217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O compressor do frigorífico se aquece!

26 Novembro 2020

Já falámos aqui no nosso blogue sobre a importância dos frigoríficos hoje em dia. Parece um grande desafio passar um dia sem frigorífico, não é? Imagine ser apanhado de surpresa então por algum problema com este aparelho!

A boa notícia é que grande parte dos problemas de um frigorífico podem ser facilmente identificados e, em alguns casos, resolvidos de forma simples e conveniente com a ajuda de um técnico especializado.

Hoje falaremos de um problema muito comum: o compressor do frigorífico aquece! Um compressor é uma bomba de arrefecimento que permite o movimento de um refrigerante ao longo de um ciclo de compressão a vapor. Embora o calor seja um produto de compressão, o sobreaquecimento pode ocorrer. Os compressores normalmente funcionam a temperaturas acima dos 93 graus, por isso não considere que esta temperatura sobreaqueça. “Como posso notar que o compressor do frigorífico está quente?”

Porque é com isto que vamos lidar neste artigo. Siga-o:

Porque é um problema o aquecimento do compressor?

Um frigorífico com o compressor sobreaquecido pode indicar problemas graves e trazer consequências tais como: não congelar corretamente, gerar uma fatura de energia aumentada e, consequentemente, forçar o motor, reduzindo consideravelmente a vida útil.

Os compressores acionadores do motor podem sobreaquecer devido a um motor defeituoso. Os rolamentos ou peças danificadas podem ser culpados pela criação excessiva de calor. Se estas peças criarem um excesso de resistência dentro do motor, isto pode gerar sobreaquecimento.

A causa mais provável de sobreaquecimento de um compressor é a ventilação inadequada ou o espaço de ventilação insuficiente. Os compressores precisam dissipar o calor gerado. Os frigoríficos têm uma barra que garante um espaço entre o compressor e a parede. Na utilização de desumidificadores, recomenda-se uma distância de 30 cm entre a capota e a parede, a fim de evitar danos na parede, bem como manter o compressor fresco.

Quais os principais problemas que um compressor pode apresentar?

Se o seu frigorífico estiver a fazer ruídos altos de “clique”, o compressor deve estar a sobreaquecer e a desligar-se automaticamente como medida de segurança. O compressor tem um botão de desligar/desligar para executar esta ação, que produz o ruído “clique”. Também é possível, embora não frequentemente, que o botão em si esteja danificado.

  1. O frigorífico não funciona: Se a luz de funcionamento do frigorífico estiver acesa, mas não estiver suficientemente fria e não parecer estar a funcionar, pode ser o compressor. Mas uma vez que substituir o compressor é muito mais caro do que corrigir outros defeitos que podem impedir que o frigorífico fique frio, verifique se há outras causas para tal. Talvez alguém tenha aumentado a temperatura, o controlo de temperatura ou o interruptor esteja danificado.
  2. Gelo acumulado no frigorífico: Se o seu congelador começar a acumular quantidades invulgares de gelo, isto pode indicar que é necessário mudar o condensador.
  3. O frigorífico liga e desliga: Se o seu frigorífico ligar e desligar em intervalos de alguns minutos, há provavelmente algum defeito na bobina, na ventoinha ou no motor de condensação.
  4. O frigorífico funciona muito mais do que o habitual, mas não arrefece o suficiente: Se o frigorífico estiver a funcionar — o que é indicado pelo som alto produzido pelo motor — mas não está a arrefecer, pode precisar de um condensador novo. Este problema também pode ser causado por um condensador danificado ou ventilador de evaporação.
  5. O frigorífico não está frio por dentro, mas está a funcionar: Isto indica que o compressor está a funcionar, mas talvez não o suficiente para manter o frigorífico fresco. Pode também significar que já não tem o refrigerante certo para que o compressor funcione bem, exigindo que seja reabastecido ou substituído.

Como noto que o compressor do frigorífico está quente?

Ao longo deste artigo, mencionamos vários problemas que podem indicar que algo não combina bem com o compressor do seu frigorífico. Todos eles mostram que há algum tipo de sobrecarga ou defeito nesta parte do seu aparelho e muito provavelmente está muito acima da temperatura indicada!

Para verificar, é necessário utilizar dispositivos como um multimetro e um pequeno medidor de resistência e tensão. Este processo não é muito simples. Para além do perigo de mexer com componentes elétricos que possam estar danificados e reagir mal, é necessário ter conhecimentos técnicos e especializados, uma vez que qualquer erro pode arruinar o seu frigorífico de uma vez por todas.

Por isso, se tiverem dúvidas sobre o que fazer quando o frigorífico não estiver frio, a nossa dica é ligar para a nossa equipa. A ReparaçãoSegura tem técnicos certificados, especializados em reparação de frigorífico. Eles estão preparados para lidar com estes dispositivos com a máxima segurança para si e para a sua família.
Se tiver um problema com aparelhos, a nossa equipa pode ajudá-lo dentro de 48h.

Somos especialistas na reparação de vários dispositivos e estamos em todo o país, prontos para ajudá-lo! Não cultive problemas e riscos em sua casa! Clique no banner aqui embaixo e nos ligue. Teremos o prazer de ajudá-lo!