217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Posso reduzir o consumo do meu frigorífico?

11 Dezembro 2020

Em tempos de crise, cada dica para poupar dinheiro e diminuir os valores das contas de casa é bem-vinda, certo? Isto é quando olhamos para os aparelhos e pensamos em formas de reduzir o consumo da sua energia. E um dos campeões em gastar na cozinha é precisamente o frigorífico, que tem que ser sempre ligado à tomada.

O frigorífico é um aparelho muito útil nas nossas casas, claro, mas alguns modelos de frigoríficos representam mesmo 30% do consumo de eletricidade. A boa notícia é que algumas mudanças de hábitos e pequenas atitudes podem reduzir o consumo do frigorífico e manter a eficiência do frigorífico. A pensar nisso, nós da ReparaçãoSegura separamos para que poupasses energia com o teu frigorífico. Verifique.

Evite o abre e fecha desnecessário da porta

Quando estiver a cozinhar ou a preparar um lanche, tente retirar todos os alimentos do frigorífico de uma só vez, evitando a entrada de ar quente e, consequentemente, forçando mais o motor.

Não coloque alimentos ainda quentes no interior do frigorífico

O frigorífico funciona para garantir uma boa temperatura de frutas, frios, sumos, iogurtes, refrigerantes, entre outros. Se armazenar alimentos que ainda estão quentes no frigorífico, o aparelho precisa de fazer um esforço ainda maior, gastando energia para além do necessário para arrefecer o ar. Os alimentos também devem ser organizados no frigorífico: quanto mais fácil for encontrar o que procura, menos tempo o frigorífico estará aberto e menos vai consumir.

É fundamental não abrir o frigorífico a toda a hora. Isto dificulta o arrefecimento. A limpeza e descongelação regularmente, conforme recomendado pelo fabricante, é outra medida que ajuda a reduzir o consumo de energia. O excesso de gelo e a eliminação de alimentos ainda quentes no interior do frigorífico forçam o equipamento e aumentam o consumo de eletricidade.

Deixe o frigorífico trabalhar na temperatura ideal

Para um bom funcionamento do frigorífico, é muito importante seguir as instruções no manual do fabricante. Por isso, ajuste sempre o termóstato de acordo com as recomendações da marca. Durante as estações mais frias é possível economizar energia ajustando o botão para níveis mais baixos.

Na sua cozinha, escolha o melhor lugar para o frigorífico

Instale o frigorífico longe de outros aparelhos, especialmente os que produzem calor, como fogões ou fornos elétricos, e também longe de janelas que recebam diretamente a incidência da luz solar. É igualmente importante que o local de instalação esteja bem ventilado e que o frigorífico esteja a pelo menos 20 centímetros de distância das paredes.

Na hora de comprar um frigorífico, escolha um modelo econômico

Entre as principais características no momento da compra está a capacidade total do frigorífico, ou seja, um tamanho que está de acordo com as suas necessidades e necessidades da sua família. Afinal, frigoríficos demasiado grandes ou demasiado pequenos podem desperdiçar energia desnecessariamente. Mais do que uma questão de poupança, a eficiência energética é uma característica fundamental a ser analisada na compra de um novo aparelho devido ao impacto no ambiente.

O consumo do frigorífico em watts é um dos mais significativos em casa. Por isso, é importante estar atento à classificação energética ao escolher o seu e para isso deve saber como funciona e pesquisar bem sobre o consumo de um frigorífico comum e o consumo de um frigorífico combinado. As seguintes funcionalidades oferecem vantagens:

  • Tecnologia Inverter
    Para ajudá-lo a economizar energia, existem frigoríficos inverter (assim como o ar condicionado, por exemplo). A tecnologia inverter controla o funcionamento do compressor de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e também de acordo com o abre e fecha da porta. Com isto, o compressor funciona corretamente: o frigorífico só funcionará com mais energia quando necessário, evitando o desperdício de energia.
  • Dispensador de água externo
    Os frigoríficos com dispensador de água são muito práticos: para matar a semente não é preciso abrir a porta e, com isso, ainda poupa energia.

Fique de olho na borracha de vedação

A borracha de vedação da porta garante que o ar frio do frigorífico não sai. No entanto, quando esta borracha é usada, é comum que ocorram fugas de ar, aumentando o consumo de energia. Para saber se é hora de mudar, deve colocar uma folha de papel entre a porta e o frigorífico, fechar a porta e tentar remover a folha. Se sair facilmente, é hora de mudar a borracha. O ideal é repetir o teste em vários pontos da porta do frigorífico.

Se notar que a borracha precisa de ser substituída ou que algo de errado está a acontecer ao seu frigorífico e a consumir mais energia do que o habitual, não te preocupes. Nem sempre é possível resolver o problema sozinho. Talvez seja altura de contactar a assistência técnica autorizada para efetuar a substituição.

Na Reparação Segura, dispomos de técnicos especializados que está pronta para ajudá-lo na reparação de frigoríficos e combinados em apenas 48h, basta contactar-nos.


Somos uma rede de técnicos de reparação escolhidos e autorizados pelas melhores marcas de eletrodomésticos para o ajudar quando algo imprevisto acontece.

Para isso, basta contactar-nos clicando no banner abaixo. Teremos o prazer de ajudá-lo!