217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Há uma avaria no frigorífico “no frost”!

30 Outubro 2020

Porque é usado diariamente e é conectado 24 horas por dia, é normal que, com o tempo, o seu frigorífico apresente alguns problemas como lâmpada queimada, fugas, congelamento de alimentos na grelha superior, borracha que não selam, ruídos estranhos, entre outros.

A boa notícia é que grande parte dos problemas de um frigorífico podem ser facilmente identificados e, em alguns casos, resolvidos de forma simples e prática.

Hoje em dia, é muito comum as pessoas terem um frigorífico sem geada. São mais práticos e fáceis de limpar. Isto porque, como o nome deste aparelho já indica, não produz camada de gelo no congelador – ou seja, pode despedir-se desse sacrifício que foi descongelar o frigorífico para poder limpar!

Esta instalação deve-se ao moderno sistema de arrefecimento destes aparelhos, que derrete o gelo à medida que se forma nas paredes do congelador. A água deste degelo é transferida para um reservatório, onde é transformada em vapor – o que por sua vez ajudará na circulação de ar no aparelho, impedindo a formação de odores desagradáveis.

No entanto, apesar deste sistema muito funcional, ainda pode encontrar alguns problemas característicos deste tipo de frigorífico. Agora que sabes como funciona, vamos explicar-te os defeitos mais comuns para que não sejas apanhado desprevenido. Verifique minuciosamente!

As avarias mais comuns nos frigoríficos no frost

Ao longo do tempo, os frigoríficos no frost podem parar de congelar alimentos, o que pode ser causado pela obstrução da conduta de ar (que conduz o ar frio) bloqueando o ar que arrefece o frigorífico.

Para este tipo de defeito, a solução pode ser simples. Primeiro, desligue o frigorífico da tomada. Retire todos os alimentos do frigorífico e coloque-os num recipiente térmico. Deixe o frigorífico com as portas abertas durante pelo menos 24 horas. Ligue o frigorífico à tomada e aguarde um período de 4 horas e verifique se arrefece novamente. Se este procedimento não for resolvido, chame um técnico qualificado o mais rapidamente possível. Muitas vezes, o tempo que esperamos pode ser crucial para evitar danos permanentes.

Condensadora suja

Estás a perguntar-te: “Porque é que o meu frigorífico não está a congelar“? sei que o problema pode ser o condensador sujo. Nos modelos onde está exposto, pode ser identificado como os tubos que estão logo atrás da grelha, na parte de trás do frigorífico. Estes tubos distribuem o gás que mantém o arrefecimento do frigorífico, pelo que é necessário evitar que cinam e encham com pó. É possível limpá-los em casa, evitando a utilização de produtos abrasivos (especialmente os feitos de cloro). Ao limpar o condensador, opte sempre por água limpa e pano ou ar comprimido.

Vazamento de gás do congelador

Se o seu frigorífico não gelar o fundo, o gás que passa pelo condensador pode estar a vazar. O fluxo do mesmo, na maioria dos modelos, é de cima para baixo, fazendo com que a parte inferior do aparelho arrefeça. As fugas de refrigerantes são problemas que precisam de ser evitados. Afinal, causam danos económicos, porque é necessário fazer a reparação e rescindir o gás que vazou. Ao mesmo tempo, em muitos casos, causam graves danos ambientais porque os gases que escapam para a atmosfera geram impactos significativos na camada de ozono e contribuem para o aquecimento global. A manutenção preventiva regular ajuda a prevenir fugas ou identificá-las desde cedo, minimizando os problemas acima mencionados.  Este tipo de problema só pode ser resolvido com a ajuda de um técnico.

Filtro sujo:

Outra parte do sistema de condensação de ar é o secador de filtro. Quando não é limpo com frequência, pode entupir e parar a passagem de gás no processo de arrefecimento, diminuindo a capacidade de arrefecimento do fundo. Esta é uma daquelas questões que só podem ser resolvidas com apoio técnico especializado.

E agora, como fazer com a avaria no frigorífico combinado?

Embora seja irritante ter de lidar com estes acontecimentos imprevistos do dia-a-dia, felizmente, a maioria deles não é difícil de resolver. Uma avaria no frigorífico na geada, por exemplo, pode ter várias razões e nem sempre é possível descobrir por si mesmo. Além disso, muitas vezes, quanto mais tentamos, pior fica o problema porque não há o conhecimento técnico necessário para compreender a raiz do problema.

Nessas horas, você pode contar sempre com a equipe da ReparaçãoSegura. Com um time enorme de especialistas em reparação de frigoríficos, nossa empresa atende em todo o país e em apenas 48h, basta nos contactar.

Somos uma rede de técnicos de reparação escolhidos e autorizados pelas melhores marcas de electrodomésticos para o ajudar quando algo imprevisto acontece.

Para isso, basta contactar-nos clicando no banner abaixo. Teremos o prazer de ajudá-lo!