217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Dicas sobre como limpar a placa de indução

24 Fevereiro 2021

As placas de indução estão em ascensão no mercado – e até em vídeos de comida na Internet. No entanto, algumas pessoas ainda não entendem como este aparelho funciona, nem qual comprar.

Para quem ainda não conhece o funcionamento das placas de indução, a explicação é simples: o aquecimento deste dispositivo acontece contactando o campo eletromagnético, situado abaixo da superfície, com o fundo das panelas (específico para este tipo de aparelho).

Ao utilizar uma tecnologia diferente e precisar de cuidados diferentes do tradicional, podem surgir também algumas dúvidas ao limpar e manter a sua placa de indução higienizada.

Para ajudá-lo com isto, preparámos um passo a passo como limpar a placa de cozedura e, assim, livrar o aparelho da gordura e mantê-lo livre de riscos. Vamos lá!

Faça sempre uma limpeza superficial depois de usar a placa de indução

O principal segredo para manter a placa de cozinhar – e impedi-la de acumular gordura – é fazer uma limpeza superficial sempre que terminar de cozinhar. Assim, retire os restos de alimentos e salpicos de azeite ou azeite que estão na base do fogão.

Para tornar esta limpeza mais rápida, basta usar uma flanela de microfibra com um bocadinho de desengordurante. Esfregue bem a base do fogão para remover bem as gorduras!

 

O bom da placa de indução é que não tem grelhas (uma vez que a panela está em contacto direto com a base). Este diferencial facilita no momento da limpeza, pois não é necessário retirar as grelhas ou molhá-las (como com o fogão tradicional). Muito simples, não é?

Faça uma limpeza mais completa uma vez por semana

Além de fazer uma limpeza superficial da placa de indução no dia a dia, é importante ir para uma limpeza mais completa de vez em quando – também limpar os botões e usar produtos específicos. Vale a pena notar que a maioria dos fogões tem uma base de vidro e a limpeza acaba por ser mais fácil.

Para lavar, coloque um pouco de detergente (ou desfiguração específica), esfregue com o lado macio da esponja e, em seguida, enxague com água morna. Deve repetir o procedimento até que a superfície esteja 100% limpa. Em seguida, apenas secar tudo com um pano macio e pronto!

Mas tenha cuidado: o vidro é muito fácil de riscar, portanto, nunca deve usar palha de aço ou faca para remover manchas ou alimentos pegajosos. Se for necessário limpar alguns alimentos secos, por exemplo, é ideal colocar água quente para amolecer facilmente.

Truques caseiros que o ajudarão a limpar a placa de indução

Se este procedimento não for suficiente, experimente uma destas receitas caseiras que temos separadas:

Use limão

Se ainda houver manchas presas, um dos truques caseiros mais famosos para limpar o prato de indução é o limão. Aplique algumas gotas do seu sumo nas manchas, deixe agir alguns segundos e esfregue suavemente com um pano limpo ou um pano de pia macio, verá como desaparecem se forem manchas muito difíceis, em vez de o pano usar o raspador especial.

Aposte em vinagre

Outro truque caseiro muito bom para limpar a placa de indução é o vinagre. Dissolva um pouco de vinagre na água, aplique nas manchas e deixe agir durante alguns segundos. Em seguida, com um pano de pia eco-friendly ou um pano macio limpo, esfregue toda a cerâmica de vidro. Você verá como as manchas desaparecem e o fogão ganha um brilho espetacular. Vinagre é um grande brilho caseiro.

Pasta de bicarbonato e água

Faça uma pasta com partes iguais de bicarbonato de sódio e água e aplique nas manchas mais difíceis. Utilize uma esponja abrasiva de plástico para trabalhar a pasta de bicarbonato de sódio na placa de cozedura. Pode ter de utilizar uma ferramenta de raspagem para remover as manchas mais difíceis (utilize a espátula de plástico rígido). Ergue a espátula 30 graus e raspe os alimentos queimados, lave a placa com água e seque-a com toalhas de papel.

Cooktops podem ser limpos da mesma forma que a placa de indução tradicional

Além das placas tradicionais de indução, existem também modelos a gás que são muito semelhantes ao cooktop tradicional. Neste caso, a limpeza será um pouco mais laboriosa – porque além de limpar a base do aparelho, também é necessário lavar as grelhas e o interior dos queimadores.

Idealmente, deixe todas as partes de molho desmontadas numa solução com água quente + detergente e, em seguida, limpe a base com caprichos suficientes (basta usar desengordurante e uma esponja). Em seguida, resida finamente nas grelhas e botões e recoloque tudo no seu devido lugar. Então não há engano!

Ao longo deste texto, citamos algumas formas de como limpar sua placa de indução. É importante lembrar que estamos a falar de um aparelho que precisa de cuidado para que não cause acidentes, não se parta ou tenha riscos.

Se isso já lhe aconteceu, saiba que a ReparaçãoSegura está em todo o país e oferece reparação de aparelhos a um preço justo e com agilidade (mais precisamente, 5 dias por semana e ainda intervém dentro de 48 horas para resolver o seu problema!).

É sempre bom lembrar que um bom aparelho, confiado a um técnico competente, pode durar muito mais do que o esperado. A empresa é especialista em reparação de placas de indução e pode te ajudar a maximizar a vida útil do seu eletrodoméstico.

No site da ReparaçãoSegura pode solicitar uma marcação enviando os seus dados ou ligando para o centro de atendimento da empresa.