217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como eliminar o mau cheiro do frigorífico

1 Setembro 2021

Poucas coisas são mais desconfortáveis do que abrir o frigorífico e encontrar aquele mau cheiro, não é? Na maior parte das vezes, isto só acontece porque alguns alimentos que estão no seu interior podem ter começado a decomposição e, com isso, começam a libertar gases com cheiros insi devido ao ambiente.

Aqui no Blog da Reparação Segura, já demos algumas dicas para limpar corretamente o seu frigorífico. No entanto, muitas vezes é preciso mais do que uma limpeza para resolver o problema.

É realmente possível tirar aquele mau cheiro que está impregnado no frigorífico e ficar realmente livre? Sim. Mas vai precisar de algumas dicas e truques que vão muito além da limpeza. Muitos detalhes acabam por ser negligenciados e, portanto, o mau cheiro acaba por voltar ou nem sequer desaparecer.

Com isso em mente, aqui temos algumas dicas para acabar com maus cheiros dentro do frigorífico.

Como limpar um frigorífico?

Para poupar tempo, pode não querer tirar tudo do frigorífico para limpá-lo. Mas não se enganem: remover tudo para limpar vai ajudá-lo a economizar mais tempo e acelerar o processo.

Retire comida, prateleiras, gavetas e qualquer coisa removível. Com tudo isto fora do frigorífico, pode visualizar o que deve ser descartado, o que pode estar a causar o odor, o que já está expirado, etc.

Depois de já ter removido todo o conteúdo do frigorífico no seu interior, separe o que será limpo e o que deve ser jogado no lixo (não se esqueça de esvaziar o caixote do lixo para que a sua casa não seja impregnada com odor).

Utilizando um detergente neutro que não seja abrasivo, utilize a parte amarela da esponja para remover a sujidade. Enxaguar com água corrente e secar com a ajuda de um pano.

Com detergente ou sabão suave, utilize a parte mais macia da esponja para remover a sujidade. Em seguida, com um pano húmido e macio, retire todo o sabão e seque com um pano seco. Se também estiver a tentar limpar esse aspeto amarelado do frigorífico, faça um pouco de refrigerante com água e deixe-o atuar sobre as manchas durante pelo menos 15 minutos. Em seguida, basta limpar com um pano húmido. Há também alguns removedores de manchas adequados para isso, dependendo da situção, vale a pena usar!

O que fazer quando há um mau cheiro no frigorífico?

Os odores desagradáveis podem acontecer por duas razões: alimentos que estão em condições de armazenamento erradas e, portanto, se perdem (podem ser mal embalados, atrasados, sem limites, etc.) e falta de limpeza frequente no frigorífico. Idealmente, deve limpar o aparelho. Quando os alimentos passam o período de consumo, o processo de decomposição começa e surgem gases desagradáveis.

Alimentos como carne, peixe e outros frutos do mar, cebolas, queijo, alho e outros já têm um cheiro muito forte que pode intensificar-se quando esquecido no frigorífico. Alguns vegetais, quando cozidos, acabam tendo o seu cheiro realçado. No entanto, não basta limpar apenas a parte do frigorífico. O congelador também pode reter cheiros e precisa de mais atenção na hora da limpeza!

Métodos naturais para eliminar o mau cheiro do frigorífico

Algumas receitas caseiras podem ajudá-lo a resolver o problema de forma eficiente, barata e sem prejudicar o ambiente. Antes de investir em produtos e mais produtos, teste algumas destas dicas:

  1. Café e limão: faça um pouco de bebida com café em pó e sumo de limão dentro de uma lata. Coloque no frigorífico e deixe-o por 3 dias. A utilização de um prato aberto facilita a absorção do cheiro e a mistura normalmente resolve o problema já no primeiro dia!
  2. Vinagre de álcool ou bicarbonato: esta é uma excelente dica para terminar a limpeza do seu frigorífico sem deixar nenhum mau odor impregnado. Depois de ter limpado todo o aparelho, amorteça um pano limpo numa solução de água e vinagre de álcool e passe por todo o interior do seu frigorífico. Se não tiver vinagre em casa, pode substituí-lo por bicarbonato!
  3. Café: é aquele truque clássico que nunca falha! Simples e eficaz, basta colocar alguns grãos de pó ou café dentro do frigorífico. Lembre-se de utilizar um recipiente largo para facilitar a absorção e a mudança mensal!

Durante a limpeza, acaba por ter contacto com partes do seu aparelho que normalmente passam despercebidas. Enquanto limpa, certifique-se de que está tudo a correr bem: há partes soltas ou ruídos estranhos? Algo que não está a funcionar como devia? Se sim, não se preocupe.

Pode sempre contar conosco da ReparaçãoSegura para o ajudar a resolver quaisquer problemas com os seus aparelhos domésticos. Dispomos de uma equipa especializada em reparação de frigoríficos e que pode resolver o seu problema em até 48 horas e independentemente de onde estiver no país, sempre com peças originais em caso de substituição. Por isso, não cultive problemas na tua casa. Clique no banner e faça a sua marcação.