217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Como posso limpar o frigorífico?

23 Outubro 2020

A cozinha é um dos quartos mais importantes da casa, uma vez que é o lugar onde a comida é preparada e armazenada. Por isso, uma boa limpeza torna-se essencial para prevenir a acumulação de sujidade e impurezas que podem gerar graves problemas de saúde. No caso do frigorífico, a atenção deve ser duplicada, porque se não for higienizada com frequência e da forma correta, pode causar muitos inconvenientes.

O leite que espirra, caldos que se prendem, alimentos expostos sem proteção ou mantidos fora de data, tudo isto contribui para deixar o frigorífico sujo e cheirar, além disso, pode também acabar por contaminar os alimentos com germes, bactérias e fungos, aumentando assim o perigo de intoxicação alimentar. O risco torna-se ainda maior com as carnes cruas, que podem espalhar bactérias muito perigosas.

Por isso, uma limpeza bem feita evita muitos danos para a saúde, além de preservar melhor os alimentos e o aparelho. Por isso, é importante saber quais são os produtos certos para limpar o frigorífico, uma vez que ninguém quer provar e cheirar produtos químicos nos alimentos – já para não falar que também podem infetar os alimentos. Para evitar correr estes riscos e fazer uma boa limpeza no seu frigorífico, verifique o passo a passo que preparamos para limpar este aparelho corretamente na prática.

1.  Como limpar o frigorífico por dentro?

O interior do frigorífico é o mais laborioso de limpar, pois é precisamente onde os alimentos são armazenados e, em geral, todos os modelos deste aparelho têm várias peças, como grelhas, prateleiras e gavetas que precisam de ser limpas. Quando se lida com a forma de limpar um novo frigorífico, os procedimentos são os mesmos, no entanto, só depois de 6 horas após terminar a limpeza pode ligar o dispositivo e enchê-lo com alimentos   Agora que já sabes isto, vamos ao passo a passo para limpar o seu frigorífico:

  1. O primeiro passo para a limpeza do seu frigorífico é desligar completamente o aparelho para evitar danos ou choques elétricos.
  2. No segundo passo, retire todos os produtos e alimentos do interior do aparelho e deixe-os de forma reservada na cozinha.
  3. Verifique as datas de validade, deite fora o que está expirado e verifique as panelas com restos de comida. Elimine qualquer coisa que pareça suspeita, já que a comida estragada deixa odores desagradáveis no aparelho.
  4. Os alimentos que são bons para consumo devem ser embalados dentro de um refrigerador ou caixa de estaca com gelo para não estragar enquanto limpa.
  5. Retire todos os itens amovíveis: prateleiras, grelhas, gavetas, tampas e lave com água e detergente neutro.
  6. Evite utilizar produtos de limpeza com cheiros fortes ou produtos químicos em geral. Faça uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) diluída em 2 litros de água morna. Use uma esponja macia ou um pano limpo para molhar nesta mistura e passe por todo o frigorífico.
  7. Limpe também a porta e a borracha de vedação, pois recolhe muita sujidade e pode ser um ninho de bactérias – não se esqueça dessa parte.
  8. Por fim, limpe todo o interior do aparelho, volte a ligar-se à tomada e coloque os bons alimentos para consumo no seu interior.

No passo 6, pode utilizar vinagre em vez de bicarbonato de sódio. Isto porque o vinagre tem propriedades e desinfetantes que removem restos de alimentos ou derrames que secam nas superfícies. Basta misturar meia chávena de vinagre branco com 1 chávena de água morna (certifique-se de que utiliza vinagre de álcool branco, os outros tipos são para uso culinário) e proceder com o resto da limpeza normalmente.

Muitas pessoas ainda se perguntam, “como limpar bem as borrachas do frigorífico?“. As borrachas devem ser limpas pelo menos a cada 15 dias, especialmente se aparecer bolor nelas. O bolor aparece principalmente quando a borracha permanece molhada e suja ou em situações em que o frigorífico está desligado durante algum tempo. O ideal é colocar lixívia pura num spray e pulverizar a borracha. Deixe agir durante 15 a 30 minutos até que as manchas negras desapareçam. Esfregue com escova e esponja, limpe com pano molhado e seque bem. Mas cuidado! A utilização de lixívia pura pode muitas vezes secar a borracha, usar apenas em casos de necessidade real como o aparecimento de bolor.

2.  Como limpar o exterior do frigorífico?

Agora, se a sua pergunta é como limpar o exterior do frigorífico, não há muito segredo. Com o aparelho ainda desligado, utilize um pano seco para remover o pó. Passe uma esponja macia com 2 gotas de detergente neutro sobre a sua superfície. Utilize um pano húmido para retirar o detergente. Em seguida, use um pano limpo e seco para secar. Para remover o excesso de pó atrás do frigorífico, utilize uma escova, uma escova ou um espanador de pano.

Aproveite este momento para prestar atenção aos detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia-a-dia e verifique se o seu frigorífico está a funcionar perfeitamente. Se notar que está na hora de um check-up, não hesite em nos ligar.

Somos uma rede de técnicos de reparação escolhidos e autorizados pelas melhores marcas de eletrodomésticos para o ajudar quando algo imprevisto acontece.

Na Reparação Segura, dispomos de técnicos especializados que estão prontos para ajudá-lo no arranjo de frigoríficos e combinados em apenas 48h, basta contactar-nos.

Para isso, basta contactar-nos clicando no banner abaixo. Teremos o prazer de ajudá-lo!