217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como saber se o compressor do ar condicionado esta funcionando

10 Junho 2022

É considerada uma das maravilhas do mundo moderno e é cada vez mais popular. Mais do que uma mera questão de conforto, o ar condicionado já é um item de saúde, uma vez que além de equilibrar a temperatura corporal também ajuda a purificar o ar. E quando o ar condicionado parar de arrefecer?

O aparelho não refresca o ar quente magicamente: requer muito esforço das partes interiores, que também precisam de manutenção. O ideal é não deixar que os problemas piorem e providenciar reparação de ar condicionado nos primeiros momentos.

É por isso que criamos uma lista dos 5 problemas mais frequentes num ar condicionado. Por isso, prestem atenção a alguns sinais de que não está a funcionar bem e tentem identificar o problema antes que este aumente.

O que é um compressor de ar condicionado?

O compressor é como o coração do seu ar condicionado. É a partir do seu funcionamento em conjunto com o evaporador que é possível trocar e arrefecer o ar. O seu papel é comprimir e mover o refrigerante. Desta forma promove um aumento da pressão no sistema e, assim, ocorre o arrefecimento.

É por isso que um mau funcionamento do compressor pode danificar todo o seu ar condicionado. De qualquer forma, ele não trabalha sozinho. O compressor requer que todos os outros componentes, tais como condensador, filtros, dispositivos e evaporador estejam a funcionar em harmonia e sem desgaste. Quando ocorrem fugas de gás refrigerante ou ruídos estranhos, é sinal de que algo corre mal.

Fuga de gás de ar condicionado: os sintomas mais comuns

Quando a fuga de gás ar condicionado ocorre no aparelho, os sintomas aparecem. Alguns sinais são bastante claros, mas outros podem exigir uma avaliação mais profunda para descobrir a verdadeira razão, uma coisa pode levar a outra.

O primeiro sinal a ser avaliado é a perda de energia de arrefecimento. Pode notar que, mesmo que realize o mesmo procedimento todos os dias para ligar e escolher a temperatura desejada, o seu ar condicionado já não tem a mesma potência para arrefecer o local.

Sinais como sons estranhos no interior, como assobios ou estalos, não devem ser ignorados, pois também podem indicar fugas de gás de ar condicionado por algum orifício ou desgaste no compressor. Além disso, partes como a serpentina, por exemplo, podem começar a congelar e a pingar água, uma vez que já não absorvem calor.

Finalmente, esteja ciente do valor da sua conta de eletricidade. A falta de gás no ar condicionado traz sintomas claros, como o aumento na conta de energia devido ao esforço excessivo do aparelho para tentar funcionar como deve.

Fusíveis e disjuntores de ar condicionado com problemas

Alguns sistemas centrais de ar condicionado consomem grandes quantidades de energia e isso pode desarmar o disjuntor, fazendo com que o sistema funcione incorretamente. Este é um dos problemas mais comuns num ar condicionado.

Isto geralmente acontece em propriedades mais antigas, onde a rede elétrica é mais antiga.

Se o ajuste do termostato não tiver resolvido o seu problema, tem de verificar a unidade do condensador e localizar a caixa de disjuntores ao lado.

Portanto, pode abrir a porta e verificar o disjuntor. Se o circuito tiver sido acionado, reinicie-o. Verifique o disjuntor da casa e certifique-se de que nenhum dos circuitos está partido ou partido. Uma vez reiniciados todos os disjuntores, volte ao termostato e volte a ligar o ciclo de arrefecimento.

Se mesmo depois das soluções acima, está a se perguntar “porque meu ar condicionado portátil não está gelando”, o problema pode ser mais grave. Um compressor ou motor quebrado também pode fazer o seu ar condicionado parar de funcionar e, portanto, terá de ser reparado por um técnico certificado para manutenção preventiva e também corretiva de ar condicionado.

Instalação incorreta do ar condicionado que não arrefece

O local onde o ar condicionado será instalado é extremamente importante para que funcione corretamente. A má escolha dele por ser um dos principais erros na instalação do ar condicionado, porque quando isso acontece, os aparelhos não podem ter a sua eficiência maximizada, ou que o ar condicionado tenha problemas.

Os aparelhos de ar condicionado que são utilizados com a potência abaixo do recomendado, chamados aparelhos de tamanho inferior, aqueles que não desempenham a sua função a 100%. Ao contrário do que muitos pensam, o uso de ar condicionado com energia abaixo do recomendado não é poupar energia, muito pelo contrário.

Manutenção inadequada do ar condicionado

A maneira mais fácil de não ter problemas com um ar condicionado é evitar que aconteçam. E isso só é possível mantendo a manutenção regularmente.

Ao realizar limpezas de ar condicionado e manutenção anual, melhora a eficiência do ar condicionado e assegura o bom funcionamento durante os anos vindouros.

A cada 8 meses, recomenda-se que chame um técnico especializado para higienizar o seu equipamento. Além disso, recomenda-se pedir-lhe que faça também uma revisão geral para ver se há algum problema com o ar condicionado!

Estas manutenção devem ser sempre efetuadas com um profissional qualificado para que tenham o efeito desejado.

Baixo fluxo de ar no ar condicionado que para de arrefecer

Com o tempo, os componentes mecânicos do seu sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado podem deteriorar-se. Juntamente com o desgaste das condutas, podem resultar em baixo volume de fluxo de ar central.

O baixo fluxo de ar provoca arrefecimento ineficaz e desumidificação da sua casa, fazendo com que se sinta desconfortável.

Para resolver este problema, é necessário limpar a unidade de condensador exterior e as aberturas interiores. Estas medidas para melhorar o volume de fluxo de ar do seu sistema de ar condicionado requerem muito trabalho e várias horas do seu tempo, pelo que não recomendamos que o faça por si mesmo, pois existe o risco de estragar involuntariamente algum componente interno e causar algum problema mais grave.

E como posso resolver estes problemas com o ar condicionado?

Agora que conhece os principais problemas que podem surgir num ar condicionado, pense nos seguintes pontos: está a adiar a higienização ou manutenção do seu aparelho? Está instalado corretamente? Está desligando sozinho?

Se a resposta a estas perguntas indicar um problema, não espere piorar. A ReparaçãoSegura é especializada em serviço de reparação de ar condicionado e pode ajudá-lo a resolver isto.

A empresa conta com uma equipa de técnicos e certificados especializados para o servir dentro de 48h e serve em todo o território nacional com peças originais.

Não atrase a solução! Pode agendar a visita aqui mesmo no blog, basta clicar no banner abaixo!