217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como funciona o fogão de indução?

27 Dezembro 2021

Para quem gosta de investir numa cozinha cada vez mais prática e funcional, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Com a sua ajuda, hoje é possível preparar receitas cada vez mais saborosas mais rapidamente. Se você faz parte do time de pessoas que valorizam a praticidade no dia a dia, você precisa conhecer o fogão de indução.

Muito procurado por pessoas que não querem correr riscos e ainda querem modernizar a sua cozinha, o fogão de indução é a opção perfeita para comutar o ambiente. Uma das suas principais vantagens é a segurança, uma vez que não utiliza gás nem fogo, é ideal para quem tem filhos em casa e até mesmo limitações de mobilidade, como os idosos, por exemplo.

A sua instalação deve ser feita em cima de uma bancada, bem como os cooktops a gás comuns. O seu design também dá um ar moderno, clean e tecnológico ao ambiente. No entanto, por se tratar de um dispositivo relativamente novo no mercado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento. Pensando nisso, nós da Reparação Segura preparámos aqui tudo o que precisa de saber antes de investir num fogão de indução. Continua a ler!

Fogão de indução: o que é?

Antes de saber se o fogão elétrico vale a pena para você e se ele será realmente útil no seu cotidiano, primeiro é necessário saber o que é o fogão de indução. Vamos lá!

O fogão de indução funciona de forma bastante diferente dos fogões convencionais. Porque, em vez de usar gás, usa eletricidade. Alguns fogões a gás também usam energia, mas apenas para incendiar a chama. No caso dos fogões de indução, o aquecimento é que se deve à eletricidade.

O seu sistema de aquecimento funciona da seguinte forma: há uma placa metálica por baixo de onde estão as “bocas” do fogão. Neles, alguns fios são ligados que fazem com que a eletricidade circule aqui esta placa e, consequentemente, pela panela. Portanto, o aquecimento funciona electromagnéticamente. Este campo eletromagnético é transferido para a panela, que deve ser adequada para este tipo de fogão, e assim aquece os alimentos.

O grande diferencial além de não ter fogo ao calor é que a placa de indução só aquece quando uma panela está posicionada em cima dela, evitando assim acidentes e queimaduras. A geração de calor através desse sistema também é muito mais rápida: em poucos minutos já atinge a temperatura programada e, desta forma, acelera a preparação dos alimentos.

Por isso, as panelas também devem ser especiais, sempre em aço inoxidável com um fundo triplo, ferro fundido ou outros materiais específicos para serem utilizados no fogão de indução.

Além disso, a panela usada recebe todo o calor gerado pela panela de indução sem perda de calor para o ambiente, o que garante uma cozedura mais uniforme dos alimentos. Alguns dispositivos têm um controlo digital que permite programar exatamente a temperatura que será usada, o tempo que deve permanecer ligado e muitas outras funções.

O fogão de indução é perfeito para aqueles que têm problemas de mobilidade ou crianças e animais de estimação em casa, porque como não utiliza gás, também evita acidentes como fugas e queimaduras.

No mercado, existem dois tipos de placas de indução: o de encastrar, que deve ser fixo numa bancada de pedra e não pode ser movido do lugar, e o de bancada, que serve de fogão portátil e pode ser transportado para outros locais. Este último geralmente tem apenas duas bocas, enquanto o encastrar pode ser encontrado com até 5 bocas!

Como usar o fogão elétrico: guia prático

Como qualquer outro aparelho, o fogão de indução também deve ser manuseado corretamente para evitar problemas tanto no aparelho como na preparação de alimentos! Vamos explicar como usar o fogão elétrico. No seu painel digital pode normalmente encontrar as funções de ligar, desligar, controlar a temperatura e intensidade do mesmo e até mesmo programar quanto tempo deve permanecer ligado. Alguns modelos também podem conter funções específicas para a preparação dos pratos do dia a dia mais comuns.

O maior cuidado deve ser a escolha dos utensílios que serão usados nele. Tenha muito cuidado com a forma como limpa o seu fogão e com o peso das panelas e pratos que serão colocados sobre ele para evitar riscos e evitar que a placa se parta. Mas isso já te aconteceu, não te preocupes.

Aqui na Reparação Segura temos uma equipa de especialistas na reparação de fogões elétricos que sempre trabalha com peças originais, preço justo e pontualidade. Resolvemos o problema dentro de 48 horas e independentemente da parte do país em que você se encontra. Não vale a pena cultivar problemas na sua casa, pois não?