217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Placa de indução rachada tem arranjo?

14 Outubro 2020

Os modelos de cozinha de indução chamaram a atenção para aqueles que querem uma cozinha renovada, com um ar mais moderno na casa, e também para as pessoas que querem desistir de usar gás para preparar a sua comida.

Entre as vantagens dos fogões de indução estão a segurança – uma vez que não utiliza gás ou fogo – poupança de energia e um design pessoal para o seu espaço de alimentação, uma vez que como precisa de ser instalado nas bancadas, é ótimo para cozinhas planeadas. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona e que cuidados se deve ter com um destes aparelhos. 

Além disso, como não tem chamas e o seu aquecimento é por indução eletromagnética, a superfície deste fogão não fica quente para as mãos humanas. Isto é ótimo se tiver filhos em casa, pois eles não queimam se tocarem acidentalmente na superfície do aparelho (ou se estiver um pouco distraído). 

No entanto, acidentes podem acontecer a qualquer pessoa e, por algum descuido, a sua placa de indução pode sofrer alguns danos. Neste artigo falaremos sobre como proceder e o que fazer em cada um deles!

Placa de indução inicial: o que fazer?

É sempre bom lembrar que cada caso é um caso. Quando uma placa de indução parte, a situação deve ser analisada por um técnico especializado que entenda o assunto, para mantê-lo a si e à sua família a salvo. Em alguns casos, pode ser possível reparar e noutros não, por isso é importante procurar ajuda especializada!

Geralmente, se a fenda for lateral ou na superfície, não influenciará o bom funcionamento da placa de indução. No entanto, não faz mal dar uma olhada na assistência, pois não?

Placa de indução arranhada: e agora?

Às vezes pode acontecer durante a preparação dos alimentos, acaba por deixar cair algo no prato de indução. E ao limpar, sem utilizar os produtos e acessórios corretos, acaba com a sua placa de indução riscada. Quem me dera que pudéssemos voltar. 

Infelizmente, não é possível remover arranhões de uma placa de indução. É por isso que deve sempre utilizar os produtos apropriados. Primeiro, retire a sujidade com a parte macia do ensaque. Aplique o produto de limpeza (vinagre e bicarbonato de sódio são bons aliados neste processo!) e deixe-o atuar durante 30 minutos. Limpe com um pano macio e o seu prato estará limpo e sem qualquer risco. Os riscos não podem ser eliminados, mas também não afetam a operabilidade ou o desempenho do seu aquecimento.

É muito importante prestar atenção a esta questão, uma vez que a garantia das placas de indução não cobre os riscos. Separamos 5 dicas para ajudá-lo a evitar arranhões na sua placa de indução:

  1. Sempre que derramar algo na sua placa de indução (como sal, temperos e alimentos) limpe imediatamente, pois estas substâncias podem riscar a sua placa de indução. 
  2. Antes de colocar a panela na placa de indução, verifique sempre o fundo, porque se houver restos de alimentos ou grãos colados no fundo, podem coçar o seu prato.
  3. Ao manusear as panelas e panelas, não as deslize sobre a placa.  Levantem-nos sempre.
  4. Evite colocar as tampas das panelas quentes na placa de vidro e deixe-as arrefecer na superfície da placa.
  5. Limpe sempre a placa imediatamente após a utilização. Esponjas macias e panos de microfibra são excelentes aliados da limpeza doméstica, especialmente quando se trata de vidro. A esponja pode remover todo o pó e gordura da superfície, enquanto o pano de microfibra torna a secagem rápida, uniforme e sem deixar o forro, além de deixar a superfície brilhante.

Ao seguir estas dicas, pode manter a sua prancha livre de marcas de utilização. 

Placa de indução não liga: tem arranjo? 

Verifique se a tomada é alimentada por corrente, ligando outro aparelho e verifique se funciona como deve ser. Se funcionar, a sua placa de indução pode estar defeituosa. Alguns casos indicam apenas que o dispositivo foi instalado incorretamente, no entanto, não é possível apenas assumir. O correto é procurar assistência técnica especializada antes que os danos no seu dispositivo sejam irreversíveis. 

Ao longo deste texto, citamos algumas causas possíveis para sua placa de indução estar rachada ou não ligar e como proceder nestes casos. É importante lembrar que estamos a falar de um aparelho que se não for utilizado e manuseado corretamente, pode causar acidentes.

Se isso já lhe aconteceu, saiba que a ReparaçãoSegura está em todo o país e oferece reparação de aparelhos a um preço justo e com agilidade (mais precisamente, 5 dias por semana e ainda intervém dentro de 48 horas para resolver o seu problema!). 

É sempre bom lembrar que um bom aparelho, confiado a um técnico competente, pode durar muito mais do que o esperado. A empresa é especialista em reparação de placas de indução e pode te ajudar a maximizar a vida útil do seu eletrodoméstico. 

No site da ReparaçãoSegura  pode solicitar uma marcação enviando os seus dados ou ligando para o centro de atendimento da empresa.