217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como funciona o ar condicionado

20 Setembro 2021

Não é hoje que o ar condicionado se tornou o melhor amigo dos portugueses não só no verão, mas também noutras épocas do ano. Hoje em dia, com a constante mudança de temperatura em vários locais do país, este dispositivo pode proporcionar conforto, praticidade e até mesmo aquecimento! em qualquer ambiente, desde a sua casa até ao trabalho.

No entanto, para escolher o melhor modelo para si, é importante saber como funciona o ar condicionado e o sistema de ar condicionado. Para facilitar a sua escolha e fazer todas as suas perguntas, preparamos este artigo explicando como funciona o ar condicionado, como saber se o compressor de ar condicionado está funcionando, como funciona o ar condicionado quente e frio e muito mais!

Operação básica do ar condicionado

Em primeiro lugar, é importante entender como funciona a operação básica de ar condicionado. Este dispositivo tem um sistema no interior que retira o ar quente do ambiente e o transforma num ar mais frio usando gás refrigerante.

Ao sugar o ar do ambiente, o aparelho conduz-o através de um evaporador, no qual o ar entra em contacto com este gás e arrefece. Desta forma, o ar condicionado arrefece o ar quente do ambiente e devolve-o a uma temperatura mais baixa.

Este é o funcionamento básico de um ar condicionado. Hoje em dia, além desta função, estes aparelhos também contam como a série de outras vantagens, como a função de autolimpeza (que mantém o aparelho limpo), função de regulação automática da temperatura (por exemplo: muitos aparelhos têm um modo específico para dormir, proporcionando maior conforto), modo de poupança de energia e uma série de outras funcionalidades.

Muitas pessoas também têm dúvidas sobre como funciona o controlo do ar condicionado, o que é compreensível, afinal, todos os dias aparecem novos modelos no mercado. O controlo inclui os botões que controlam todo o funcionamento do seu dispositivo. As mais comuns são: ligado/desligado; função de arrefecimento; função de aquecimento (que explicaremos abaixo); função automática. Em alguns modelos também podem conter programas diferentes, como, por exemplo, para a hora de dormir.

Como funciona o ar condicionado quente e frio

Um dos modelos mais desejados hoje é o ar condicionado que, além de arrefecer o ambiente, também aquece. Isto porque, ao contrário do outro modelo, é sempre útil durante todo o ano.

Estes dispositivos funcionam assim: utilizando o “ciclo inverso”, bombeiam ar quente do exterior para o ambiente. Se o ar do lado exterior estiver frio, o aparelho utilizará um tipo bomba de calor para converter a temperatura.

A variação de temperatura neste modelo é controlada por duas funções: “Modo Quente” e “Modo Frio”. No “Modo Quente”, o ar condicionado pode atingir os 32°C. É uma excelente opção para quem não gosta ou tem problemas quando chega a época mais fria do ano. Mas, vale a pena referir que, para que o resultado não pese tanto no bolso e o dispositivo tenha um bom desempenho, a temperatura externa do ambiente deve estar entre -7ºC e 24ºC.

O Modo Frio é aquele que já conhecemos que permite que a casa seja bem arrefecida com a temperatura a seu gosto. A recomendação é manter a temperatura a 18°C, pois esta é uma temperatura confortável para o nosso corpo e garante que a sua casa está bem arrefecida a baixas temperaturas. No entanto, a temperatura no espaço exterior deve ser entre 18ºC e 43ºC.

Condensador de ar condicionado: onde está?

O condensador é a parte mais importante do ar condicionado. Sem ele, o dispositivo não pode trocar ar quente do exterior por ar frio. O seu funcionamento é semelhante ao do evaporador, no entanto, é no condensador que o refrigerante que aqui citemos no início do artigo trabalha para arrefecer o ar.

Num condensador comum, o fluido torna-se sobreaquecido e depois condensado, “lançando” calor para um meio externo que pode ser ar, ou água, etc. Ao sair do condensador, este fluido encontra-se no estado líquido saturado ou sub-arrefecido, dependendo da temperatura externa e também do tipo de condensador. Se quer descobrir como saber se o compressor do ar condicionado está funcionando, note os sinais: fatura de energia alta, ruídos estranhos, mau ou nenhum funcionamento do aparelho.

Isto facilita a compreensão do motivo pelo qual o condensador do ar condicionado é tão importante no aparelho. Qualquer problema com esta peça pode afetar completamente o funcionamento do aparelho.

Se acredita que há um problema com o ar condicionado ou mesmo com o condensador do ar condicionado, não se preocupe.

Nestes casos, pode sempre contar com a equipa técnica de ReparaçãoSegura. Somos especialistas em reparação de ar condicionado e resolvemos qualquer problema dentro de 48h. Servimos em todo o país, sempre com preço justo e peças originais. Não fique quente por problemas de ar condicionado! Basta clicar no banner e fazer a sua marcação.