217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Temperatura ideal do frigorífico de acordo com as estações

25 Outubro 2021

Não é novidade que um bom frigorífico torna a vida moderna e o nosso dia a dia muito mais fácil. É impossível imaginar a vida sem este aparelho, não é? No entanto, para que os alimentos sejam armazenados corretamente, é necessário prestar atenção aos detalhes que o fazem funcionar corretamente. Um dos principais é qual é a temperatura ideal para o bom funcionamento do frigorífico e se as estações influenciam o seu funcionamento. Afinal, não queremos a nossa comida congelada no inverno e nem as bebidas quentes no verão!

Todos os frigoríficos têm níveis de temperatura que devem ser ajustados de acordo com fatores internos, como o quão cheio está, e externo, como as estações do ano. Para facilitar o seu dia a dia e ajudá-lo a prevenir possíveis problemas com o seu frigorífico, aqui fizemos um pequeno guia para guiá-lo! Continuar a ler:

Qual a temperatura ideal para bom funcionamento da geladeira

Como dissemos anteriormente, todo o frigorífico tem níveis de temperatura que devem ser ajustados de acordo com uma série de observações. Vamos explicar um pouco sobre cada um deles e qual a temperatura ideal do frigorífico em cada situação.

1 – Arrefecimento mínimo.Este é o nível indicado durante dias quando a temperatura é inferior a 18ºC. Também pode ser usado quando o seu frigorífico está com poucos itens no seu interior e dificilmente o utiliza, abrindo a porta algumas vezes.

2 e 3 – Arrefecimento médio. Este nível é o mais utilizado no dia a dia quando usamos o frigorífico semi-cheio (quando temos o hábito de cozinhar em casa, por exemplo) e a temperatura do ambiente varia entre 18ºC e 30º.

4 – Arrefecimento máximo. No verão, em dias em que a temperatura geralmente ultrapassa os 30°C este é o nível mais recomendado. Este nível também pode ser usado quando o frigorífico está muito cheio ou no qual será necessário abrir a porta várias vezes, como quando você dá uma festa em casa, por exemplo.

5 – Superfrio ou Turbo. Este é também um nível que pode ser muito útil em dias de festa, uma vez que arrefece rapidamente o seu frigorífico. É também uma opção para quando você precisa arrefecer muitas coisas rapidamente, como aqueles momentos em que você chega do mercado cheio de compras, por exemplo. No entanto, esta é uma função especial que não deve ser usada com muita frequência porque exige muito esforço do motor e ainda pode afetar a sua fatura de energia. Guarde esta opção para momentos especiais quando realmente necessitar de um esforço extra do seu dispositivo.

Como regular a temperatura da geladeira

Como regular a temperatura do frigorífico? Esta é uma questão muito comum, independentemente do tempo que já tenha o seu aparelho. Isto porque a forma de regular a temperatura do frigorífico pode variar de acordo com o modelo do seu aparelho. Em alguns, o controlo de temperatura pode estar dentro do aparelho, e noutros pode estar do lado de fora, normalmente num painel digital. O regulador de temperatura do congelador pode causar ainda mais dúvidas, uma vez que normalmente se encontra na parte inferior deste compartimento.

Como ajustar a temperatura do frigorífico no verão?

Agora que sabe como e em que situações cada nível de temperatura do seu frigorífico deve ser usado de acordo com as estações do ano, é muito mais fácil entender quando deve ser alterado. Utilizando esta funcionalidade da forma correta, pode utilizar o que o seu frigorífico oferece melhor sem sobrecarregá-lo. Desta forma, além de prolongar a vida útil do seu dispositivo, também poupa energia.

Se, mesmo seguindo as dicas e orientações que transmitimos neste artigo, suspeitar que o seu frigorífico não está a funcionar corretamente de acordo com os níveis pode ser a altura de procurar ajuda especializada. Nós da ReparaçãoSegura trabalhamos com uma equipa de técnicos certificados especializados em reparação de frigoríficos que podem resolver o seu problema, independentemente da região do país em que se encontra.