217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Placa de indução: como funciona?

29 Dezembro 2021

Hoje em dia, cozinhar já não é uma tarefa demorada e complicada que só pessoas com imensas habilidades podem realizar. No tempo dos nossos avós foi preciso um processo e tanto para poder preparar a comida. Já hoje, com a modernidade e a rotina movimentada que todos tomamos, a procura da praticidade começou a orientar as nossas tarefas.

Com o avanço da tecnologia, as atividades domésticas têm tomado cada vez menos o nosso tempo, pois podem ser realizadas muitas vezes de forma mais eficiente, rápida e económica. Na cozinha, inúmeros eletrodomésticos e pequenos eletrodomésticos facilitam as nossas vidas. Dessa forma, um dispositivo que ganhou destaque nas cozinhas portuguesas é a placa de indução.

Neste artigo, nós da Reparação Segura explicamos-lhe o que é uma placa de indução e como interpretar os símbolos da sua placa de vitrocerâmica para garantir o melhor uso e durabilidade da mesma. Continua a ler!

O que é a placa de indução?

A placa de indução é usada hoje em dia como um substituto para o fogão a gás. Como o seu nome diz, o calor é gerado a partir da indução. Funciona da seguinte forma: é aplicada uma corrente elétrica no dispositivo e isto produz um campo magnético. Este processo gera uma corrente elétrica no recipiente que será utilizado para cozinhar e, por isso, ele se aquece.

Exatamente porque é que os tachos e utensílios que serão utilizados para preparar os alimentos na sua placa de cerâmica de vidro devem ser específicos para esta função, porque se for um recipiente de cerâmica, por exemplo, a condução da eletricidade não acontece e a panela não recebe calor.

Este sistema torna o processo de cozedura muito mais seguro do que um dia um fogão convencional, uma vez que não utiliza gás e, por isso, os riscos de acidentes são muito mais baixos. Além disso, não há perda de calor para o exterior e como a placa aquece igualmente, a cozedura também acontece mais uniformemente, interferindo diretamente no resultado final dos pratos preparados.

Se pensa em adquirir uma placa de cerâmica de vidro mas ainda não sabe se as suas panelas são compatíveis, não se preocupe. Pegue um íman e coloque-o no fundo da panela. Se o mesmo agarrar, sua panela é compatível com o fogão. Se não ficar, não é compatível, por isso não aquece.

Agora que sabe como funciona a placa de indução e como escolher as panelas ideais para ele, vamos interpretar símbolos para placas de indução.

Todos os símbolos da placa de indução

Em primeiro lugar, temos de reforçar a importância de ler o manual de instruções do fabricante antes de testar tudo sozinho. Por muito que este seja um hábito negligenciado, toda a informação importante para a utilização do aparelho está no manual e porque é um dispositivo que muitas pessoas não estão familiarizadas, é normal que surjam dúvidas.

Dito isto, vamos ao que interessa. Alguns símbolos são mais comuns e outros variam de modelo para modelo. Os mais comuns são:

  • Temperatura: normalmente indicada por um “°C” ou uma chama, é onde controlará o nível de calor gerado.
  • Símbolos de + e –: são usados para aumentar e diminuir a quantidade de calor e o tempo em que a placa permanecerá em funcionamento.
  • Símbolo de cadeado aberto: indica que o painel do cartão de indução é libertado para utilização e para ser configurado de acordo com o que precisa.
  • Símbolo do relógio: indica quantos minutos o cartão deve permanecer em funcionamento e pode ser alterado a partir dos símbolos de + e -.

É importante notar que as placas com painel digital ou com funções que preparam alimentos específicos mais comuns no dia a dia podem apresentar diferentes símbolos na placa vitrocerâmica. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de consultar o manual de instruções do seu fogão antes de o utilizar.

Símbolos da placa vitrocerámica

Agora que conhece todos os símbolos da sua placa de vitrocerâmica, é importante saber manusear corretamente os mesmos para evitar danos mecânicos no seu dispositivo. Por exemplo, sempre que for necessário, prima primeiro o botão de temperatura e depois os controladores. O mesmo funciona para regular quanto tempo sua placa deve permanecer ligada. Se o seu aparelho é um daqueles que têm funções específicas para cozinhar alimentos mais consumidos no dia a dia, como arroz, carne, pipocas, brigadeiro, entre outros, basta pressioná-lo e realizar a preparação como de costume.

Sou muito cuidadoso ao manusear o seu fogão para evitar danos mecânicos e físicos, uma vez que têm efeito de vidro suscetível a fissuras e arranhões. Mas isto já lhe aconteceu, podemos ajudar. Aqui na Reparação Segura somos especialistas na reparação de placas de vitrocrâmica e temos especialistas que servem por todo o país, sempre com peças originais se for necessária alguma substituição e que resolvem o seu problema dentro de 48h! Não tenha problemas crescentes na sua casa, clique no formulário e faça a sua marcação ou contacte-nos por telefone.