217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Porque meu frigorífico não faz frio?

26 Outubro 2020

Mesmo que seja um aparelho com grande durabilidade, os frigoríficos não estão isentos de defeitos e podem, por vezes, deixar de trabalhar durante a noite sem que haja uma razão aparente para nos dizer o que aconteceu.

Muitas pessoas são adeptas a fazê-lo por si mesmos e, assim, quando um dispositivo em sua casa tem algum defeito, o mais comum é procurar informações com amigos, conhecidos e até mesmo através da Internet para reparar o seu aparelho, eletrônico ou outro produto. No entanto, esta não é uma prática recomendada uma vez que, como não conhece bem o seu dispositivo como um técnico, pode trazer alguns danos irreversíveis. Portanto, o ideal é mesmo que um técnico especializado em reparação de frigoríficos veja o seu aparelho.

Além de sair mais barato, consertar aparelhos em vez de comprar um novo, aprender sobre isso pode ensinar-nos sobre isso para que estejamos prontos para outras ocasiões semelhantes que possam ocorrer no futuro.

Vamos explicar hoje o que fazer quando o frigorífico não faz frio o suficiente. Vamos lá!

Que acontece quando o frigorífico não faz frio?

Existem muitas causas que podem fazer com que o seu frigorífico pare de arrefecer. Mas agora, o que fazer quando o frigorífico não faz frio? Estas são algumas das causas mais comuns do porquê do seu frigorífico não estar a congelar e mostra-lhe como resolver este problema.

1. Termóstato desregulado

Alguns frigoríficos mais velhos têm com eles um botão rotativo. Denominado termóstato, tem a função principal de ajustar a temperatura no interior do congelador.  Se estiver num número mais baixo, aumente. Isto pode ser suficiente para o seu frigorífico voltar ao trabalho normalmente.

2. “O meu frigorífico não faz frio suficiente! O que pode ser?”

A borracha é um material que se encontra na porta do frigorífico, com função principal a vedar o aparelho e evitar que o ar frio saia. Se houver desgaste, a fuga será inevitável e a fatura da energia tornar-se-á mais cara. Pois se houver fugas, a máquina compreenderá que é necessário produzir mais, sobrecarregando-a. Além disso, a temperatura no interior não é mantida devido às fugas de ar frio.

3. “O meu frigorifico Whirlpool não faz frio! O que eu faço?”

O condensador é o local onde as pessoas normalmente colocam roupas molhadas (vale a pena lembrar que isto não está certo e pode arruinar o seu frigorífico). Por estes tubos o gás é distribuído pelo frigorífico e assim pode trocar calor com o ambiente. Se estiverem cheios de pó, isso não vai acontecer.

Nos frigoríficos de todas as marcas, há também uma placa fria que ajuda a arrefecer o aparelho. Sempre que o condensador se desligar, a resistência desta placa deve fazer com que aqueça, fazendo com que o gelo acumulado derreta. O problema surge quando a resistência queima e esta placa já não pode derreter o gelo. Com grande acumulação, é difícil trocar calor com o ambiente externo. Assim, a comida não pode ser bem conservada. Esta pode ser uma das razões pelas quais o frigorífico não faz frio ou faz, mas apenas congela. Neste caso, só o técnico pode identificar melhor o seu problema para corrigir.

4. Vazamento de gás do congelador

Começa-se a notar que os alimentos da parte por baixo do congelador não congelam, pode ser falta de gás. Como todos os refrigeradores normais, o gás passa de cima para baixo. Se houver alguma fuga, a primeira coisa que vai acontecer é a placa que fica na parte de baixo para parar de congelar. No início, não se percebe muito. Mas com o tempo só o congelador vai congelar.

Neste caso, é necessário procurar um técnico. Só ele poderá mover o interior do frigorífico para saber onde está a fuga de gás.

5. O meu frigorífico Indesit não faz frio mas congela! E agora?

Quem trabalha na área de refrigeração sabe que esta é uma das queixas mais comuns dos proprietários de frigoríficos domésticos “frost-free”. Na verdade, este defeito é muito característico deste modelo. Existem várias formas de encontrá-lo e resolvê-lo, mas um componente que pode causar este problema é o amortecedor, que é uma peça mecânica ou electrónica responsável pelo controlo da temperatura do compartimento inferior do refrigerador livre de geada. Se o amortecedor não estiver a funcionar perfeitamente, o “ar gelado” do congelador não passa para baixo. Por isso, o frigorífico congelará por cima e não gelará por baixo.

O que fazer quando o frigorífico não faz frio?

Se verificou todos os pontos de que falámos neste artigo e ainda não conseguiu resolver o problema do seu frigorífico, poderá precisar da ajuda de um técnico especializado em reparação de frigoríficos.

Na Reparação Segura, dispomos de técnicos especializados que está pronta para ajudá-lo no arranjo de frigoríficos e combinados em apenas 48h, basta contactar-nos.

Somos uma rede de técnicos de reparação escolhidos e autorizados pelas melhores marcas de eletrodomésticos para o ajudar quando algo imprevisto acontece.

Para isso, basta contactar-nos clicando no banner abaixo. Teremos o prazer de ajudá-lo!