217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Os símbolos do ar condicionado: guia prático para o significado

20 Julho 2022

Com a quantidade de modelos de ar condicionado no mercado hoje, pode ser um pouco complicado entender o que cada um dos seus símbolos significa. No entanto, existem símbolos que são universais e estão presentes em todos os dispositivos. Mesmo que sejam um pouco diferentes uns dos outros, no final, servem para a mesma função em ambos. Isto significa que, na prática, não é tão complicado compreender o que cada símbolo significa.

Para compreender o verdadeiro significado e função de cada um destes símbolos, nós da Reparação Segura, preparámos um guia prático com todos os símbolos do ar condicionado para que não restem mais dúvidas. Continua a ler!


Quais são os símbolos do ar condicionado?

Não é complicado compreender o que significa cada símbolo que aparece no seu ar condicionado. Preparámos aqui um pequeno guia com o mais importante, mas em caso de dúvida é sempre bom consultar o manual de instruções do fabricante, uma vez que serão detalhados e podem também variar de acordo com a máquina.

Ligado/desligado

Este botão de ar condicionado é a função principal do seu dispositivo, porque é a que inicia ou termina o funcionamento dele. Normalmente, é representado por um círculo com um risco no meio (que certamente já viu em outros eletrodomésticos) ou apenas pelas palavras “on/off”.

Setas direcionais

Estas setas são usadas para alterar os números que indicam a temperatura e o temporizador. É geralmente indicado por setas para os lados ou para cima e para baixo.

Velocidade do ventilador

O símbolo do ventilador indica a rapidez com que o ar condicionado funciona. Aparece representado pelo símbolo de uma hélice, tanto no telecomando como no nosso próprio dispositivo, e pode apresentar quatro opções: automática, rápida, média e lenta.

Temperatura ambiente

Representado pelo número de temperatura escolhido, este símbolo refere-se à temperatura selecionada para o ambiente. Normalmente está posicionado no visor do controlo. Ao lado do número de temperatura também podem aparecer duas expressões diferentes: room temp, que indica a temperatura do local, e set temp, o que indica a temperatura desejada.

Modo Turbo

É geralmente indicado por um floco de neve rodeado de setas. Como o seu nome diz, esta função permite que o seu ar condicionado entre em modo turbo e arrefeça o ambiente mais rapidamente, trabalhando com o seu sistema no máximo para garantir um bom desempenho.

Modo silencioso

Costuma ser indicada pelo símbolo de uma lua e estrelas, esta função reduz os ruídos do seu ar condicionado. É muito adequado para uso à noite ou em momentos em que você precisa de um ambiente mais tranquilo, como durante um filme ou uma reunião.

Sono

Também indicado por uma lua ou “Zzz”, o modo de sono ajusta a temperatura para ajudá-lo a ter uma boa noite de sono enquanto poupa eletricidade.

Limpeza automática

Ao contrário da maioria das funções, este símbolo pode variar por marca e, por isso, é mais fácil de localizar como “clean” no controlo remoto do ar condicionado. Ajuda a evitar que a sujidade se acumule no seu dispositivo.

Modo de poupança de energia

Indicado por uma bateria, este símbolo não é comum a todos os dispositivos, mas é de grande ajuda para quem a tem. Esta função programa o seu ar condicionado para trabalhar economizando o máximo de energia possível. Também pode ser conhecido como função smart ar condicionado e funciona de forma inteligente, adaptando o seu sistema a funcionar de acordo com as condições ambientais.

Símbolo de gota no ar condicionado

Ver o símbolo de gota no ar condicionado pode causar estranheza para muitas pessoas que não sabem bem qual é a sua função. Mas não há segredo: quando este símbolo é ativado significa que o seu dispositivo também está a funcionar como desumidificador, removendo partículas de água do ar. Especialmente para aqueles que vivem em regiões abafadas e quentes, esta função pode ajudar a aliviar a sensação de asfixia que um ambiente quente e húmido pode causar.

Símbolo ventilação ar condicionado

O símbolo ventilação ar condicionado pode aparecer como um ventilador. Representa um modo de funcionamento do seu dispositivo que pode ser bastante útil durante dias que não estão tão quentes, mas há necessidade do ambiente ser ventilado. Se tiver visto a função FAN ar condicionado no controle de ar condicionado, não se preocupe, pois é a mesma coisa e pode aparecer assim no controlo remoto de alguns dispositivos.

Agora que conhece todos os símbolos do ar condicionado, é fácil usá-lo da melhor forma, visando o seu conforto e, claro, a poupança de energia! Por isso, sempre que notar qualquer problema no seu dispositivo, como ruídos estranhos, fugas de água ou que não está a arrefecer como deveria, conte com a equipa de Reparação Segura. Dispomos da melhor equipa de técnicos especializados em reparação de ar condicionado, que podem resolver o seu problema dentro de 48h, independentemente da localização do país que você é. Clique no banner abaixo e marque a sua consulta!