217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

5 problemas comuns para o ar condicionado não arrefece

10 Agosto 2020

É considerada uma das maravilhas do mundo moderno e é cada vez mais popular. Mais do que uma mera questão de conforto, o ar condicionado já é um item de saúde, uma vez que além de equilibrar a temperatura corporal também ajuda a purificar o ar. E quando o ar condicionado parar de arrefecer?

O aparelho não refresca o ar quente magicamente: requer muito esforço das partes interiores, que também precisam de manutenção. O ideal é não deixar que os problemas piorem e providenciar reparação de ar condicionado nos primeiros momentos.

É por isso que criamos uma lista dos 5 problemas mais frequentes num ar condicionado. Por isso, prestem atenção a alguns sinais de que não está a funcionar bem e tentem identificar o problema antes que este aumente.

Fusíveis e disjuntores de ar condicionado com problemas

Alguns sistemas centrais de ar condicionado consomem grandes quantidades de energia e isso pode desarmar o disjuntor, fazendo com que o sistema funcione incorretamente. Este é um dos problemas mais comuns num ar condicionado.

Isto geralmente acontece em propriedades mais antigas, onde a rede elétrica é mais antiga.

Se o ajuste do termostato não tiver resolvido o seu problema, tem de verificar a unidade do condensador e localizar a caixa de disjuntores ao lado.

Portanto, pode abrir a porta e verificar o disjuntor. Se o circuito tiver sido acionado, reinicie-o. Verifique o disjuntor da casa e certifique-se de que nenhum dos circuitos está partido ou partido. Uma vez reiniciados todos os disjuntores, volte ao termostato e volte a ligar o ciclo de arrefecimento.

Se o seu ar condicionado não ligar depois das soluções acima, o problema pode ser mais grave. Um compressor ou motor quebrado também pode fazer o seu ar condicionado parar de funcionar e, portanto, terá de ser reparado por um técnico certificado para manutenção preventiva e também corretiva de ar condicionado.

Instalação incorreta do ar condicionado que não arrefece

O local onde o ar condicionado será instalado é extremamente importante para que funcione corretamente. A má escolha dele por ser um dos principais erros na instalação do ar condicionado, porque quando isso acontece, os aparelhos não podem ter a sua eficiência maximizada, ou que o ar condincionado tenha prolemas.

Os aparelhos de ar condicionado que são utilizados com a potência abaixo do recomendado, chamados aparelhos de tamanho inferior, aqueles que não desempenham a sua função a 100%. Ao contrário do que muitos pensam, o uso de ar condicionado com energia abaixo do recomendado não é poupar energia, muito pelo contrário.

Manutenção inadequada do ar condicionado

A maneira mais fácil de não ter problemas com um ar condicionado é evitar que aconteçam. E isso só é possível mantendo a manutenção regularmente.

Ao realizar limpezas de ar condicionado e manutenção anual, melhora a eficiência do ar condicionado e assegura o bom funcionamento durante os anos vindouros.

A cada 8 meses, recomenda-se que chame um técnico especializado para higienizar o seu equipamento. Além disso, recomenda-se pedir-lhe que faça também uma revisão geral para ver se há algum problema com o ar condicionado!

Estas manutenção devem ser sempre efetuadas com um profissional qualificado para que tenham o efeito desejado.

Baixo fluxo de ar no ar condicionado que para de arrefecer

Com o tempo, os componentes mecânicos do seu sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado podem deteriorar-se. Juntamente com o desgaste das condutas, podem resultar em baixo volume de fluxo de ar central.

O baixo fluxo de ar provoca arrefecimento ineficaz e desumidificação da sua casa, fazendo com que se sinta desconfortável.

Para resolver este problema, é necessário limpar a unidade de condensador exterior e as aberturas interiores. Estas medidas para melhorar o volume de fluxo de ar do seu sistema de ar condicionado requerem muito trabalho e várias horas do seu tempo, pelo que não recomendamos que o faça por si mesmo, pois existe o risco de estragar involuntariamente algum componente interno e causar algum problema mais grave.

Fuga ou gás refrigerante do ar condicionado baixo

O gás refrigerante é o fluido inserido no interior do ar condicionado que ajuda o aparelho no processo de ar condicionado. É responsável pelo funcionamento dos aparelhos do sistema de refrigeração. O gás absorve e transporta calor através de um sistema até chegar à saída de ar da unidade externa, ou seja, o condensador.

O instalador de ar condicionado deve verificar sempre se não existem vestígios de fugas de gás refrigerante. Se isto não for verificado e houver fugas, o aparelho não funcionará corretamente. Estas fugas também podem ocorrer devido à falta de manutenção no aparelho durante o período apropriado ou o ar para de arrefecer quando o compressor do ar condicionado não atraca.

Com isto, o rendimento agrava-se gradualmente, até chegar a um momento em que não irá contra o ar condicionado como antes e pode ser irreversível.

E como posso resolver estes problemas com o ar condicionado?

Agora que conhece os principais problemas que podem surgir num ar condicionado, pense nos seguintes pontos: está a adiar a higienização ou manutenção do seu aparelho? Está instalado corretamente? Está desligando sozinho?

Se a resposta a estas perguntas indicar um problema, não espere piorar. A ReparaçãoSegura é especializada em serviço de reparação de ar condicionado e pode ajudá-lo a resolver isto.

A empresa conta com uma equipa de técnicos e certificados especializados para o servir dentro de 48h e serve em todo o território nacional com peças originais.

Não atrase a solução! Pode agendar a visita aqui mesmo no blog, basta clicar no banner abaixo!