217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como escolher ar condicionado? Nosso conselho

24 Novembro 2021

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm procurado instalar um bom ar condicionado em casa. Este dispositivo tem sido o melhor amigo dos portugueses na época do verão para contornar os dias mais quentes. Mas é errado quem pensa que este aparelho só é útil na época e por isso acaba por não investir no conforto e bem-estar da sua casa.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e o número de novos modelos que aparecem todos os dias, este dispositivo é excelente para regular a temperatura, seja no verão ou no inverno.

Se ainda não sabe escolher o modelo que atenda às suas necessidades, tenha um baixo consumo de energia e não tenha tanto impacto na sua fatura energética, continue a ler que nós da Reparação Segura lhe ensinaremos a escolher o ar condicionado e qual é o melhor tipo de ar condicionado para cada caso!

Os vários tipos de ar condicionado

Como dissemos anteriormente, hoje em dia existem muitos tipos de ar condicionado no mercado. Se está em dúvida sobre qual o melhor tipo de ar condicionado, vamos te ajudar a decidir! Um dos mais comuns e também mais procurados é o ar condicionado portátil. O nome em si já disse: pode ser movido de uma sala para outra e não requer instalação, apenas uma janela para que o ar quente seja expelido através de um tubo.

Este modelo tem uma gama de preços um pouco mais acessível em comparação com as outras e pode contar com várias funções, podendo até aquecer o ambiente e variar a temperatura até 27 graus, por exemplo. Apesar dos benefícios, se você se preocupar com o barulho, esta pode não ser a melhor escolha. Como o compressor está dentro do próprio dispositivo, o ruído pode ser um pouco mais alto do que o de um ar condicionado de janela, por exemplo.

Por falar nisso, o ar condicionado da janela ainda é uma escolha muito comum, pois é o primeiro modelo de ar condicionado inventado e até hoje continua a ser o mais utilizado. As variedades dentro deste modelo são muitas: há aparelhos capazes de arrefecer uma casa inteira sozinha e outros que arrefecem apenas a conveniência em que estão, aparelhos com uma enorme variedade de funções que vão desde uma temperatura agradável ao sono até ao modo de poupança de energia e muito mais. A sua instalação é a mais fácil e prática, faço janela de ar condicionado também com tudo certo, mas económico tanto no valor da compra como no consumo de energia.

Outro tipo de ar condicionado é o queridinho Split, o mais usado hoje. É uma versão mais moderna do ar condicionado de janela que explicamos anteriormente. O nome Split é porque está dividido em duas partes, que são o evaporador e o motor. O evaporador está dentro do ambiente onde será instalado e o motor está fora da propriedade. Este sistema dá mais modernidade e elegância ao ambiente, sendo mais discreto e mais bonito. Portanto, é amplamente utilizado em ambientes residenciais, escritórios, hospitais, etc. Além disso, faz menos ruído e geralmente tem várias funções que facilitam o dia a dia.

Na hora da escolha de ar condicionado, pode ser interessante investir num com modo inverter: um sistema de ar condicionado mais eficiente que poupa a energia consideravelmente evitando ligar e desligar como aparelhos comuns. Assim, para além da diferença na fatura, há também a redução das emissões de ruído.

Ar condicionado: preços no mercado

Além do número de modelos e funções, os preços do ar condicionado no mercado também podem variar muito. Por isso, é importante ter em mente quanto pode gastar na compra de ar condicionado para que escolha modelos que satisfaçam a sua necessidade dentro da gama de preços pretendida. Além disso, lembre-se que quanto mais poderoso e mais funções o dispositivo tiver, mais caro será.

Outro ponto que deve ser analisado antes da compra é o certificado energético do ar condicionado. Muitas pessoas ignoram esta crença de que “não influencia tanto”, mas a verdade é que influencia sim e muito! Não adianta comprar um ar condicionado mais barato para economizar e tem um mau certificado energético, porque em pouco tempo provavelmente terá gasto muito mais na sua conta de energia. Por isso, não te esqueças desse ponto se queres mesmo poupar!

Ademais, se tiver algum problema com o seu ar condicionado, seja em casa ou no trabalho, não se preocupe! Aqui na Reparação Segura encontrará uma solução para o seu problema dentro de 48 horas. A nossa equipa técnica certificada especializada em reparação de ar condicionado funciona sempre com peças originais e preço justo, pelo que é fácil manter a sua casa livre de problemas. Basta clicar no banner abaixo e fazer a sua marcação!