217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O tambor da minha máquina de lavar roupa está solto!

27 Novembro 2020

Na pressa que está a tratar do funcionamento de uma casa, às vezes passamos por alguns problemas com eletrodomésticos, não é?

Um dia está tudo bem e de repente és apanhado desprevenido com a tua máquina de lavar a fazer barulhos estranhos durante a lavagem.

Às vezes pode ser algo simples, como uma moeda que foi esquecida em algumas roupas e se soltou durante a lavagem. Mas também pode ser um sinal de um problema mais grave e que, além de causar preocupação, pode também exigir um técnico especializado para fazer reparações para si.

É preciso prestar atenção, pois alguns ruídos podem indicar que o tambor da sua máquina de lavar está solto. É disto que vamos tratar ao longo deste artigo! Acompanhe!

Em qualquer caso, vai a precisar de um técnico para a máquina de lavar roupa.

Como saber se o tambor da máquina de lavar está solto?

No artigo de hoje, nós na Reparação Segura vamos ajudá-lo a identificar os sinais para descobrir se o tambor da sua máquina de lavar roupa está solto e o que fazer para resolver!

As máquinas de lavar fabricadas a partir de 1989 utilizam quatro tirantes, um em cada canto superior, que servem para centrar o conjunto do tanque e o cesto de modo a que fique alinhado e não bata nas laterais do armário.

Ao contrário do que muitos pensam, os tirantes não suportam peso, apenas centram. Com o tempo e o balanço do set, quebram-se até se partirem.

Durante a lavagem, os tirantes não são muito necessários, porque o conjunto ainda está, quem move a roupa durante este processo é o agitador e isso não força os tirantes. No entanto, na centrifugação são muito ativos, especialmente se as roupas não estiverem bem distribuídas dentro do cesto.

Durante o início da centrifugação, quando as peças de roupa ainda estiverem encharcadas de água, se os tirantes estiverem partidas, o conjunto do tanque/cesto atingirá o interior, podendo amassar a carroçaria e fazer muitos ruídos.

Essa é uma das razões do porque o tambor da máquina de lavar roupa nao roda!

O tambor da minha máquina de lavar roupa faz muito barulho. E agora?

Isto deve-se geralmente a uma falha no rolamento do tambor. Uma forma de testar é rodando o tambor manualmente. Se fizer barulho, os rolamentos terão de ser substituídos.

A segunda, e mais fácil, forma de testar é tentar levantar o tambor logo atrás da porta da máquina. Geralmente, o tambor tem algum movimento. No entanto, se se mover para cima e para baixo sem qualquer resistência, é provável que os rolamentos já não funcionem.

Se ouvir barulhos altos ao rodar o tambor, pode estar rachado. Caso contrário, a aranha por detrás do tambor pode estar partida, corroída ou com uma haste partida. Mais uma vez, vai precisar de um técnico.

Porque o tambor da máquina de lavar roupa nao roda?

Isso ocorre devido ao desgaste natural de uma das peças da máquina, o motor de transmissão. Com o passar do tempo e das lavagens realizadas, apresenta dificuldades na etapa final da lavagem.

Essa peça é responsável por auxiliar o cesto da máquina de lavar durante o processo de centrifugação (e agitação), a transmissão, ou motor de transferência, pode ser um dos principais fatores da falha na centrifugação da máquina, uma vez que é crucial para o funcionamento da função.

Sendo facilmente detectado, se a máquina está fazendo ruídos e o cesto parou de rodar, o problema com certeza estará aqui! Normalmente, a falha na transmissão pode estar ligada à algum problema no capacitor ou câmbio, assim como no atuador de freio, à algum fio interno quebrado ou à placa eletrônica.

Alguns desses problemas são fáceis de resolver. No entanto, outros necessitam de uma ajuda especializada, como a Reparação Segura, para reparar a sua máquina de lavar roupa.

Minha máquina parou de centrifugar. O que fazer?

Se notar que a sua máquina de lavar roupa não está a centrifugar, é importante perseguir a solução o mais rapidamente possível.

Isto porque um problema simples, como um fio solto ou uma engrenagem emaranhada, que pode ser resolvido rapidamente, pode sobrecarregar o seu produto desnecessariamente.

A causa pode ser tão fácil como um tamanco ou algo mais difícil onde um técnico autorizado será necessário.

Comece com a causa mais simples possível para as causas mais difíceis. Mas é importante lembrar: uma máquina de lavar que não drena água e não centrifuga, não pode ser usada.

Isto porque é muito possível que o problema seja algum desdobramento ou bloqueio que possa impedir a sua drenagem. E insistir na utilização sem procurar uma solução pode causar problemas sérios na sua máquina, levando mesmo a situações nas quais não há o que fazer.

Nas máquinas de lavar com porta da frente, o peso da roupa influencia o desempenho da centrifugadora. Se houver demasiadas roupas dentro do cesto, a máquina de lavar roupa não centrifuga ou pode ter o desempenho da centrifugadora automaticamente reduzido (por exemplo, não rodando rápido o suficiente, por exemplo). Pode acontecer também de o tambor da máquina de lavar estar solto.

Redistribua a carga de roupa para obter uma centrifugadora adequada. A dica é lavar sempre pequenas peças de roupa com grandes peças de roupa.

E agora, como consertar minha máquina de lavar?

Às vezes, para resolver a avaria do tambor da máquina solto, é necessário desmontar metade desta máquina e fazer uma busca meticulosa e metódica do que está a causar mau funcionamento.

Certamente, não são todos os que dominam esta área e não são treinados e treinados para intervir e resolver o problema, por isso, se não está confiante nas suas competências, procure ajuda de um profissional.

Não deixe resolver o problema apenas quando a sua máquina avariar. Fazer manutenção periódica ou estar muito atento a qualquer ruído ou comportamento estranho fará com que a sua máquina de lavar roupa funcione mais tempo.

Nós, na Reparação Segura, resolvemos seu problema em apenas 48h. Além disso, nossos técnicos são especializados em reparações das maiores marcas mundiais. Somos especialistas em reparação de máquinas de lavar roupa.

Em nosso blog, estamos sempre abordando problemas que você pode ter com seus eletrodomésticos e você pode conferir mais clicando aqui. Nosso serviço está disponível em todo o território nacional, basta entrar em contato conosco clicando no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!