217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O que fazer quando o compressor do frigorífico nao arranca?

30 Novembro 2020

Hoje em dia é impensável passar um dia sem o frigorífico, não é? Ele já é essencial e, por isso, qualquer problema que apresente já é uma razão para nos levar a perder noites de sono. Apresentámos vários problemas comuns entre frigoríficos no nosso blog e hoje falaremos de um mais específico: quando o compressor de frigorífico não arranca!

No interior do frigorífico, existem duas partes fundamentais: o compressor, que suga o líquido e o transfere sob pressão de uma câmara para outra e o condensador, que é a bobina que está por trás do frigorífico, onde o vapor comprimido pelo compressor liquefeito e liberta calor para o ambiente.

Os compressores são responsáveis por trazer a carga de ar refrigerada para o aparelho, comprimindo esta carga e, em seguida, bombeá-la para arrefecer o frigorífico e o congelador. Se o motor, as bobinas ou o ventilador se avariam, a capacidade do seu frigorífico de manter os alimentos frescos e congelados também diminui. Há muitos sinais de que um compressor está defeituoso e precisa de ser reparado ou substituído.

Como noto que o compressor do frigorífico está avariado?

Antes de deixar mesmo de funcionar, o seu frigorífico pode mostrar vários sinais de que algo não está a correr bem. Vamos então enumerar aqui quais são os problemas mais comuns de um frigorífico e também como identificar avarias no compressor do frigorífico.

  • A geladeira faz barulhos altos de “cliques”

Se o seu frigorífico estiver a fazer ruídos altos de “clique”, o compressor deve estar sobreaquecido e desliga-se automaticamente como medida de segurança. O compressor tem um botão de desligar/desligar para executar esta ação, que produz o ruído “clique”. Também é possível, embora não frequentemente, que o botão em si esteja danificado.

  • O frigorífico liga e desliga continuamente

Uma situação em que o frigorífico liga e desliga após alguns segundos pode sinalizar um problema grave. Há provavelmente algum defeito na bobina, ventilador ou motor de condensação.

  • O frigorífico não está frio por dentro, mas está funcionando

Isto indica que o seu compressor está a funcionar, mas talvez não o suficiente para manter o frigorífico fresco. Pode também significar que já não tem o refrigerante certo para que o compressor funcione bem, exigindo que seja reabastecido ou substituído.

  • O frigorífico não funciona

Se a luz de funcionamento do frigorífico estiver acesa, mas não estiver suficientemente fria e não parecer estar a funcionar, pode ser o compressor. Mas uma vez que substituir o compressor é muito mais caro do que corrigir outros defeitos que podem impedir que o frigorífico fique frio, é ideal verificar se há outras causas para este mau funcionamento. Talvez alguém tenha aumentado a temperatura, o controlo de temperatura ou o interruptor esteja danificado.

  • O frigorífico trabalha muito mais que o normal, mas não resfria o suficiente

Se o seu frigorífico não congelar o fundo, o gás que passa pelo condensador pode estar a vazar. O fluxo do mesmo, na maioria dos modelos, é de cima para baixo, fazendo com que a parte inferior do aparelho arrefeça. Este tipo de problema só pode ser resolvido com a ajuda de um técnico.

Tenho uma avaria no compressor do frigorífico! E agora?

Antes de testar o motor do compressor, é muito importante que desligue o frigorífico da ficha. Estes aparelhos têm correntes elétricas que passam por eles, para que possa magoar-se ou mesmo morrer com um choque elétrico se testar o motor do compressor com o frigorífico ligado. Também é importante que saiba se o seu frigorífico tem um condensador, que armazena energia mesmo quando o aparelho está desligado.

Para verificar, é necessário utilizar dispositivos como um multimetro e um pequeno medidor de resistência e tensão. Este processo não é muito simples. Para além do perigo de mexer com componentes elétricos que possam estar danificados e reagir mal, é necessário ter conhecimentos técnicos e especializados, uma vez que qualquer erro pode arruinar o seu frigorífico de uma vez por todas.

Por isso, se tiverem dúvidas sobre o que fazer quando o frigorífico não estiver frio, a nossa dica é ligar para a nossa equipa. A ReparaçãoSegura tem técnicos certificados, especializados em reparação de frigorífico. Eles estão preparados para lidar com estes dispositivos com a máxima segurança para si e para a sua família.

Se tiver um problema com aparelhos, a nossa equipa pode ajudá-lo dentro de 48h. Somos especialistas na reparação de vários dispositivos e estamos em todo o país, prontos para ajudá-lo!

Não cultive problemas e riscos em sua casa! Clique no banner aqui embaixo e nos ligue. Teremos o prazer de ajudá-lo!