217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O que faço quando tenho problemas com as minhas placas de indução?

1 Fevereiro 2021

Trocar o fogão tradicional por uma placa de cozinha moderna geralmente gera várias dúvidas. Na maior parte das vezes, o consumidor não sabe qual o tipo e modelo a escolher, se pode utilizar os tachos que já tem, se haverá um aumento do consumo de eletricidade, entre outras questões.

A principal diferença entre o fogão e o fogão é que o primeiro é composto por uma mesa e forno, pode ser solto ou embutido no mobiliário, enquanto o fogão é exclusivo para cozinhas planeadas e tem apenas a mesa, onde os queimadores estão.

Isto significa que para ter um destes na sua cozinha, você também vai precisar de um forno elétrico, provavelmente para insumo, além de planear o espaço e móveis que receberão os dois novos eletrodomésticos.

No entanto, com uma utilização contínua, qualquer aparelho pode apresentar problemas e, naturalmente, a placa de indução não está isenta disso. Então, aqui estão alguns problemas comuns para aquele momento em que se pergunta: “O que faço quando tenho problemas com a minha placa de indução?”. Não se preocupe, nós da ReparaçãoSegura vamos ajudá-lo!

Identifique o problema na sua placa de indução

Em primeiro lugar, é importante identificar o que está realmente a acontecer. A tua placa de indução não liga? Está rachado? Não está a aquecer? O seu sinal está riscado? Há problemas com a comida de cozinha? Há vários problemas que podem surgir e alguns podem ser simples de resolver. Outros, nem tanto. Então vamos enumerar aqui alguns problemas e o que analisar em cada um deles!

Placa de indução não funciona?

  • Os controlos podem estar bloqueados. Desbloqueie os controlos conforme instruído a utilizá-los.
  • O fusível da residência ardeu ou o disjuntor desligado. Verifique o disjuntor ou substitua o fusível. Se o problema for um circuito sobrecarregado, contacte um eletricista de confiança.
  • O cabo de alimentação não está instalado nem ligado. Verifique se a tomada está alimentada por energia, ligando outro aparelho e verifique se funciona corretamente. Se funcionar, a sua placa de indução pode estar defeituosa. Alguns casos apenas indicam que o dispositivo foi instalado incorretamente, no entanto, não é possível apenas assumir.
  • Falta de eletricidade. Verifique as luzes da casa para ter certeza. Espere o retorno da eletricidade.

A placa de indução desliga durante o cozimento?

  • O sensor de aquecimento incorporado detetou altas temperaturas dentro do produto. Certifique-se de que as tomadas de ventilação não estão bloqueadas.
  • Resíduos derramados ou objetos em contacto com a área dos comandos da placa de cozedura. Limpe os detritos ou retire os objetos da placa. Volta a ligá-lo.
  • Uma panela vazia foi colocada sobre a área de cozedura com um alto nível de potência. Aguarde até que a área de cozedura arrefeça.

Sua placa de indução não aquece os alimentos de maneira uniforme?

  • As panelas utilizadas são demasiado leves ou estão tortas. Certifique-se de que utiliza panelas de boa qualidade.
  • Utilize apenas panelas com fundo plano e mais pesados, pois aquecem uniformemente. As panelas mais leves não têm um aquecimento uniforme e, portanto, os alimentos podem queimar mais facilmente.
  • Ajuste o nível de potência da área de cozedura até obter a quantidade de calor necessária.

Placa de indução riscada

  • Partículas ásperas (como sal ou areia) estão entre a placa e o utensílio. Certifique-se de que a superfície da placa de cozedura e o fundo dos utensílios estão limpos antes de o utilizar. Riscos menores não afetam o funcionamento do produto e serão menos visíveis com a utilização.
  • Os produtos de limpeza não recomendados foram utilizados em vidro de panela cerâmica.
  • Foram utilizados utensílios com fundo áspero. Utilize apenas utensílios com fundo plano e liso.

Agora que conhece alguns problemas comuns e as suas possíveis causas, é mais fácil conseguir ajuda, não é? Se já experimentou todas as soluções que apresentámos e ainda está em apuros, é hora de contar com a ajuda de especialistas, afinal, não vale a pena cultivar problemas na sua cozinha!

E agora, o que devo fazer com os problemas da minha placa de indução?

Ao longo deste texto, citamos algumas causas possíveis para sua placa de indução estar com problemas e como proceder nestes casos. É importante lembrar que estamos a falar de um aparelho que se não for utilizado e manuseado corretamente, pode causar acidentes.

Se isso já lhe aconteceu, saiba que a ReparaçãoSegura está em todo o país e oferece reparação de aparelhos a um preço justo e com agilidade (mais precisamente, 5 dias por semana e ainda intervém dentro de 48 horas para resolver o seu problema!).

É sempre bom lembrar que um bom aparelho, confiado a um técnico competente, pode durar muito mais do que o esperado. A empresa é especialista em reparação de placas de indução e pode te ajudar a maximizar a vida útil do seu eletrodoméstico.

No site da ReparaçãoSegura  pode solicitar uma marcação enviando os seus dados ou ligando para o centro de atendimento da empresa.