217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Avarias nos frigoríficos? Aqui uma solução

30 Julho 2021

Sabemos que o nosso frigorífico é um aparelho que precisa de ficar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, é um aparelho que requer alguns cuidados específicos para que dure muito tempo sem problemas. Ao longo dos anos, independentemente dos cuidados com que foi mantido, é normal que o aparelho apresente problemas causados pelo tempo de utilização, como fugas de água, problemas de vedação à porta, entre outros.

Tudo isto pode dificultar cada vez mais a manutenção da temperatura do frigorífico e ainda trazer problemas a partes importantes do aparelho. Saber identificar e resolver um problema quando aparece é uma habilidade que deve manter, mesmo para saber quando pedir a ajuda de um técnico em quem confia.

Neste artigo, enumeramos os principais problemas que dificultam o funcionamento de um frigorífico, dando dicas sobre como identificá-los e resolvê-los. Acompanhe!

A seguir as avarias mais frequentes em frigoríficos!

A maioria das avarias mais frequentes nos frigoríficos têm causas simples, que não requerem muito tempo e esforço para serem resolvidas. No entanto, para identificar e resolver problemas, é preciso conhecê-los primeiro. A pensar nisso, aqui criámos os problemas mais comuns nos frigoríficos e como analisá-los.

Lâmpada queimada – quando abrir o frigorífico e perceber que a luz no interior não acende ou está a piscar e a falhar, não se preocupe. Este é um dos problemas mais comuns, mas pode ser facilmente resolvido. A lâmpada pode ser queimada ou apenas em contacto deficiente. Certifique-se de que a lâmpada está bem sentada, porque se estiver solta, aperte-a. Se estiver mesmo queimada, muda-a.

Borracha que não está selada – a borracha de vedação do frigorífico está à volta da porta do frigorífico e é ela que assegura que o seu aparelho se fecha corretamente, preservando o bom funcionamento. Com o tempo e uma utilização constante, a sujidade pode acumular-se e pode ocorrer outro desgaste, dificultando a correta vedação da porta. Se notar que a sua porta já não se fecha, que a temperatura não se mantém, ou que existem lacunas, deve trocar esta borracha com a ajuda de um técnico em quem confia.

Problemas no motor ou compressor – se os alimentos estragarem e descongelarem rapidamente, mesmo no interior do frigorífico, se o aparelho estiver a fazer ruídos altos e estranhos que não existiam anteriormente, pode estar a ter problemas com o motor ou compressor. Juntos, são a parte mais importante do seu aparelho, por isso não recomendamos que tente mover-se sozinho. Neste caso, a melhor coisa a fazer é verificar as possibilidades de corrigir o mau funcionamento com um técnico certificado.

Fugas de água – fugas são problemas que acontecem com alguma frequência num frigorífico. O primeiro sinal de fuga de água, por exemplo, é notar uma poça de água à volta do aparelho. É provável que o problema esteja no ralo, que retira a água do equipamento quando descongela. Pode estar entupido ou partido.

Fugas de gás – o gás frigorífico, por outro lado, é essencial para que o frigorífico arrefeça corretamente os alimentos. Quando isto não acontecer, pode indicar que a mangueira que a transporta está obstruída ou perfurada, causando fugas e dificultando assim o funcionamento do frigorífico. Nestes casos, o ideal é procurar ajuda de um técnico.

Quais as causas principais de avarias no frigorífico?

Da mesma forma que existem numerosos modelos de frigoríficos, as causas que contribuem para este mau funcionamento são também diversas.

A importância de saber a razão do defeito é que, dependendo do que está a acontecer, é mais benéfico procurar suporte técnico do que simplesmente descartar o aparelho e comprar um novo. Além disso, em casos de simples defeitos, pode resolvê-los sozinho.

Se o seu frigorífico não estiver a congelar os alimentos na parte de baixo, o condensador pode estar demasiado danificado ou sujo. Nestes casos, o gás que arrefece todo o frigorífico acaba por não chegar onde deveria e, portanto, não arrefece corretamente o frigorífico. Os problemas compressores (uma parte que comprime o gás de que falámos anteriormente) também podem causar este defeito.

É importante lembrar que todas as partes do aparelho funcionam em conjunto, por isso, se não desempenharem a sua função corretamente, todo o aparelho ficará danificado. Para evitar tais situações, mantenha a manutenção preventiva em mente.

Que se pode fazer quando o frigorífico está avariado?

Quando o frigorífico começa a apresentar problemas constantes, é essencial contar com a ajuda de um técnico especializado e certificado que possa guiá-lo, analisar o problema corretamente e oferecer a melhor solução para o caso.

Aqui na ReparaçãoSegura, trabalhamos com uma equipa técnica especializada e certificada, com experiência em reparação de frigoríficos e outros eletrodomésticos. Podemos resolver seu problema em até 48h, independente de qual lugar do país você esteja!

Clique no banner abaixo e faça sua marcação ou agende uma visita através de nossas linhas telefônicas!