizes para analisar ao mesmo tempo que escolhe a melhor máquina de lavar roupa para si. Vamos começar por conhecer os pormenores mais importantes a serem analisados:

Capacidade

O tamanho do aparelho está diretamente ligado à sua capacidade, pelo que é importante, em primeiro lugar, pensar exatamente onde a sua máquina de lavar roupa vai ficar e medir todo o espaço, porque quanto maior for a capacidade, maior é o tamanho do aparelho. Com isso em mente, é hora de decidir a capacidade da sua nova máquina de lavar.

Hoje, existem modelos de máquina de lavar roupa que suportam de 6 a 16 kg e cada um deles é ideal para um certo tipo de residência. Por exemplo:

  • 6 kg: adequado para casais, pessoas que vivem sozinhas ou que sujam algumas peças de roupa semanalmente;
  • 8 a 10 kg: ideal para famílias de até 3 pessoas;
  • 11 a 13 kg: adequado para famílias de até 4 pessoas, pessoas que lavam muitos uniformes e sujam muitas roupas semanalmente;
  • 15 kg ou mais: famílias com mais de 4 pessoas.

Claro que só a quantidade de pessoas que vivem na residência não é tudo o que deve ser analisado. Também deve pensar em como é a sua utilização do aparelho: tem uma grande procura de roupa para lavar? Lavas uniformes, de trabalho ou escola, todas as semanas?

Se a resposta for sim, o ideal é investir numa máquina de lavar maior que lhe permita lavar num único ciclo, para que poupe luz e água. Num modelo com menos capacidade, terá de colocar menos roupa e, por isso, terá de fazer mais do que um ciclo até poder lavar tudo.

Programas de lavagem

Outro detalhe que deve ser notado antes de fazer a compra da melhor máquina de lavar roupa são os ciclos de lavagem que o aparelho oferece. Isto porque estas funções facilitam muito o trabalho do dia a dia e adiantam o trabalho manual.

Por exemplo, se você é uma daquelas pessoas que usam roupas mais delicadas, com tecidos finos ou bordados, é importante notar se a máquina tem um ciclo específico para este tipo de roupa para não correr o risco de as estragar na lavagem.

Hoje em dia é muito mais fácil encontrar uma enorme variedade de ciclos de lavagem. Variam desde roupas de bebé, edredões, casacos e camisolas, roupa de cama, roupas de algodão, roupas delicadas, entre outras.

O uso é muito simples: basta colocar as roupas dentro da máquina e selecionar o programa de lavagem que melhor se adequa à ocasião.

Desta forma, a máquina faz o trabalho e evita danos nas peças.

E vale a pena recordar que, em alguns modelos, existe a possibilidade de programar a quantidade de roupa que será lavada. Por exemplo, se vives sozinho e lavas a roupa pouco a pouco, uma máquina de lavar roupa com a função “baixo nível de água” irá ajudá-lo a poupar água e energia. Por isso, reveja esta opção antes de escolher a sua máquina de lavar.

Funções econômicas

Para escolher a melhor máquina de lavar roupa, precisamos combinar qualidade e preço. Enquanto estamos a falar de economia, lembre-se de verificar também as características da máquina que o ajudam a gastar menos:

  • Selo de proficiência energética A: observar este selo antes da compra é essencial para evitar sustos com a fatura da energia no final do mês. Este selo foi criado com o objetivo de classificar os aparelhos que têm o melhor desempenho consumindo menos energia, sendo, desta forma, amigos do ambiente e também do seu bolso.
  • Função de lavagem económica: permite reutilizar a água utilizada na máquina de lavar para outras tarefas domésticas, como lavar o exterior da sua casa, por exemplo.
  • Motor Inverter: esta é certamente uma das tecnologias mais amadas de hoje. Deixe-me explicar: o motor inversor pode controlar a rotação de acordo com a quantidade de roupa que está na máquina. Com isto, consome muito menos energia, sem alterar a qualidade e eficiência na limpeza de roupas. Além de gerar menos despesas na fatura da eletricidade, este motor também é mais silencioso.

Se a questão da manutenção dos aparelhos domésticos for um obstáculo para si no momento da compra, não se preocupe. Aqui na ReparaçãoSegura trabalhamos com as melhores marcas, usamos apenas peças originais se forem necessárias substituições e também resolvemos o seu problema em apenas 48h.

Isso torna mais fácil escolher a melhor máquina de lavar para a sua casa, não é? Somos especialistas em reparação de máquinas de lavar roupa e dispomos de uma rede de técnicos certificados que servem em todo o país, preparados para resolver qualquer que seja o seu problema.

Se precisa de reparar máquinas de lavar roupa, não se preocupe! Basta clicar no banner abaixo ou aceder à parte de contacto no nosso site e enviar os seus dados para a etiqueta!